terça-feira, 31 de agosto de 2010

Naval 1 - Sporting 3 - Vamos com calma...


Jogo da 3ª Jornada da Liga Zon Sagres

... a equipa ainda está em construção. Não precisamos já de colocar no alto todas as nossas melhores expectativas por marcarmos 3 golos em 2 jogos consecutivos. Hoje, o jogo na Figueira da Foz tinha algumas interrogações: seria o Sporting capaz de dar consistência ao seu futebol depois do jogo na Dinamarca? Como estariam os índices físicos? Que tipo de concentração e determinação levariam os jogadores para dentro de campo num jogo muito menos aliciante do que o disputado na passada quinta feira? E a Naval? Jogando como jogou contra o FC Porto seria uma equipa fácil de levar de vencida?

As respostas foram dadas de forma tranquila, tornando o jogo mais fácil para as nossas cores do que seria suposto. 3 golos, outra vez deixam-me mais sereno na observação que faço para o futuro da equipa e hoje pude finalmente tirar algumas notas mais sérias sobre aspectos das dinâmicas do jogo do Sporting e também sobre a evolução de alguns jogadores.

O Sporting entrou em campo respeitando o adversário e não impelido a ir "à fonte com demasiada sede". Ou seja, entrou sabendo que iria ser um jogo de
paciência e algumas cautelas, pois a Naval já tinha dado mostras de ser uma equipa que gosta de jogar no contra ataque e com alguns automatismos, que só não derrotaram o FC Porto por manifesta infelicidade.

Paulo Sérgio, colocou em campo uma equipa desenhada - na minha opinião - num 4x2x3x1, linha defensiva com
Evaldo, Nuno André Coelho, Daniel Carriço e Abel, André Santos com missão defensiva e Maniche um pouco mais na frente com missão de lançar o jogo ofensivo. Depois um tridente com Valdez na direita, Yannick na esquerda com tendência a entrar dentro da área em diagonais e Matias na sua posição natural. Liedson como elemento mais adiantado da equipa.

Este desenho táctico permite à equipa mais
consistência defensiva e ao mesmo tempo, com os jogadores certos, uma maior agressividade atacante e não estarei errado se disser que muito provavelmente será este desenho aquele que irá prevalecer nos jogos fora de Alvalade. Em Alvalade a conversa será outra... na maioria dos casos. Parece-me uma atitude consciente de Paulo Sérgio e para já em 2 jogos fora... a coisa resultou.

Este jogo deu para ver um
Sporting mais confiante nas suas capacidades e com paciência, controlando o jogo, investindo na posse de bola - cada vez mais cuidada - e manter sangue frio na hora de atacar a baliza adversária. São bons sintomas e que podem dar tranquilidade e qualidade ao futebol do Sporting.

Confesso que o jogo também nos correu de feição. O 1º golo sai de um fora de jogo claro de
Liedson, que permite na sequência da jogada o desfecho simples do próprio Liedson. O 2º golo é um penalti claro que normalmente os árbitros não marcam ao Liedson e o 3º golo é uma oferta escandalosa da defesa do Naval que Yannick aproveitou muito bem. 3 golos felizes que poderiam ter a companhia de mais 2 ou 3 golos não fossem abordadas as oportunidades da forma displicente que foram. Da equipa Naval... só posso dizer que felizmente estiveram a anos luz do futebol que praticaram contra o FC Porto.

Elmano Santos foi, como é seu apanágio, um árbitro chatinho, com muitas faltas assinaladas por tudo e por nada, 1 amarelo ao André Santo que não compreendi e amarelo para Maniche e Rui Patrício por... conduta de anti-jogo, demorando ambos na marcação de uma falta e de 1 pontapé de baliza. Quero ver este árbitro em Alvalade, num daqueles jogos chatinhos, onde os adversários passam o tempo a queimar tempo. Quero ver quantos amarelos vai ele mostrar. Fica o registo.

Sobre os jogadores Leoninos aqui vão as minhas impressões:

Rui Patrício - Noite calma, sem culpas no golo da Naval, seguro entre e fora dos postes e para já a confirmar correcta a escolha de Paulo Sérgio. Continuo a dizer que 1 ano de empréstimo não lhe fazia mal, mas com o empréstimo do Sérvio, duvido que Rui perca este ano a titularidade. Assim sendo espero que faça para já a melhor época das 3 que já leva como sénior.

Evaldo - Sou fã deste lateral esquerdo. Reafirmo que é um dos melhores a actuar em Portugal. Mas, dos jogos que eu já vi do Sporting este ano, ainda não o vi na sua melhor forma. Falta-lhe a objectividade que demonstrava no Braga, principalmente a atacar. Mas acho que vai chegar lá.

Nuno André Coelho - Tirando o lance que dá o golo da Naval onde virou as costas ao remate perdendo noção de onde estava a bola, tudo o que vi este miúdo fazer, foi bem feito. É ma grande aquisição e uma valorização extra ao negócio Moutinho. Julgo que rapidamente, entre Sporting e FC Porto, vai saber-se quem saiu a ganhar com o negócio.

Daniel Carriço - está determinado em fazer uma grande época e em afirmar-se como capitão da equipa. Forma com o Nuno uma dupla "fresca" e que pode a médio prazo ser a dupla de centrais da selecção nacional. Vamos acreditar que sim. Para já, merece a minha confiança.

Abel - pouco a dizer. Não comprometeu, mas o seu sentido de posicionamento e a falta de qualidade nos cruzamento para a área adversária continuam a mostrar que não é jogador para um Sporting que se quer competitivo. Voltará a perder a titularidade para João Pereira na próxima jornada.

André Santos - Tem feito esquecer Pedro Mendes, cumprindo com as tarefas que lhe são atribuídas. Parece-me um jogador com futuro e com um Adrien mais maduro pode formar um a dupla e trincos tecnicamente evoluída, enérgica e segura. É preciso ter presente que quer Maniche, quer Pedro Mendes fazem mais 2 épocas no máximo. Por isso preparar o futuro é importante.

Maniche - Com menos 2 anos seria de uma utilidade estrondosa no Sporting. Actualmente aplica toda a sua experiência ao serviço da posse de bola, dos passes de ruptura e de músculo e alguma dureza no meio campo leonino. No entanto julgo que a sua utilização ao longo da época terá oscilações e não terá pernas para o ritmo que o Inverno vai exigir ao plantel. Ainda assim, será muito bem secundado por Zapater.

Valdés - É um jogador em crescimento no 11 leonino. Hoje já deu mais ar da sua graça. Já pega na bola, provoca desiquilibrios, vai no 1 para 1, boa qualidade de passe e criativo. Teve uma jogada daquelas que ficam na retina quando numa diagonal diabólica passou pela defesa da Naval e rematou forte ainda que sem a direcção correcta. Este Valdés, não engana e será uma agradável surpresa nesta liga. Falta-lhe no entanto poder de arranque e velocidade. Precisa de trabalhar mais estes 2 aspectos.

Matias - Agora sim, vai assumindo o seu natural papel de 10. Marca penaltis muito bem, marca cantos, joga nas costas do ponta de lança e a espaços vai mostrando as suas qualidades técnicas. Acho no entanto que ainda não está no melhor da sua forma física. Falta força e clareza em v
várias situações de jogo. Mas é de apostar nele.

Yannick - Mais 1 golo, cheio de oportunidade. A jogar continuadamente parece render mais, mas tantos passes falhados, recepções de bola mas executadas e alguns disparates na resolução de jogadas para golo irritam-me e creio que a titularidade está a prazo.

Liedson - Andava a prometer golos e hoje matou o borrego. Parece determinado em fazer uma boa época e deveras mais inspirada que as 2 anteriores, o que a ser um facto real é meio caminho andado para o sucesso. Está a adquirir uma forma física excelente com a qual dará com certeza melhor confiança na hora de atacar a baliza.

João Pereira - entro para dizer a Abel que não vale a pena ter ilusões. O lugar é dele.

Zapater - Fará dupla com Pedro Mendes a trinco com missão mais ofensiva e... acreditem que este jogador será a chave do sucesso. E a minha aposta para este ano.

Saleiro - entrou para perder2 oportunidades claras de golo. O que lhe valeu é que o resultado estava feito, caso contrário, estaria agora em maus lençóis. A prenda que Yannick lhe ofereceu... era para golo certo.

O Sporting venceu sem mácula, controlando o jogo desde o apito inicial e demonstra estar agora mais crente nas suas capacidades. Esta paragem vai ajudar Paulo Sérgio na evolução dos automatismos - e já se vê algum trabalho de Paulo Sérgio nesta aspecto - e melhorar a condição física de forma a encararmos Setembro e Outubro com todos os índices competitivos perto do máximo.

Este foi o 4º jogo que vi esta época e posso avançar com a minha preferência para 11 base. Aqui vai e no sistema de 4x2x3x1.

Rui Patrício,
Evaldo, Nuno André, Daniel Carriço, João Pereira, Pedro Mendes, Zapater, Vuckcevic, Matias e Ismailov e Liedson.

Será assim na realidade? Estou positivamente expectante para os próximos jogos.


Sem comentários: