quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dizem que é uma espécie de Balanço...

... da pré-época 2010 / 2011. Já aqui confessei que este ano, por motivos profissionais não acompanhei o desenvolvimento da pré-época do Sporting com a atenção que gosto de dedicar ao clube. Na última semana e meia deu para colocar a informação em dia e sobretudo deu para ver parcialmente o jogo que o Sporting efectuou na Dinamarca na 1ª mão da eliminatória UEFA CUP.

Da breve análise que posso fazer, tenho alguns apontamentos que quero partilhar sobre este novo Sporting. E é para já de um novo Sporting de que estamos a falar. Ao contrário da época passada, onde começamos com uma estratégia requentada e pouco consistente, este ano, tudo - ou quase tudo -mudou no nosso clube.

Começo por salientar a importância que Costinha vai ganhando dia após dia. Parece-me cada vez mais a pessoa certa no lugar certo - algo que não costuma abundar nas mais recentes estruturas do Sporting - e para ver já uma mão cheia de galináceos a tecerem considerações pouco abonatórias a favor dele, só quer dizer uma coisa: está a desempenhar um bom trabalho. Fala quando deve falar, comenta apenas sobre assuntos que estão confirmados e tem tido até agora uma linha séria, discreta e acutilante na sua acção sobre os assuntos ligados ao futebol profissional do Sporting.

Paulo Sérgio, vai urdindo o novo futebol do Sporting e parece-me para já que conseguiu ultrapassar o futebolzinho da última época, saltando para um estágio que nos oferece para já uma equipa mais determinada, objectiva e disposta a praticar um futebol atacante, objectivo e sem "rococós". Parece-me que há ideias e matéria prima para que Alvalade viva grandes noites nesta nova época.

Quanto às saídas do plantel, para mim são lógicas. Moutinho pelas razões que já aqui escrevi e Miguel Veloso, pelo facto de acreditar que o desejo do jogador era esse. Na minha opinião falta ainda resolver 2 assuntos: Yannick e Rui Patrício. São 2 jogadores que devem ser encaminhados para outros mercados.

Para as entradas, reservo para mais tarde opiniões. No entanto Jaime Valdés não engana, é jogador. Evaldo - melhor lateral esquerdo português de raiz. Maniche - tem oportunidade de acabar a carreira em grande e vai ajudar o Sporting. Diogo Salomão - Uuiiii. Do que vi... dentro de 2 anos será um grande jogador. Estas são impressões ainda muito a quente. No entanto a manutenção de Vuk, Matias e Ismailov são para mim boas medidas.

Depois há o caso Stojckovic. Não gosto dele. Era bom o Sporting encontrar uma solução definitiva. Ou bem que lhe entrega a titularidade na equipa de uma vez por todas ou é melhor simplesmente libertá-lo de vez. Novamente, manter o jogador num limbo, não será bom para o clube e para a saúde do plantel. Será um teste às capacidades de Costinha e Paulo Sérgio na gestão do plantel.

Nesta quinta feira jogaremos a 2ª mão desta eliminatória da UEFA CUP e era bom o Sporting oferecer aos sócios uma exibição de gala e golos. É fundamental que a equipa comece por conquistar a massa adepta e os faça acreditar. O sucesso do clube começa e acaba na equipa, mas também passa grande parte pela massa adepta. Nós somos "o adubo" das vitórias.

Vou partir para mais um trabalho que exige total concentração da minha parte e regresso na semana que antecede o início da liga. Até lá espero que corra tudo pelo melhor ao nosso Sporting e que este seja um ano em tudo melhor que o dos últimos anos.

Saudações Leoninas.

Sem comentários: