terça-feira, 21 de setembro de 2010

Benfica 2 - Sporting 0 - Equipa "A"? Só se for de Anjinhos!

Jogo da 5ª Jornada da Liga Zon Sagres

Foram precisas quase 24 horas e uma revisāo do jogo - sim, sou masoquista no que concerne ao futebol - para poder elaborar este post. E posso resumir o meu actual sentimento numa frase: merecemos esta derrota!

Ia-mos à Luz com a hipótese de enterrar praticamente todas as esperanças do Benfica revalidar o título e lançar em definitivo a confusão e o desespero nas hostes do actual Campeão nacional. Escrevi horas antes da partida, que o Sporting ia á Luz numa situação menos problemática que a do seu adversário. Logo, com tudo para entrarmos em campo de cabeça fria e apenas com um objectivo na mente: marcar golos, enervar o adversário e sair do jogo sem uma derrota.

Ora... foi precisamente uma derrota que carregámos à saída da Luz e de forma inequivoca. Entrámos em campo com vontade, mas só a vontade não chega, ainda para mais contra um Campeão aflito. Falhámos em toda a linha.

Vamos por partes. Paulo Sérgio, tem me parecido um homem de fé - embora Jesus estivesse do outro lado da barricada - que ainda acredita na recuperação de casos perdidos e transformá-los em milagres da sua responsabilidade. Mas a reabilitação é uma prática que em Alvalade já foi esquecida á muitos anos. Em Alvalade, quem cai em desgraça, nunca mais volta a ter graça. Yannick, Liedson, Rui Patrício são provas claras disso mesmo. Yannick não tem a nossa simpatia. Liedson, desde a sua última renovação, nunca mais voltou a ser o mesmo e Rui Patrício terá para sempre o estigma de um guarda redes com... galo. Paulo Sérgio guardou para este jogo o seu 11. Aquele que na sua percepção chegava para arrancar da Luz, pontos!

Horas antes do jogo, fiz o meu 11, no qual propositadamente não coloquei, nem Yannick, nem Patrício, colocando Liedson, porque... é o único que com provas dadas, e por esse motivo talvez merecesse o auto de fé.

Depois de ter visto alguns jogadores evoluir em França, achei honestamente que Paulo Sérgio ia rever as suas convicções e colocar de parte a sua fé em casos definitivamente perdidos.

Enganei-me e bastaram 10 minutos de jogo para ver que seria impossível fazer alguma coisa de jeito na Luz. Saiu-lhe caro, a muitos níveis. Credibilidade junto da massa associativa, confiança do plantel e sobre tudo, fragiliza a posição e a evolução do Sporting perante os adversários nesta época.

Entrámos em campo com o desenho em 4x2x3x1 que passou intermitentemente a 4x4x2, terminando numa espécie de 4x1x3x2. São sistemas a mais para um jogo com estas características em casa dos rivais. Ainda por cima com executantes em nitido sub rendimento. Maniche, Matias, Valdes, Yannick, foram nos primeiros 20 minutos desastrosos, conseguindo contagiar a restante equipa com incidência forte em Nuno André Coelho, Evaldo e João Pereira. As substituiçōes nos momentos que aconteceram foram infelizes... E depois da exibição em Lille de Postiga e Vuck, sentar no banco os 2 e metê-los para correrem atrás de um resultado que parecia feito, nāo é muito motivante.

E depois, em cada substituição, mudança táctica... E o Sporting este ano parece correrem atrás de... rotinas. Onde estão as rotinas? Nāo encontrei ontem nesta equipa "A" rotinas de jogo. Aliás vi mais essas rotinas de jogo na equipa "B" em Lille.

E com este fado perdemos já 8(!) pontos à jornada 5(!). E tenho a sensação que sem acções radicais e medidas imediatas... Vamos ter que levar com este fado para o resto da época.

Vi um Sporting lento, com falta de garra, atitude, macio no meio campo e de uma nulidade absoluta na frente de ataque. E vi um Benfica, sem jogar bem, com um 11 baseado na época passada, com excepção do Roberto, que nem sequer foi incomodado nas suas fraquezas. Depois das duzias de jogadores que vieram para a Luz, Jesus, joga à jornada 5, com 10 jogadores do plantel do ano passado.

Depois, somos Anjinhos... Claro, aos 7 minutos Javi Garcia tem uma entrada sobre Liedson, tāo grave como a de João Pereira sobre Ramirez na meia final da Taça da Liga de Fevereiro. Javi vê o amarelo e nós... nada. Expulsar um jogador encarnado na Luz, aos 7 minutos, numa semana como a que vivemos, seria o fim da macacada (ou da galinhagem!). Mas como nós somos anjinhos, ninguém deu o murro na mesa.

Assim nāo vamos lá. Uma vez mais estendemos a passadeira a um clube, que com todos os defeitos que lhe possamos apontar, quando toca a reunir, estão muito mais á frente que nós.

Em resumo, merecemos a derrota porque somos anjinhos... E no futebol já não já lugar para Anjinhos.

Estou profundamente irritado com esta atitude.

Rui Patrício - Nada a registar, mas não transmite segurança. Parece sempre que fatidicamente aguarda pelo golo do adversários. E os 2 golos do Cardozo são a prova clara disso mesmo.

Joāo Pereira - foi muito bem anulado. Colocar Coentrāo na sua frente foi a melhor jogada de Jesus neste jogo. Ali, perdemos grande parte do jogo.

Daniel Carriço - não chegou para tudo e irrita-me nas bolas paradas adversárias sistematicamente ser batido sem levantar os pés do chão.

Nuno André Coelho - foi das suas exibiçōes a mais fraca esta época. Falhou demasiados passes. E está ligado aos 2 golos do Benfica pela mesma razāo. No primeiro, tem de marcar Luisão mas deixa-o cabecear à vontade o que provoca a seguir o ressalto para Cardozo e no segundo não consegue entrar duro no Cardozo que recebe um passe do Roberto a mais de 60 metros. Muito mau.

Evaldo - apagado, perdeu 3 ou 4 recepçōes de bola. Passes errados. Algumas boas entradas em profundidade mas, não resolve com Valdes da melhor forma o desenlace das jogada.

André Santos - a idade nāo perdoa quando se é colocado num jogo como este com a responsabilidade de travar Aimar, Saviola e Carlos Martins. Fez o que pode...

Maniche - simplesmente não esteve lá. Vem de uma lesão e entra no 11? E Zapater? No banco depois de uma exibição agradável em Lille.

Valdes - que péssimo jogo. Perdeu a bola sistematicamente e estragou mais do que construiu.

Matias - nestes duelos nunca se impõe. Exibição sem fulgor e desispirada. Em 4x4x2 não rende.

Yannick - simplesmente não se entende com Liedson e assim fica dificil. Perde todos os embates corpo a corpo e falta-lhe mais clarividência para criar desiquilibrios. Cai sempre na mesma ratoeira: um encosto e vai ao chão.

Liedson - sem ninguém ao seu lado para complementar as suas capacidades é presa fácil. Continuo a dizer que é nitido o seu baixar de braços ao longo das partidas ao ver que a equipa não consegue criar jogo para ele. E depois nos momentos chave não está lá a inspiração.

Vuck, Postiga e Saleiro - inconsequentes as suas entradas, pois a equipa encontrava-se já numa espiral de loucura táctica. Ainda assim, Postiga mostrou estar mais empenhado.

Ao senhor Xistra fica a nota de que não existe nenhuma lei que proiba mostrar cartões vermelhos ao Benfica. Javi e Ruben Amorim deviam ter visto o cartão vermelho. O primeiro de forma directa e o segundo por acumulação. Mas, pressionar dá resultado. Nós... é que somos Anjinhos.

Sem comentários: