domingo, 27 de junho de 2010

Sinais de mudanças profundas.

Começam a surgir por estes dias, sinais claros, de que existem mudanças profundas na orientação do futebol profissional do Sporting. Uma delas merece um comentário: João Moutinho não será o capitão de equipa na época 2010/2011. Despromoção? Venda? Recusa? Na minha opinião, seja qual a razão, é uma medida sensata e que provoca um sentimento de que nada será como dantes.

Eu pertenço à massa adepta que acha que João Moutinho falhou como capitão. Faltou-lhe força, querer e sobre tudo carisma e convicção de um líder.

Entendi que o "fardo" de capitão de equipa foi por diversas vezes levado por Moutinho como um frete. Não questiono a sua personalidade e o seu profissionalismo. Mas, condenei, em vários momentos, a atitude passiva dele perante inúmeras situações internas e externas provocadas talvez pelo desejo de Moutinho querer dar o salto para outras paragens.

João Moutinho perdeu fulgor e garra nos 2 últimos anos. Por razões que não interessa especificar por serem do seu foro pessoal, teria sido mesmo melhor o Sporting ter vendido o jovem médio no momento em que o próprio queria - e disse-o publicamente - sair para outros campeonatos.

Ter um jogador com vontade de sair do seu clube é mau para o próprio, para o grupo e para o clube. Transformar esse jogador num capitão de equipa ainda faz ainda pior.

Provavelmente João irá sair, outro Capitão surgirá e provavelmente será a antítese do que foi o seu antecessor. Esta mudança, marca definitivamente uma viragem de ciclo no clube. João Moutinho sabe-o bem. Seja qual for o seu futuro, desejo-lho toda a sorte do mundo. Se ficar no Sporting, desafio-o a efectuar uma grande época. Deve-nos isso. Aguardemos.


Em nota de rodapé, registo que a cada dia que passa, Costinha tem conquistado o meu apreço. Dá-me ideia de que temos Homem.

2 comentários:

Unknown disse...

TRISTEZA TOTAL

o verdadeiro nuno markl revelado num email a um fã. DIVULGUEM, os amantes do humor em portugal merecem ver isso

http://overdadeironunomarkl.tumblr.com/

i disse...

João MONEYtinho, uma desilusão.