quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sporting 5 - Gent - 1: Deixem-nos trabalhar!

3ª jornada - Grupo C - Liga Europa

Fase de grupos da Liga Europa, 3 jogos, 3 vitórias, 9 pontos e praticamente apuramento conseguido para os 16 avos de final. 5 a 1 frente aos belgas do Gent. 12 Golos Marcados. 2 sofridos. Aos quais podemos ainda juntar mais 6 golos marcados na fase de apuramento e 3 sofridos. Nesta época, na Liga Europa, somamos 6 vitórias e 1 derrota. São apenas dados estatísticos. Valem o que valem... mas na minha opinião valem alguma coisa. Mostram que esta equipa não é tão fraca como a pintam. Na Europa, o Sporting joga mais descomplexado. Nas competições caseiras... estamos mais "expostos" aos treinadores da treta que jogam com o Sporting com o princípio de o neutralizarem - "José Mota dixit" - de o irritar, impacientar e nunca com o propósito de lutarem pela vitória. Se ela acontecer é brinde e nunca objectivo cumprido.

Mas, tal como aconteceu com o jogo contra o Levski Sofia, onde também demos 5, não vamos embandeirar que tudo será mais fácil a partir daqui. Ainda é cedo. A equipa está a embalar, isso é certo. Julgo que Paulo Sérgio está mais "dentro" do Sporting, conhece melhor os jogadores que tem à disposição e está finalmente a acertar detalhes na montagem da equipa que vão dar muitos frutos ao longo da época. Honestamente, a abordagem a este jogo, para mim valeu por 2 detalhes: Hilldbrand na baliza - apesar da infelicidade no golo Belga - e novamente Postiga e Liedson juntos na frente, num momento em que todos perguntavam em tom malicioso, o que iria fazer Paulo Sérgio com Liedson.

Ora a resposta está dada. Mas terá que ser sustentada já no imediato. Ou seja, para mim, o 11 definitivo do Sporting não anda muito longe do apresentado hoje, onde apenas recuaria João Pereira para lateral direito - e que grande jogo fez hoje ele - para dar entrada a Vuckcevic e a saída de André Santos para a entrada de Pedro Mendes. Salomão pode segurar o lugar, Maniche vai alternar com Matias. Mas não andaremos longe desta realidade. Sendo que Ismailov é para já uma infeliz incógnita, que se for superada estará no lugar de Salomão, que será sempre um suplente de luxo em qualquer momento.

Sinto que o balão de pressão já esvaziou o suficiente para deixar respirar o plantel e a equipa técnica. Uma vitória séria, com golos e incontestável no próximo Domingo dará energia suficiente para que neste novo ciclo - após paragens para jogos de selecção - possamos dar um salto para os lugares da frente na liga. O Sporting tem de chegar ao Natal nos 3 primeiros lugares e pelo menos conquistar 3 a 6 pontos ao Líder. Se assim for, podemos partir para uma 2ª volta explosiva e aí... tudo é possível.

Nitidamente, avaliando o nosso plantel e a sua capacidade, acredito que rapidamente nos vamos colar aos lugares cimeiros e lutar pela redução de pontos que nos distanciam dos nossos principais adversários.

Para isso é fundamental que deixemos trabalhar Paulo Sérgio. Ele precisa de tempo, espaço e que fundamentalmente a "bancada" acredite nele. Precisamos de lhe dar apoio. Domingo será uma boa oportunidade. A equipa precisa de acreditar nela. Se Liedson engatar e Postiga mantiver o ritmo... se na baliza Hilldbrand pegar de estaca e recuperarmos rapidamente o Pedro Mendes, acreditem que, vamos ter Sporting e este mau arranque na Liga rapidamente será superado. Fazendo a ponte para o meu último post... Unidos Venceremos. Pensem positivo e acreditem. Nós podemos - e devemos - empurrar a equipa para um ciclo mais vitorioso. Este campeonato vai dar ainda muitas surpresas.

Para já... só interessa um único pensamento: ganhar no Domingo ao Rio Ave de Carlos Brito que virá com certeza a Alvalade apenas com o propósito de "neutralizar" o nosso Sporting.

Vamos para cima deles, sem piedade por favor.


Sem comentários: