quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Brondby 0 - Spoting 3: Pragmatismo, Realismo e Eficácia.

O Sporting carimbou ontem a presença na fase de grupos da Liga Europa. 3 golos sem resposta na Dinamarca que deixaram muitos abutres - que se preparavam hoje para um belo repasto - atónitos e de estômago embrulhado. Regressei de férias e que melhor prenda do que esta eliminatória com reviravolta de que muitos poucos acreditavam ser possível.

Fui lendo e ouvindo muitos comentários nestes últimos 15 dias, a maioria dos quais tem como único objectivo provocar a discórdia e a descrença no seio Leonino. Alguns também tentam fazer esquecer o início de época dos galináceos e dos seus franguitos... e vai de dar "porrada" em tudo o que mexe em Alvalade.

Nada de novo pela blogosfera, pela imprensa, TV e Rádio.

Hoje, ao seguir o jogo através da SIC sou confrontado com comentários de um jornalista que supostamente devia narrar o jogo - coisa que pouco fez optando por efectuar considerações que julgo ultrapassarem a sua área de competência - pois a seu lado, sim, estava um comentador profissional que tentou sempre emendar as considerações do tal jornalista/ narrador.

Senti, que muitos sectores desejavam a eliminação do Sporting, para que houvesse nos próximos dias longas dissertações sobre as supostas apostas do Sporting para esta época em toda a extensão do futebol profissional. Para comprovar isso mesmo, o tal jornalista/ narrador da SIC que acompanhava o jogo aos 20 minutos tem esta tirada - "enfim... é o plantel que o Sporting tem" - com uma expressão na voz de coitadinhos, tirada esta que exemplifica bem a perda de vergonha e o desrespeito com que se trata o Sporting por essas redacções e que pulula de boca em boca para fugir à análise óbvia que devia estar a ser feita aos campeões nacionais e a qual muitos poucos têm tomates para a fazer seriamente. Mas sobre o Sporting... tudo é permitido, até mesmo os comentários gratuitos de um jornalista a quem é obrigado o termo isenção, missão hoje penosamente cumprida, pois a história do jogo saiu completamente ao contrário das ideias pré-definidas pelo jornalista. Valeu a frieza e a visão mais isenta de João Rosado, comentador de serviço nesta transmissão.

Quero com isto dizer que, uma vez mais estamos a deixar que nos façam o bombo da festa, independentemente do número de frangos que o guarda redes 8,5 Milhões de euros do campeão nacional dá.

E o que me deixa ainda mais chateado é que parte da massa adepta do meu clube, vai no jogo destas "agendas" jornalisticas que apenas nos querem deitar abaixo ainda antes sequer das competições entrarem no seu ritmo mais sério. Aos campeões nacionais, leio e oiço, com toda a naturalidade que esta crise de resultados é perfeitamente natural - 4 derrotas consecutivas??? - e que dentro de 1 mês, mais coisa menos coisa, a galinhagem vai estar a jogar em todo o seu esplendor. Sim, até pode ser verdade, mas... querem sangue em Alvalade, e falarem de margem zero, colocarem Paulo Sérgio constantemente à prova, tecer considerações sobre aquisições que só jogaram minutos, escrutinar ao milímetro todas as opções de Costinha e Bettencourt em 4 semanas... isso é demonstração clara de 2 pesos e 2 medidas na forma como são tratados os 2 históricos de Lisboa.

Como dizia, grande parte do Universo Leonino, vai nesta cantiga e vêm para fóruns e blogosfera, realizar o golpe final no ânimo, na tranquilidade e no sossego que deveria imperar nesta fase inicial no coração do futebol profissional do nosso clube.

Não entendo, mas essa parece ser a fatídica condição leonina: sempre que pode, não dispensa um bom tiro no pé. Não escondo que a equipa pôs-se a jeito. Derrota em Paços de Ferreira e nova derrota em casa com o Brondby colocaram a bancada à beira de um ataque de nervos, mas ainda é cedo para fazer correr sangue. Estamos a iniciar um novo ciclo e temos um preço a pagar. Paulo Sérgio ainda precisa de mais alguns jogos para cimentar a matriz que deseja para o Sporting e que desejamos todos ser vitoriosa e dignificante para a história desta época.

Fora estes apartes, o jogo de hoje foi exemplo para o espírito que temos de vestir esta época. Imune à crítica, pragmatismo na abordagem e condução do jogo, realismo nos momentos chave e eficazes - hoje fomos! Mas chamo a atenção para o seguinte: entrámos em campo com 10 jogadores portugueses - 2 dos quais naturalizados: Evaldo e Liedson - e apenas Vukcevic como estrangeiro. Ora... este detalhe diz muito pouco à escumalha que se refugia no dizer mal do Sporting para apaziguar as dores e a vergonha que sentem nas últimas 3 semanas do clube do seu coração. Mas para mim é importante pois o projecto de um Sporting com identidade nacional continua vivo e merece todo o respeito de todos os que fazem das análises do futebol modo de conseguir pão para a mesa.

Não foi uma exibição brilhante, e a espaços reinou um pouco uma certa anarquia táctica, mas valeu pelo empenho e pelo acreditar que era possível. Ser eliminado pelo Brondby marcaria já o tom para a época em Alvalade e entraria já na agenda mais sangue para escorrer em Alvalade - ainda há? - mas, ao contrário, será que esta reviravolta que muitos julgavam impossível, marca o click que Paulo Sérgio e equipa precisavam para dar gás ao nosso futebol em busca de vitórias? Será que os abutres, vão agora dar descanso à estrutura? As respostas só podem ser dadas pelo próprio Paulo Sérgio e jogadores e desejo que seja uma resposta à altura dos bons pergaminhos do clube.

2ª feira vamos à Figueira da foz e segue-se depois uma pausa nas competições, depois da qual começará a doer cada jogo para cada competição em que estivermos envolvidos. Até lá, por favor apoiem a equipa, o treinador e o director desportivo. Precisamos de estar unidos e refutar sempre todos aqueles que nos querem fragilizados. O Sporting somos nós.

Venha lá o sorteio da Liga Europa.

Sem comentários: