domingo, 18 de abril de 2010

Benfica 2 - Sporting 0 - A força das circunstâncias.



Liga Sagres - 26ª Jornada

Quero começar por pedir desculpa pelo atraso nesta crónica, mas, motivos de força maior têm me impedido de actualizar o blogue com a frequência habitual. A situação ainda durará nesta semana, mas julgo que a partir do próximo fim de semana voltarei a postar de forma regular e praticamente diária. Ainda mais quando estão para sair uma mão cheia de novidades sobre o futuro do Sporting e sobre a preparação da próxima época.

Mas, não queria deixar passar em claro mais uma jornada da Liga Pesadelo Sporting 2009 / 2010. Ainda por cima com os nossos rivais, sob pena de ouvir comentários do género "então? Não comentas o jogo da tua equipa nesta jornada?"

Não tenho problemas desses. Futebol é um jogo. Umas vezes perde-se, muitas vezes ganha-se. E não tenho problemas quando a minha equipa - infelizmente - perde. Não tive em momentos mais difíceis como as goleadas sofridas frente ao FCP e SLB para as Taças, ia ter agora neste jogo?

Bom, mas indo direito ao assunto... perdemos frente ao Benfica. Confesso que esperava ver a equipa fazer uma gracinha no estádio da luz, mas a força das circunstâncias assim o impediram. E que circunstâncias são essas? Simples. A de fazer cumprir um decreto que faz do Benfica Campeão este ano, seja a que preço for. Merecem-no? Futebolisticamente falando sim. São evidentemente a melhor equipa a jogar na Liga. Mas, por isso mesmo, não necessitavam, de recorrer, ou receber, expedientes manhosos para garantir as suas vitórias. Cheira a esturro. Disfarçado pela mais valia futebolistica, mas cheira.

Onde? Nos critérios de escolha de árbitros para os seus jogos fulcrais esta época e pelas decisões cirúrgicas que lhe têm valido o "extra" para não dar qualquer chance a que o decreto não se cumpra.

Estava escrito que o SLB tinha de ser campeão esta época. Todo o universo que gira à volta do futebol o assumiu desde o dia 1 da época 2009 / 2010 e assim se cumpre até à jornada que se disputa neste momento - a 26ª.

Mas, sobre o jogo, existem algumas considerações. E quero deixar claro, que desde muito cedo escrevi aqui que Carlos Carvalhal não era na minha visão o treinador indicado para iniciar um novo ciclo de Sporting. Também já expliquei por diversas vezes o porquê dessa minha opinião, que se resume, à falta de carisma que Carvalhal reúne na sua personalidade, à falta de visão e sensibilidade para "ler" o jogo e alterar na medida certa. Veja-se a diferença com que o SLB entrou para a 2ª parte e o tempo que Carvalhal demorou a reagir - o que nos custou 2 golos.

Carvalhal montou uma estratégia pelo seguro na ida à luz, quando deveria ter sim montado uma estratégia claramente ofensiva e pronta a chatear à séria Jorge Jesus, que sabia ter naquele jogo algumas fragilidades defensivas - que foram evidentes nos primeiros 25 minutos e da quais não aproveitamos... nada.

Não compreendo a embirração de Carvalhal com Vuk e Matias. Como é possível apostar em 7 jogadores defensivos mais o guarda redes?

Rui Patrício, Grimmi, Tonel, Carriço, Abel, Pedro Mendes, Miguel Veloso e João Pereira. 8 jogadores com perfil defensivo. 8!!! Sobram, João Moutinho, Yannick, Liedson. Agora, expliquem-me como seria possível ir à Luz "dar baile" às galinhas?

Ao ver o 11 do Sporting era evidente esperar que só com muita sorte poderíamos sair da Luz com a vitória. E esta abordagem ao jogo é o espelho claro de um treinado que não tem uma visão clara sobre o que é o Sporting.

Cheguei a ficar assustado na fase em que a bancada de Alvalade começou a "apaixonar-se" pelo actual treinador. Não queria acreditar que por ter vencido 3 ou 4 jogos de forma categórica que era logo curriculum para se afirmar como treinador de futuro em Alvalade. A eliminação com o Atlético e a derrota na Madeira abalaram esse propósito, e agora em definitivo, já todos perceberam que... afinal, não dá mesmo.

Ressalvo no entanto que, entendo o jogo com o Atlético de Madrid em Alvalade, como um ponto de viragem - provocado ou não - nas aspirações de Carvalhal no Sporting. Mas, ponto encerrado. Haja lucidez para contratar "O" treinador que realmente necessitamos para partir com segurança e determinação rumo à próxima época e à conquista do título.

Ainda sobre o jogo... relembro que uma arbitragem até razoavelmente conseguida foi descaradamente criteriosa na avaliação de lances. Não expulsando Luisão quando o devia claramente tê-lo feito, João Ferreira - claro! - assumiu que neste jogo havia carta branca para entradas como aquela. Critérios dizem uns. Sim, concordo.Mas num só sentido e côr. Fosse aquela entrada efectuada nas mesmas circunstâncias por João Pereira a Aimar ou Di Maria e o vermelho naquela altura era certinho - o resultado ainda se encontrava num teimosos 0-0.

Posto isto, acaba por aqui a nossa época. Agora é gerir a forma dos seleccionaveis para o Mundial e colocar já no mercado os nomes que neste momento não nos interessa manter para a próxima época.

O SLB segue na sua senda vitoriosa e depois da vitória na passada terça feira já começou o foguetório e os discursos inflamados que soam já a campeão.

Se o forem, apesar de tudo, será meritório. Não tenho nenhuma doença que me leve a negá-lo. Mas continuo a dizer que seria delicioso o perderem para o... Braga. Aliás, tenho o desejo de que seria lindo perderem os 2 últimos jogos da LIGA. Seria mais... como é que eu hei-de explicar... saboroso?!

Sem comentários: