domingo, 4 de julho de 2010

Era óbvio!

João Moutinho estará de malas aviadas para a cidade do Porto, onde, ao que tudo indica, irá vestir a camisola do FC Porto para as próximas 4 temporadas. Num negócio raro em Portugal, sendo mesmo o de maior volume de negócio realizado até à data entre clubes nacionais, o Sporting fará um encaixe total perto dos 14 Milhões de Euros no imediato e mais uma percentagem ainda não anunciada numa futura venda do jogador. O que se pode ler na imprensa desta manhã, é que o Sporting receberá de imediato 1o milhões de Euros, mais o passe de Nuno André Coelho, avaliado em 1 Milhão de Euros e ainda verá anulada a dívida em vigência sobre a restante percentagem do passe de Hélder Postiga.

Colocadas as premissas do negócio, só posso dizer que foi bem vendido. Actualmente, João Moutinho, não tem um valor próximo dos 22 Milhões de Euros, nem nada que se pareça. E nos dias que correm é uma venda interessante que proporciona ao clube um novo alento para contratar de forma cirúrgica mais 1 ou 2 jogadores que se encontram em fase de negociação.

João Moutinho, já o tinha escrito aqui na semana passada, desiludiu-me nas últimas 2 temporadas. Foi sempre um jogador que quis sempre ter - e demonstrar - que tinha um pé fora de Alvalade. E assim aconteceu. Dizem-me que este negócio já estava embalado desde o final da época passada e só não aconteceu porque realmente o Sporting não estava interessado na sua negociação atendendo ao facto de uma possível participação na Liga dos Campeões poder novamente valorizar o jovem médio. A época correu como todos sabemos. E a sua não convocatória para o Mundial 2010, cheirou sempre a... esturro. Não merecia, é certo ir à África do Sul, mas atendendo a algumas chamadas de Queiroz, a não convocatória de Moutinho deixou sempre uma incógnita no ar: porquê?

Leio na blogosfera muitos comentários sobre a traição de Moutinho. Não concordo nada com essa opinião. Moutinho queria sair do Sporting. E a partir do momento em que quer sair, o clube para onde vai é pouco relevante. O que importa é o que está antes dessa escolha E é aqui que Moutinho tem de ser criticado. Moutinho passou 2 épocas em sentido contrário com os objectivos do Sporting. Jogou muito pouco comparando com a época de Peseiro e a primeira época de Paulo Bento. A partir daí, foi sempre... a descer. Na última época escrevi por diversas vezes que Moutinho devia passar uma temporada no banco. Não compreendia como, jogando tão pouco tinha lugar "cativo" no 11 inicial.

Perante todas as peripécias decorridas... a sua saída não me deixará saudades nenhumas. Que seja feliz - menos contra o Sporting - no Dragão. Que se valorize e proporcione um futuro bom negócio. É assim que vejo este negócio. Ao Sporting não fará falta alguma e a terminar quero registar uma vez mais que... Costinha continua de semana para semana a merecer cada vez mais a minha admiração.

Sem comentários: