O Sporting acaba de eliminar o Paços de Ferreira na 2ª ronda da Taça de Portugal. Está concluído o primeiro terço da época. O jogo de hoje foi pobre. Jogo fraco, pouco público, péssima arbitragem - mais uma - Bruno Paixão... enfim, é o que se pôde arranjar para este final de Domingo. Estive ausente do blogue ao longo deste mês por motivos profissionais. Desejo voltar ao ritmo de posts que mantive ao longo do ano. Infelizmente, esta pausa acontece num período de altos e baixos do Sporting. Assim e resumidamente como é que eu vi o Sporting desde do jogo em casa com o Gent?
24 de Outubro - 1ª Liga: Sporting 1 Vs. Rio Ave 0 - O Rio Ave veio a Alvalade apenas com uma missão: travar o Sporting. E ia conseguindo-o, não fosse no final um remate surpresa de Abel, que arrancou a vitória a ferros. Um jogo com resultado merecido, com um Sporting a querer dar mostras de "engatar" nas vitórias.
31 de Outubro - 1ª Liga - Leiria 1 Vs. Sporting 2 - Um jogo bem conseguido do Sporting contra uma União de Leiria bem arrumada e sem complexos. Valdes foi o homem do jogo. Finalmente o chileno mostra os créditos que os mais pacientes têm defendido. O Sporting começa a aspirar aos lugares cimeiros da tabela e a cimentar cultura de vitória nesta época.
4 de Novembro - Liga Europa - Gent 3 Vs. Sporting 1 - descarrilamento. Paulo Sérgio tem aqui responsabilidades. O Sporting que vem de uma dinâmica de vitórias, entra em Gent anestesiado por uma estratégia de... aconteça o que acontecer o apuramento já não foge. E qual foi o resultado? Derrota e encaixe de uma má estratégia e gestão do jogo que podia facilmente ter sido favorável às nossas cores. Esta derrota, apesar de não mexer nos objectivos da Liga Europa vem assombrar de novo a credibilidade do plantel e a fiabilidade que vinha conquistando nos últimos jogos. Disse para mim que esta derrota não ia cair "em Saco Roto".
8 de Novembro - 1ª Liga - Sporting 2 Vs Guimarães 3 - e não é que perdemos outra vez. Jogo inacreditável. O Sporting faz talvez uma das melhores primeiras partes da época e faz a pior 2ª parte da época. Este foi daqueles jogos que me irritaram profundamente. O 2º lugar estava na mão, a estabilidade das vitórias na Liga parecia ter chegado para ficar e a equipa podia ganhar balanço para um segundo terço de época com mais fulgor, mais querer e com a vitória sempre na cabeça. Maniche foi, para mim, responsável em grande parte pela reviravolta no marcador a favor dos minhotos. Mas, não foi o único responsável. Paulo Sérgio geriu mal a 2ª parte. Mexeu tarde e quando mexeu foi em desespero e desestabilizadora. Ou seja, depois da derrota sofrida na Bélgica, era este o epílogo de 5 dias para esquecer e que provavelmente vão marcar negativamente a massa adepta que estava no bom caminho para dar mais calor e apoio a uma equipa que precisa urgentemente de ter a massa adepta do seu lado.
13 de Novembro - 1ª Liga - Académica 1 Vs. Sporting 2 - Não estava com muita fé neste jogo. A Académica está a jogar muito bem e nós tínhamos deitado por terra uma recuperação que estava a convencer os mais cépticos. Mas lá ganhámos em Coimbra, e bem e voltámos a recomeçar do zero. O líder leva 13 pontos de avanço e será o próximo adversário.
E hoje, cumprimos a nossa obrigação. Eliminámos o Paços, seguimos em frente numa prova que é para ganhar.
Os mais e os os menos deste primeiros terço de época:
Os Mais:
Hélder Postiga - está a provar que é um dos melhores pontas de lança portugueses. Parece ter chegado ao fim da travessia no deserto. Não só no campo, como fora dele, Hélder tem estado bem. Fisicamente forte, mentalmente determinado a cumprir as profecias que lhe indicavam o caminho de ser um dos melhores avançados nacionais.
Valdes - a adaptação a um clube novo, uma cidade, um país, novos métodos, outro ritmo competitivo, nunca é fácil. E torna-se ainda mais díficil, quando o clube em causa, com aspirações fortes, entra com o pé esquerdo na época. Mas aos poucos vai mostrando que é um jogador com classe e cheio de potencial. Vamos esperar por um outro patamar da competição e confirmar que esta aquisição ainda nos vai dar muitas alegrias.
Diogo Salomão - tinha dito aqui no início da época que este miúdo ia ser uma grande revelação. Mas, dentro de todo o seu potencial, acho que a gestão que está a ser feita da sua integração tem sido inteligente.
Menos:
Ismailov - não escondo que foi durante muito tempo o meu jogador preferido no plantel. Mas, tudo o que aconteceu nestes últimos meses desiludiu-me muito. A esta hora, o russo, já não conta para este campeonato. Infelizmente perdemos um jogador enorme.
Matias - não há meio de explodir. Promete, promete... mas não explode. Vai perdendo espaço de manobra no 11.
Paulo Sérgio - apoiei a sua contratação. É um treinador promissor e que tem um perfil para vingar num clube como o Sporting. Mas tem sido capaz do melhor e do pior. Não tem sido coerente nas suas escolhas e no modelo de jogo. Hoje voltou a mexer no xadrez e a equipa não correspondeu. Perdeu na Luz, num mau jogo. Tem o Porto agora em casa. Uma derrota pode encurtar as suas aspirações em Alvalade, vai colocá-lo no fio da navalha e obrigar a gerir em esforço uma época que dificilmente será de sonho e que facilmente se pode tornar num pesadelo maior do que a anterior.
Como balanço final, o primeiro terço da época foi um falhanço. O Sporting, que quis começar do zero, teve tempo suficiente - Paulo Sérgio foi contratado ainda em Abril - para dotar uma estratégia séria, vencedora e sobretudo competitiva. Bettencourt depois de uma época pesadelo tinha obrigatoriamente de forçar um inicio de uma nova época mais arrebatadora. Assim não aconteceu e pelo andar da carruagem, dificilmente o será. Costinha entregou-se ao silêncio e senta-se agora no banco ao lado de Paulo Sérgio. Para já, o saldo das expectativas para esta época 2010 - 2011 vai negativo. Como serão os 2 próximos terços? Mais do mesmo? Provavelmente diz a maioria. Ou vamos recuperar para 2 terços de sonho? No Sábado, depois do jogo, frente ao Porto, somos capaz de ter uma resposta. Até lá, façamos desta semana, uma semana de forte apoio e vamos encher Alvalade para que sintam os jogadores que o Sporting é o nosso grande Amor.
Sem comentários:
Enviar um comentário