segunda-feira, 3 de maio de 2010

Para mim, o Braga já é o campeão desta Liga 2009/2010

Meus amigos, muito há ainda para dizer sobre a época (pesadelo) leonina 2009 / 2010. Aquela que será recordada por muitos como uma das piores - se não mesmo a pior - na história do futebol do Sporting. Tenho tirado por estes dias muitas notas sobre o que aconteceu ao longo deste último ano em Alvalade. Vou reservar alguns posts futuros para dissecar, na minha visão, um ano de futebol horrível.

Mas, na última semana da mal fadada Liga Sagres, que terá - nas palavras de Jorge Jesus - um desfecho previsível e inquestionável, quero desde já homenagear para mim aquele que é na minha opinião o grande campeão desta Liga: Sporting Clube de Braga.

Fundado em 1921, é no ano em que comemora 89 anos de história que este clube minhoto chega a um extraordinário lugar que o coloca na fase de apuramento para a Champions League na próxima época. Mas, não só por esse motivo. Ao lado dos 3 grandes, o Braga consegue o feito de com um orçamento incomparavelmente menor do que o actual líder do campeonato, chegar à última jornada do campeonato a discutir o título e a obrigar o líder a pontuar no seu último jogo para conseguir ser campeão.

Muito se tem dito e escrito sobre a época de sonho do actual líder... esquecendo - talvez até propositadamente - a época gloriosa dos bracarenses. Chegar à penúltima jornada com 70 pontos, podendo somar mais 3 pontos na última, é um resultado que em circunstanciais normais dariam um campeonato. E só mesmo uma época a todo o gás de um dos grandes, pode retirar o troféu ao Braga. Tira o troféu, mas não pode tirar o significado de campeões, pois um clube, altamente regionalizado, longe das aspirações dos 3 grandes, efectuar um campeonato como o Braga fez, não pode ser, num país justo, escamoteado à sombra do clube que se auto intitula como o maior do mundo.

Atendendo ao investimento realizado pelo actual líder nesta época e o investimento do Braga, só podemos acreditar que, o dinheiro investido e o nome dos artistas contratados, não garantem por si, um campeonato, embora seja isso que o querem fazer crer todos aqueles que, com um Melão da altura da Torre dos Clérigos, escrevem e dizem por estas horas que o jogo de ontem no Dragão não interessa para nada e que na próxima semana a festa será do Benfica em todas as rotundas do país.

Até poderá ser... mas não zombem do Braga. O Braga de Domingos Paciência que poderia ter provado que podia ser campeão para lá da Playstation, não fosse uma inglória derrota no Dragão - onde alguns iluminados reforçaram que um clube que perde daquela maneira no Dragão não merece ser campeão... e que hoje nem piam por força do resultado de ontem - o futebol tem destas coisas, o que ontem se aplica a uns, hoje não interessa colar a outros - e aí de quem disser, que quem perde assim no Dragão e com superioridade numérica em campo não merece ser campeão... é imediatamente queimado em praça pública.

O Braga merece todos os elogios. O Braga merece ser respeitado e o Braga... se houvesse justiça seria campeão. Não porque o seu futebol seja superior ao Benfica - nada disso - ou porque aqui ou ali foi mais ou menos beneficiado ou prejudicado pelas arbitragens - e João Ferreira este fim de semana bem tentou a sua parte, não fosse o clube de que é sócio perder no terreno do Dragão. O Braga merece ser campeão para dar o exemplo de que um clube não é feito de passivo, não é feito pela imprensa, não é feito pelo número de sócios nem feito por vontades exógenas. Um clube é feito de honestidade, suor, garra e acreditar que partindo de uma situação inferior, não é suficiente para desmoralizar ou desacreditar que é possível. Não chega uma mão cheia de vedetas.

Não chega um treinador cheio de bazófias ou um presidente "com um mamar muito doce".

Um clube é o que se joga os 90 minutos. Para ganhar. Sempre. Determinação, sentido de grupo, profissionalismo e enfrentar todas as adversidades, por mais violentas que elas sejam. Um clube é lutar contra campeões por decreto. É, dentro de campo, levar até às últimas consequências uma única vontade: a de vencer!

E o Braga foi isto... e o meu Sporting não o foi. E dói-me a alma pensar que baixámos os braços só porque o arranque do nosso rival foi avassalador e todo o universo encarnado ditou logo ali, nos primeiros dias de Setembro, que estava encontrado o campeão desta Liga. Dói-me o coração pensar que a nossa obrigação era ter feito desta época um exemplo... e não o fizemos. Nem no momento em que poderíamos na Luz ter derrubado a "Mitologia" o fizemos ... em prol do Braga.

Mas o exemplo deu o Braga. E com justiça lhe dedico este Post - o primeiro que faço sobre outro clube que não o meu.

Não sei - ao contrário dos 16 Milhões - o que vai acontecer no Domingo. Mas sei que hoje, para mim, o Braga já é o Campeão desta Liga. Empurrar o "Super Rolo Compressor" chamado Benfica para uma decisão na última jornada é de louvar.

Praticamente andam a adiar a festa do SLB, d´A Bola, da SPORT TV, à 1 mês. Gritou-se campeões na Luz à 15 dias... como seria bonito no Domingo, acontecer, o que pedi à uns posts atrás.

Ao Braga, só peço mais uma vitória... na Madeira, contra o Nacional.
Parabéns ao Domingos Paciência, que fez melhor que o seu antecessor e que contra ele, com armas desiguais, obriga na última jornada a uma pressão inimaginável para a tal equipa que foi adjectivada de todas as formas e feitios ao longo de uma época inteira na "glorificação celestial" por uma imprensa que se esqueceu que os títulos só se conquistam quando os adversários já não têm a mínima hipótese.
Ao Braga, escrevia um blogue de um adepto bracarense, só lhe dedicaram 2 capas nos desportivos numa época inteira e praticamente não teve representatividade nenhuma em qualquer dos espaços dedicados ao futebol. Concordo que, assim é difícil fugirmos ao trivial do nosso campeonato, que só tem 3 (talvez no futuro 2) eternos candidatos ao título.
E a minha última palavra vai para o Carlos Freitas, outro dos condenados recentemente pela bancada de Alvalade. Praticamente escorraçado do Sporting, foi para Braga e aí está o resultado, que também tem o seu dedo. É mais uma lição a retirar desta época para os nossos cadernos.
Seja o futuro o que os Deuses do futebol quiserem, mas, ao Braga, brindo com um bom Moet pela magnifica temporada. 70 pontos... dava para ser campeão 4 vezes nos últimos 10 anos.
Ao Braga, ao Domingos, ao Carlos, ao plantel e ao presidente e à sua massa associativa, os meus mais sinceros parabéns. Façam-nos sofrer até cairem para o lado!

1 comentário:

Manuel Lima disse...

Concordo inteiramente, embora o facto de ser de Braga (mas Sportinguista) possa ter pesado na decisão.