segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Gastar o que tiver de ser??

Caro Presidente, gastar o que tiver de ser? O que tiver de ser? Não. Gastar apenas... o necessário e bem.

Uma boa gestão não se vê pelo muito que se gasta mas sim como se gasta e a rentabilidade que se retira desse mesmo gasto.

Confesso que na minha opinião José Eduardo Bettencourt ainda não acertou com o sentido de discurso para com a massa adepta leonina e não encontrou ainda a sintonia de discurso que se deve ter nos orgãos de comunicação social. É que muitas vezes para que surjam nos media o sentido da palavra "verde", tem que dizer primeiro "amarelo" e "azul".

Em análise, Bettencourt erra ao dizer que vai "gastar o que tiver de ser" para reforçar a equipa no defeso de Inverno. Ou seja, 6 meses depois, o Sporting dá uma guinada de 180 graus no discurso. Ou seja, do "não temos dinheiro nem para mandar cantar um cego" passámos para "gastar o que tiver de ser". Pelo meio, perdemos um presidente com "sentido de estado" e um treinador que passou 4 épocas com uma equipa de tostões, que gerou alguns milhões, à espera dos mesmos milhões para reforçar o plantel.

Só pode estar tudo de cabeça perdida. Mas então é a gastar à parva que vamos resolver os nossos problemas no imediato? Eu acho que não. A equipa tem de ser reforçada, mas com 2 ou 3 jogadores no máximo. Já escrevi em post anterior qual o perfil de jogador que deve encaixar no actual plantel. Agora, desatar a comprar jogadores à toa só para que não se diga que "ainda por cima nem o plantel reforçaram" é de um erro estratégico que nos pode levar para um abismo ainda mais profundo do que aquele onde actualmente nos encontramos.

José Eduardo Bettencourt, deve antes de mais, assegurar a estabilidade do departamento de futebol e ajudar a solucionar, de cabeça fria, as nossas principais fragilidades. Quais? Simples: 1 tapete novo para Alvalade - imediatamente! -dispensar 4 ou 5 jogadores que não têm lugar no Sporting e partir para o reforço numa linha inteligente e se pouca margem de erro.

Depois, será necessário olhar de imediato para a próxima época. Que Sporting queremos para a próxima época? Que filosofia de jogo, de jogadores, de pré-época, de preparação técnica e fisica, como proteger a equipa dos carnavais tipícos dos media no Verão e acima de tudo como dotar os jogadores de personalidade e capacidade psicológica para enfrentar de dentes cerrados todas as dificuldades inerentes ao arranque de uma nova época. Estas são para mim as prioridades do momento.

Não é com discursos inócuos do presidente que entraremos no rumo certo. E se Bettencourt quiser ir mais longe, porque não mover uma profunda reestruturação humana nos quadros do Sporting, que bem precisa, dotando de sangue fresco, vontade e inteligência para podermos evoluir no campo competitivo como instituição de respeito e credibilidade.

E em definitivo, afastar de Alvalade alguns "personagens" que estão muito pouco interessados nas vitórias (ou na falta delas) do nosso Sporting. Esses apenas desejam o cumprimento de um objectivo: o pagamento dos nossos compromissos financeiros... seja a que custo for.

Por isso, caro presidente, vamos acalmar, deixar a cabeça arrefecer e pensar no futuro, sem tirar os olhos do presente, não pondo em risco a próxima época só para tentar salvar a actual a qualquer custo. Seria para mim uma atitude de maturidade admitir que batemos no fundo e que vamos começar do zero com o objectivo de na próxima época levar o Sporting a uma disputa séria pelo título. Vamos servir-nos da actual época para preparar já a próxima. Se ganharmos nesta época alguma competição, é a prova de que estamos no caminho certo.

Não desperdice a credibilidade - a diminuir todos os dias é certo - que a grande maioria dos sócios do Sporting ainda têm em si. E se mesmo assim quiser gastar o que tiver de ser para reforçar a equipa, então comece por nos oferecer o seguinte quinteto: Casillas, Xavi, Iniesta, Fernando Torres e Fabrégas. Não nos traga mais pernas de pau. Obrigado.

1 comentário:

Tite disse...

Por tudo o que continuo a ler esta promessa era só para adepto ler.
Temo que só se gaste... nada e para nada.
Continuamos a trazer o que tem pouco valor e não interessa a mais ninguém.
Se me enganar venho cá pedir desculpa.

E só Marketing!!!!!
Ou será falta de qualidade do Scouting?

A nossa direcção dá-se tão bem com o Papa do Norte porque não se aconselham com ele quando vão às compras?

Desculpa estar muito irónica mas já começo a temer os resultados da ida ao mercado e gastar tudo o que tiver que ser...

Feliz Natal leão