segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Perder com o FC Porto...

...é sempre mau.
São os nossos principais adversários. Isto configurando as últimas 4 épocas.
Foram 3 pontos à vida.
Resultado que até se poderia aceitar não fosse o conjunto de incidências que marcaram o encontro antes, durante e até depois.

Estamos fragilizados, por motivos internos, como expliquei no anterior post, e por motivos externos. Se o Leão está ferido à que aproveitar.

E aproveitaram. Bem. A nomeação de Duarte Gomes é mais uma a entrar para o anedotário da arbitragem portuguesa.

Não houve muitos casos. Penalti é claro. Amarelo para o Polga correcto. Mas, o 1º amarelo do Polga é uma invenção digna do artista Duarte Gomes. O 1º amarelo do Veloso idem. A não expulsão do Raul Meireles é o golpe fatal. Ali, percebo que dificilmente o Sporting ganharia no Dragão. Em tudo o resto... Duarte Gomes foi igual à sua habitual linha de performances.

Mas, a estocada já tinha sido dada, antes do final da 1ªparte.
Revi o jogo a frio de forma a analisar melhor o que foram os 90 minutos no Dragão.

O Sporting, sem surpresas, entrou aos soluços. Na primeira perda de bola, lance para golo do Porto. O Polga não fez falta nenhuma sobre o Hulk, mas, o árbitro assistente logo se apressou em histericamente assinalar a falta.

Não há coicidencias.
Não sejamos inocentes.

Qual é o ponto mais frágil do Sporting? Defender bolas paradas. Aos 2 minutos, ainda com a pressão a fervilhar, livre à entrada da área e golo. O Polga... caros amigos, está na pior fase de sempre desde que chegou ao Sporting. É evidente a falta de ritmo, confiança e força física do jogador.

Aqui, lamentavelmente, o Paulo Bento errou. Tonel seria com certeza a melhor opção.
Depois, nos minutos seguintes, com dificuldade em recuperar do golo sofrido a frio o Sporting foi, para nossa surpresa, arrefecendo a cabeça e começou a pensar o jogo.

Alguns estavam preparados para arrasar o Paulo Bento e a equipa, com a esperança de que iríamos ser goleados... mas, nada disso aconteceu. As incidências do jogo foram de parte a parte equilibradas e o Sporting poderia ter empatado em 2 ou 3 lances. A cabeçada do Postiga ao poste foi um sinal claro disso mesmo.

O Porto, mercê do jogo que o Sporting impôs foi assobiado pelo seu público.
O Porto não fez mais nada a não ser apostar nas arrancadas do Hulk.
O Porto... este Porto... também não está bem.
Eu diria que o golo aos 2 minutos, fruto da nossa incompetência foi uma sorte enorme para o Porto.

Em tudo o resto, foi o que se esperava. 3 expulsões - contando com o Paulo bento - dualidade de critérios na amostragem de amarelos e...siga a dança, que o moço (Duarte Gomes) é de confiança.

No fim, uma vez mais, Paulo Bento veio dar voz ao que grande parte dos Sportinguistas sentiu. Uma vez mais o fez em defesa dos interesses do clube e arrisca-se a só voltar ao banco depois do jogo com o SLB.

Jesualdo... parecia o Ghandi do futebol português.

Estamos a 8 do Braga... 8 pontos à sexta jornada é pesado, mas recuperável. O que a equipa tem de acreditar é que continua a crescer e de jogo para jogo vai materializando no relvado melhor futebol. Longe do que todos desejamos, mas visivelmente melhor.

Uma palavra de apreço para todos os Sportinguistas que marcaram presença no Dragão. Estiveram em grande no apoio à equipa.
Em momentos do jogo, chegaram mesmo a ser os únicos que se ouviram.
É esse o espírito.

Quanto à minha ideia sobre a constituição da equipa... tinha alinhado com o Tonel de início, o Veloso na esquerda, o Moutinho a trinco, Djaló na esquerda do meio campo, Vuk na direita, Matias a 10, Liedson e... Caicedo. Porquê Caicedo? Marcação cerrada Homem a Homem ao Bruno Alves em todas as bolas paradas contra o Porto. E daqui tirem as ilações que quiserem...

Quinta feira contra o Hertha é urgente regressar às vitórias. De forma convincente... por favor.


Sem comentários: