terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Setubal 0 Sporting 2 - Ainda sem a Garra que se exige


Acabou por ser uma noite (in)feliz para as nossas cores, uma vez que somámos uma vitória para a Liga Sagres, algo que já não acontecia desde 20 de Setembro - e hoje é dia 7 de Dezembro! - recuperando assim 2 pontos para o Sporting de Braga, líder acompanhado por Benfica.

Mas foi uma noite que me irritou profundamente durante largos momentos do jogo. A entrada concentrada e segura da equipa que provoca o 1º golo da noite, num processo ofensivo raro - e que assinalei após o jogo com o Heerenveen - sublinhado por um passe de ruptura de Matias Fernandez que isola de forma magnifica Liedson que acaba por disparar ainda fora da área para as redes sadinas, sem hipóteses para Nuno Santos.

Após o golo ocorreram-me 2 raciocínios: 1º - hoje podia ser a noite que daria continuidade ao futebol apresentado contra o Benfica, vendo na garra de Liedson, apetite para vários golos ou 2º - vamos presenciar um jogo igual ao praticado contra os holandeses com a nuance de que na primeira oportunidade marcámos.

Após o final do jogo, que estivemos mais perto do meu 2º raciocínio. Após o golo, caímos na pasmaceira do costume. Muitos passes e trocas de bola na nossa zona defensiva, meio campo pouco esclarecido - apesar de hoje já termos experimentado mais rapidez na circulação de bola, mais vezes ao primeiro toque e um esticar o jogo mais até à linha de fundo. No entanto os centros e os passes para o centro da área foram na sua maioria inconclusivos. E novamente Liedson, a jogar só na linha da frente, demasiado abandonado pelo meio campo quando era necessário pressionar a defesa sadina. Houve 2 momentos de transição defesa/ataque bem desenhados com Ismailov, Matias e Liedson que tiveram o mesmo fim: Liedson trava o contra ataque por não ter apoio, obrigando-se a reter a bola, rodeado por defesas do Vitória até que chegassem os reforços. Há aqui 2 notas: o nosso meio campo é lento na saída para o ataque e Ismailov não tem ritmo, Miguel Veloso não tem velocidade "de ponta" suficiente para imprimir rapidez no contra ataque. Matias, que é quem inicia a transição, obviamente demora mais um pouco a chegar-se à frente.

Mas, o futebol por nós praticado, foi na generalidade lento, preguiçoso, ofensivamente fraco, com poucas oportunidades criadas, criativo em pequenos espaços - nomeadamente nos primeiros minutos da 2ª parte com Pereirinha a enquadrar-se bem nas triangulações clássicas do futebol leonino. Numa avaliação clara, jogámos melhor do que contra os holandeses, pior do que contra o Benfica. Salve-se a eficácia na primeira oportunidade, com Liedson a despertar a sua veia de matador, mas registe-se uma vez mais 3 oportunidades claras de golo falhadas displicentemente: Pereirinha, Matias e Liedson.

A terminar, mais um acto twilight zone com o 2º golo do Sporting marcado num lance simplesmente anedótico. Se fosse este o golo da vitória, eu ficaria muito triste e envergonhado, pois não gosto que o meu Sporting ganhe a qualquer preço. O que percebi da jogada, num primeiro momento o árbitro assistente assinala fora de jogo de Liedson, mas no momento seguinte - após Liedson não se fazer à bola - deixa prosseguir o jogo. O guarda redes sadino, não repara que o jogo continua, deixa inclusive a bola passar a linha de fundo, e faz um passe displicente para o meio do terreno onde surge Liedson - sublinhe-se a atenção e tenacidade do levezinho - a captar a bola e a rematar para o fundo das redes sob o olhar incrédulo de Nuno Santos e de todos aqueles que estavam no Bonfim - que estádio mais desconfortável - estava feito o 2º da noite... digno de constar nos lances caricatos da época. Elmano Santos não será responsável, mas fica marcado por mais um momento infeliz do seu assistente. Espero não ter que assistir a mais lances penosos destes com o nosso Sporting, a favor ou contra.

Rui Patrício - fez uma defesa extraordinária e demonstrou estar a crescer como guarda redes. Hoje mais calmo, ainda assim... continua lento e indeciso em lançar a bola na frente na perspectiva do contra ataque rápido.

Abel - pouca intervenção defensiva e ofensiva mas mais concentrado e menos disparatado no passe.

Polga e Carriço - mais sintonizados a defender, mais empenhados em organizar o primeiro movimento ofensivo, mas inofensivos nos nossos lances ofensivos após marcação de cantos e livres.

Caneira - Equilibra a defesa, mas continua ainda longe do ritmo necessário para construção de lances ofensivos. Para mim... tem dificuldades em construir com Veloso. Falta mecanismos na ala esquerda.

Adrien - ainda continua com uma percentagem elevada de passes errados, lances disparatados e remates sem nexo. De positivo, o facto de encher o meio campo defensivo de forma destemida e limpa.

Moutinho - parece querer ser novamente o jogador que quer encher o campo. Mais confiante, mais disposto a ir no 1 para 1 e a querer dar criatividade aos homens que tem à sua frente no meio campo. Falta o toque de génio que tem nos pés.

Miguel Veloso - demasiado preso à linha lateral no corredor esquerdo, sem grande entrosamento com Caneira e invariavelmente com sentido defensivo. Bom sentido de baliza na meia distancia.

Matias - Passe de ruptura fantástico que criou a primeira oportunidade de golo concretizada. Percorre o caminho de quem a médio prazo será o construtor de jogo no último terço do terreno. Falta-lhe espaço. Devia arriscar mais no lance individual de olhos postos na baliza adversária.

Ismailov - Dá outra estrutura o futebol do Sporting. Mas, acho que é demasiado cedo para lhe entregarem a missão de resolver todos os problemas do jogo leonino.

Liedson - marcou na primeira oportunidade. Será que foi o despertar para os golos? Foi no resto do jogo, bastante desastrado e desconcentrado até ao momento do... 2º golo. No flash Interview disse... banalidades.

Pereirinha - muito útil até ao momento em que falha incrivelmente um lance de golo claro. Desapareceu a partir da aí.

Postiga - tentou, lutou... mas continua em branco.

Saleiro - Não tenho a certeza se chegou a tocar na bola e a efectuar um passe que se visse.

Saldam-se os 3 pontos e pela frente mais uma semana de trabalho para Carvalhal continuar o seu plano de evolução do novo figurino do futebol do Sporting. Sábado às 17h teremos os resultados de mais trabalho. Teremos evolução?

Sem comentários: