sábado, 26 de março de 2011

Quem é o menos Mau?

Começo por pedir desculpas, por não ter cumprido a promessa de, na passada terça feira, ter postado neste blogue quais as minhas impressões sobre os candidatos e qual o meu sentido de voto. Mas, depois de um debate deprimente a que assisti na noite de segunda feira, fiquei sem qualquer vontade de escrever o que quer que fosse, sobre os candidatos e sobretudo por não ter qualquer sentido de voto. Terminei a noite de segunda feira - após o debate na RTP N . convencido de que, todos juntos, os candidatos, não davam Um bom Presidente.

Da noite de segunda feira até hoje, pouco ou nada mudou na minha análise aos candidatos. E começo por escrever este post com uma certeza: o meu sentido de voto será sempre no candidato... menos mau. Não irei votar em branco. Vou a Alvalade para me responsabilizar por uma escolha. Entregarei o meu voto a um deles - direi qual adiante - com um propósito claro: acreditar que a sua vitória, fará menos mal ao Sporting do que a vitória de qualquer outro dos restantes candidatos.

As ideias que retive desta campanha eleitoral Leonina são, na sua maioria, fraturantes com a visão que corre pelo o universo Leonino. Na minha opinião, a quantidade de candidatos não deu qualidade ao debate de ideias, à apresentação de projectos, a elevação da linguagem e uma corrente clara para as opções de rumo para o futuro do Sporting Clube de Portugal. Esperava muito que a estas eleições, se chegassem "à frente" nomes que estão fora do circo do costume, valores que desconheço - mas que não serão muito difíceis de adivinhar - terão falado mais alto. Mas, é pena.

Sobre os que estão a votos hoje, algumas considerações.

Godinho Lopes - é, claramente, o testa de ferro da continuidade. O desperdício de tempo e forças afirmando o contrário, quebrou qualquer ideia contrária. Godinho Lopes, terá pensado que estas eleições eram favas contadas... mas o Sporting quer mudar. Mudar de vida, de rumo e de discurso. Todos os nomes agarrados a esta lista sabem que esta é a última oportunidade de terem um papel qualquer no Sporting. Mas, o cheiro a "esgoto" nesta lista é tão grande - não fosse esta lista preenchida por algumas das Ratazanas mais gordas que chafurdam em Alvalade à mais de uma década - que é impossível não dizer que, uma vitória de Godinho Lopes seria mais do mesmo. Pode haver boa vontade no candidato, mas, há outras vontades que movem outros interesses, que são nefastos para qualquer ilusão Leonina num futuro próximo. Quanto ao treinador, a ser verdade, Domingos Paciência é uma boa proposta, mas, como já escrevi antes, o futuro do futebol do Sporting no regresso às vitórias terá de passar por um treinador estrangeiro.

Bruno Carvalho - esforcei-me ao máximo para que esta candidatura agarrasse o meu voto, a minha paixão, a minha ilusão, mas a cada dia que passou, esta candidatura só conseguiu afastar-me. Há uma nuvem cinzenta à volta de Bruno Carvalho que não consegue desvanecer. Não acredito no fundo, não acredito nos seus promotores, na sua viabilidade e... sem este fundo Bruno Carvalho é um candidato frágil. Van Basten, foi dos jogadores que me fez vibrar naquela Holanda do fim dos anos 80 e início dos anos de 90. Mas como treinador, não seria a minha escolha no imediato. É dos 5 treinadores propostos, o mais fraco, na minha opinião.

Abrantes Mendes - entrou nestas eleições por pensar - legitimamente - que pior que os outros não era e para dizer de viva voz "eu sempre tive razão". Lírico e realista, tem, de todas as candidaturas, a mais opaca. Só que o Sporting, na minha opinião, precisa mais do que simples realismo. Precisa de uma pitada de ilusão e sonho para vender mais gameboxes. O realismo - principalmente o actual desanima. Acho, que se for outro o candidato o eleito que não o Godinho Lopes, deveria convidar para a direcção Abrantes Mendes. Por uma razão simples: este homem andou a pregar no deserto quase 15 anos... e com razão! Dunga, é a sua escolha para treinador. Mas, não acredito "neste" Dunga. Pelas entrevistas que li do homem recentemente, julgo querer no seu horizonte equipas com um orçamento de um outro calibre. Dunga parece-me apontado a outras ligas. Mas... um homem que prega 15 anos no deserto, pode fazer milagres.

Dias Ferreira - finalmente vai até ao fim com uma candidatura. O mais mediático dos candidatos, entra numa corrida para mudar o "fado" recente do Sporting. Inquestionável o seu Sportinguismo, mas, Paulo Futre foi... um tiro no pé. Com tantos, mas tantos sportinguistas que poderia ter recrutado para aquele lugar, Paulo Futre não foi a escolha mais lógica. Futre, teve uma boa escola: Atlético Madrid, mas com Futre o Atlético viveu no céu e no inferno. Há uma bipolaridade em Futre que me cria arrepios profundos... basta lembrar onde estava o Atlético Madrid quando Paulo Futre foi director desportivo. E os arrepios que me causa essa ideia... Frank Rijkaard é o outro lado da moeda. É dos 5 treinadores o meu preferido. O futebol das suas equipas é ofensivo e roça o espetacular muitas vezes. O seu currículo é suficiente para assumir que seria para já o treinador com mais currículo que alguma vez treinou o Sporting. Dias Ferreira tem na mão alguns núcleos importantes. A escolha do treinador é excelente, mas quanto pesará a escolha do vice para o futebol?

Pedro Baltasar - veio para estas eleições nitidamente com 2 objectivos: lutar contra a continuídade, encarnada por Godinho Lopes e contra o pré anunciado Messias e o seu fundo Russo, encarnado por Bruno Carvalho. E taxativamente conseguiu. Alguma dificuldade no início mas a dominar nos debates finais. É dos 5 o único que efectivamente tem dinheiro seu investido à séria. Foi o investidor privado principal do Sporting nos ultimos anos e terá sido suficientemente queimado pelo infortúnio e desbaratar de oportunidades em que o clube se enterrou. Mas, no plano de projecto futuro, pouca firmeza e objectividade. Uma linha presidencialista - num estilo João Rocha - é um pouco vago na realidade dos nossos dias. Mas, Zico foi uma boa opção. Tem ADN Leonino a correr nas suas veias. E tem um feitio que iria fazer as delícias dos sócios e... muita azia na imprensa. Com uma boa estrutura conseguiria colocar com poucos meios e baixo investimento esta equipa a jogar muito melhor. Contra Bruno Carvalho ou Godinho Lopes ganharia as eleições. Mas julgo que a votação de hoje será uma agradável surpresa.

E o meu voto vai para... Dias Ferreira. A sua história na defesa dos interesses do Sporting, o seu conhecimento profundo dos recantos escuros e obscuros pelos quais se movem os nossos principais rivais, as teias em que os homens dos apitos se penduram, a forma como alguns jornaleiros servem os donos, servirá com certeza absoluta para colocar de novo o Sporting num patamar de respeito que perdeu com as falinhas mansas dos últimos anos. O seu fundamentalismo pelo Sporting é merecedor do meu voto. A sua estratégia para o futebol no curto prazo é de longe a melhor entre os candidatos. Até Paulo Futre pode redimir-se com a sua história no Sporting. Não sei se Dias Ferreira tem neste momento a vitória na mão, mas tenho a certeza que a sua eleição é a mais incómoda para rivais, para alguma imprensa e para o "sistema" que, mais discreto, continua a ter um papel importante. Com Dias Ferreira termina o discurso do "Só podem existir 2 grandes em Portugal". Termina o achincalhamento a que temos sido expostos por quem nos quer ver na tal "belenização". Com Dias Ferreira, acredito que de uma vez por todas, as ratazanas que movimentaram na penumbra de Alvalade serão exterminadas. Acredito que, com Dias Ferreira a paixão regresse e Alvalade volte a ser uma arena de Leões famintos e ensurdecedores. Com Dias Ferreira teremos finalmente alteração nos estatutos e algumas medidas discutidas no congresso aplicadas a curto prazo. Com Dias Ferreira, todos terão muito mais para dizer, é certo, mas terão muito mais a temer. Será o homem certo? Isso não posso garantir. Mas que entre estes candidatos é o menos Mau... disso não tenho muitas dúvidas.

A terminar, deixo a sugestão a Dias Ferreira, caso seja eleito: convidar Pedro Baltazar e Abrantes Mendes para formar equipa não seria uma má ideia. Qualquer um deles teria muito a acrescentar em áreas como as Finanças e Fundos (Baltazar); Sócios e Ecletismo (Mendes).

1 comentário:

i disse...

Volte a escrever, gostava de saber a sua opinião acerca do trabalho desenvolvido até aqui pela nova direcção e das contratações do nosso Sporting.