domingo, 27 de março de 2011

Novas Eleições: JÁ!


Quando pensávamos todos que não podíamos bater mais no fundo, eis que a madrugada deste Domingo nos trouxe miseravelmente mais uma cena que não se coaduna com a história deste clube centenário. Actos de violência como os que assistimos perto das 5 e meia da manhã deixam-me revoltado, por saber que meia dúzia conseguem manchar de forma vergonhosa, o bom nome do Sporting Clube de Portugal, dos seus atletas e dos seus sócios e adeptos. Partir para a violência apenas por que a "nossa" lista não ganhou é descer ao mais básicos instintos de quem é anti-democracia.


Não estão em causa a indignação e a revolta que milhares de Sportinguistas sentiram nesta noite negra - mais uma -na história recente do clube, por terem sido enganados, uma vez mais, por uma corja de jornaleiros que odeiam o Sporting. O que se passou esta madrugada é grave a todos os títulos.


1º) anunciar uma sondagem à boca das urnas ainda com as mesas de voto abertas é escandaloso. O jornal RECORD e o seu director DEVEM um PEDIDO de DESCULPAS à instituição Sporting Clube de Portugal. Não é o resultado da sondagem, mas sim a forma e o timming como foi publicada. Este acto, só fez deslocar a Alvalade ainda na hora e meia restante em que as mesas de voto estavam abertas, mais algumas centenas de associados, com mais de 10, 15 e 20 anos de sócio, logo, com mais votos, votarem noutras listas.


2º) depois das mesas de voto fechadas foram várias as notícias libertadas pelo jornal RECORD que na sua essência estavam erradas e que para os mais atentos iriam provocar um tumulto se as mesmas não fossem confirmadas. A partir daqui toda a noite foi uma bola de neve de informações, todas no sentido contrário ao que se estava realmente a passar na contagem dos votos.


3º) claramente, a falta de informação dada pelo Sporting sobre a forma como estava a decorrer o acto de contagem dos votos permitiu que todos os media alimentassem o seu trabalho com base em rumores. O Sporting e a organização do acto eleitoral, falhou em toda a linha, sabendo que no exterior as notícias iam em sentido contrário ao apurado nos votos iria permitir que se alinhassem as pessoas erradas para a festa/anuncio errado. Os apoiantes da lista A desmobilizaram-se. Os apoiantes da lista C acreditaram e mobilizaram-se. Tudo, sem que alguém com clarividência dentro daquela estrutura acreditasse que estavam alinhadas as condições para uma noite de má memória.


4º) Zero Dignidade por parte dos dirigentes e comissão eleitoral perante tudo o que se estava a passar. Um palanque medíocre, segurança fraca, informação nula... e os media a alimentar especulação, rumores e a vitoria de uma lista que afinal, acreditando no que diz o responsável pela contagem dos votos, nunca esteve em vias de ganhar.


5º) Em democracia, 1 voto é um voto. Por 1 voto se ganha. Por 1 voto se perde. Mas, perante tudo o que aconteceu nesta madrugada, o Presidente eleito está ferido de morte. Não há como pintar outro quadro. Perante todo o processo desastroso entre o fecho das urnas e o anúncio dos resultados, existe Zero legitimidade para o vencedor destas eleições. Há dúvidas, há factos mal explicados, há indignação, há revolta e sobretudo... há uma história na contagem dos votos que nunca será verdadeira para quem não esteve lá. Para grande parte do Universo Leonino, estas Eleições foram ganhas por conveniência, foram ganhas por batota e este facto - que transforma esta eleição numa nuvem negra na história do nosso Sporting - representa UMA VERGONHA PARA TODOS NÓS E PARA A LISTA VENCEDORA.


6º) No lugar de Godinho Lopes hoje teria já falado à Nação Leonina abdicando do resultado destas eleições e exigindo nova eleição, no mínimo com as 2 listas mais votadas. Chamem-lhe 2ª volta, chamem-lhe repetição, chamem-lhe o que quiser, mas se Godinho Lopes quer ser mesmo Presidente de todos os Sportinguistas, não pode permitir que a dúvida permaneça, que a sua vitória - por mais legítima que tenha sido - fique manchada por má gestão do clube no acto eleitoral, pelo amadorismo com que mais uma vez fomos brindados no lugar do tratamento sério que este acto eleitoral exigia.


7º) Fomos na madrugada de ontem achincalhados por jornalistas de todos os meios e manipulados por um responsável de um Jornal que nos Odeia e que não perdeu a oportunidade de largar napal num território escaldante como o que ontem presenciámos. Isto é claro de que há mais interessados na destruições da credibilidade deste clube do que interessados no seu reerguer. Tudo o que se passou ontem resume-se a uma palavra: V E R G O N H A. Ninguém sai ileso. Para bem do Sporting, para bem da Paz que o clube necessita, para recuperar a sua credibilidade e eleger um PRESIDENTE para todo o Universo Leonino, NOVAS ELEIÇÕES: JÁ!!!

1 comentário:

Gui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.