domingo, 25 de abril de 2010

Paulo Sérgio - Os prós e contras desta contratação.

Olá a todos. De regresso à normalidade depois de uns 15 dias violentos no meu universo profissional. Finalmente com tempo e também com vontade de regressar às minhas reflexões dia a dia sobre os destinos do clube do meu coração.

A semana do Sporting fica marcada pelo anuncio da contratação do novo treinador, através de um comunicado à CMVM da SAD Leonina. Paulo Sérgio foi o escolhido. Depois do anuncio, veio uma semana carregada de opiniões, comentários, discussões que acompanhei na diagonal, nos escassos minutos que tive livres esta semana.

Fico com a sensação que o Universo Leonino não esperava esta contratação. Uma larga maioria de Sportinguistas olha de forma muito desconfiada para esta contratação. Esperava-se outros nomes, provavelmente de uma outra grandeza. O descrédito nesta contratação tem proporcionado um desinteresse grande neste momento pelo futuro da nossa equipa.

No passado fim de semana já circulava em alguns meios que estava prestes a ser anunciado o novo treinador e que o mesmo seria português. Com estes rumores, percebo que Paul Le Guen estava fora de hipóteses. Compreensível, uma vez que com a ida deste ao Mundial, a próxima época estaria à partida condicionada pelo inicio tardio da preparação com o treinador francês. Sendo um treinador português, o meu desejo recaía em 2 nomes - Domingos Paciência ou... Paulo Sérgio. Aliás, ainda em Fevereiro o coloquei na sondagem efectuada aqui no blogue, na perspectiva de ver como reagiriam os sportinguistas a este nome.

Domingos Paciência seria a escolha óbvia no momento dado o brilhantismo da época que está a concretizar à frente do Braga. Mas, com a Liga dos Campeões cada vez mais perto do Braga, dificilmente Domingos a trocaria por um Sporting confinado à Liga Europa. Dito isto restava... Paulo Sérgio nas minhas opções favoritas. E confirmou-se no final da passada Segunda feira.

É uma excelente contratação. Acreditem ou não, Paulo Sério é um homem com fibra e com personalidade de um líder. Para além disso, é dos poucos treinadores verdadeiramente ofensivos em Portugal. É um treinador com 42 anos e com um percurso em ascensão. Traz o Olhanense para a 2ª Liga, Leva o Paços de Ferreira a uma Final da Taça de Portugal, pega num Vitória de Guimarães em queda livre no primeiro terço desta época e puxa-o para um honroso 5º lugar, sem perder a sua matriz táctica ofensiva onde aplica um voraz sistema de ataque que oscila entre o 4x4x2 clássico e o 4x3x3. A perder, a empatar ou a ganhar, as suas equipa nunca baixam no terreno e têm sempre como objectivo o golo. Podemos ver as suas equipas sempre com um futebol objectivo, rápido e sempre de 1 ou 2 toques na bola. Tem uma forte apetência para entregar a um médio criativo a manobra de construção ofensiva. Nuno Assis no Guimarães tem desempenhado esse papel com uma excelência que só pode ser premiada com uma ida à selecção no Mundial de África.

Vi Paulo Sérgio jogar este ano em Alvalade com o Guimarães que em 20 minutos encaixou 3 golos, mas nem por isso a equipa da cidade berço deixou de jogar o seu futebol acabando a partida numa espécie de 4x2x4 que mostrou a fibra deste treinador.

Haverá muito ainda para falar sobre Paulo Sérgio Bento (desejo melhor sorte ao último que por lá passou) mas importa registar aqui os prós e contras desta contratação.

Nos prós - treinador jovem, em ascensão permanente na sua carreira, conhecedor da realidade Leonina e da Liga Portuguesa, com uma visão do futebol moderna e ambiciosa, discurso sereno e consistente, líder incontestável nos balneários e sem querelas pessoais com o universo futebolístico. É um treinador que não usa desculpas exógenas para justificar fracassos e isso diz muito de um homem.

Nos contras - zero experiência a nível europeu, pouco conhecimento do mercado, alguma honestidade intelectual que lhe poderá ser nefasta na lide com a comunicação social e por fim... algum descrédito que neste momento existe em relação a si na bancada leonina, mas que tem nas suas mãos a claríssima oportunidade de depois de 9 de Maio, mostrar que pode conquistar o afecto e carinho da mesma bancada.

Tem fibra de campeão? Só o tempo o dirá, mas tenho a sensação de que este homem pode mudar a maré no Sporting. Faltam agora 2 jornadas para o fim deste calvário. O Sporting acaba de empatar em... Leiria 1-1, num jogo que poderia ter ganho por 3, 4 ou 5... mas estamos condenados a amargar com esta época pesadelo até ao fim.

Quanto a Paulo Sérgio, bem vindo. É o meu treinador e terá daqui em diante o meu apoio incondicional. É tempo de unir e lutar contra tudo e contra todos.

1 comentário:

Mario disse...

Acho uma boa escolha.Tem que ter sossego para trabalhar,pois a comunicaçao social como sempre vai arranjar defeitos por ter vindo para o sporting.Vamos apoia-lo e esperar que uma vez por todas a direçao do sporting apoia e blinda o seu treinador aos ataques exteriores.VIVA O SPORTING! Mario Setubal