quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Factos que podem marcar o resto da época.


No meio de umas mini-férias que me levaram para longe do Alvalade XXI em dia de jogo, confesso que não tenho tido muitas informações sobre o dia a dia do nosso Sporting. Ontem à noite, finalmente, tive acesso a notícias e descobri no meio da conferência de imprensa 2 factos que tanto me podem deixar mais confiante como podem levar a desconfiar muito do que vai acontecer daqui para a frente.

Carvalhal juntou ao plantel sénior Ibrahim Rabiu. Este é um facto que me dá confiança no trabalho que Carlos Carvalhal está a desenvolver. Há muito que sócios pediam a Paulo Bento para dar uma oportunidade a este jogador de 18 anos, nigeriano, que tem encantado audiências quando joga pela sua selecção e que nos juniores do Sporting à muito que provou ter massa de um grande 10.

Outro facto é o regresso de Ismailov. Para mim, a falta que fez neste primeiro terço de época foi gritante. Com ele, provavelmente, estaríamos noutra posição, mais fortes e provavelmente ainda com... Paulo Bento. Há males que vêem por bem dirão alguns. Eu preferia o Sporting lado a lado com os actuais candidatos ao título. Mas, Ismailov está de regresso e vai reforçar bastante as opções de Carvalhal e até quem sabe, neste novo esquema, potenciar todo o seu valor. Já ouvi dizer que ele pode jogar como falso ponta de lança - duvido - ao lado de Liedson. Seja como for o meio campo ganha um reforço de peso. Mais velocidade, mais iniciativa, mais expontaneadade e mais poder de fogo.

Vamos ao último facto... Stojkovic. Já escrevi anteriormente o que penso sobre o sérvio. Não queria acrescentar mais nenhuma palavra. Mas, quando escrevi, também disse que muito provavelmente não seria a última vez que estaria a escrever sobre este jogador. A sua convocatória deixa-me preocupado. Não sei que resultados ela trará. Stoj, é o lobo que agora veste a pele de cordeiro, esperando a próxima oportunidade para atacar. A questão, que me leva a reflectir, é que para além do seu mau feitio, má camaradagem e falta clara de sentido de responsabilidade, ele é um activo que necessita de ser valorizado em ano de Mundial, onde estará presente defendendo as redes da Sérvia. Só por esta razão compreendo esta tentativa de recuperação do homem por parte de Carvalhal, mas... acho que é arriscado. Estamos ainda demasiado frageis para agir para além do essencial.

Sei que muitos consócios meus pensam que deve ser dada de imediato a oportunidade ao Sérvio, mas, será justo para Rui Patrício? É nele que está a razão de tão má classificação? Devemos passar uma esponja em tudo o que aconteceu com o sérvio? Esta convocatória deixa-me preocupado. 4 guarda redes num plantel. 2 jovens que precisam de todo o nosso apoio, um experiente que sabe qual o seu lugar e agora mais um... internacional sérvio que quer trabalhar para o mundial, sendo que para tal, já vestiu a pele de cordeiro.

Reflexões à parte... o importante é carimbar já hoje a passagem aos 16 ávos de final da Liga Europa, se possível com uma vitória que assegure já o primeiro lugar do grupo.

Agora só falta saber onde raio vou ver o jogo com a calma e o sossego que preciso para entender como vai a (r)evolução da equipa.

1 comentário:

Anónimo disse...

acho que estao demasiado preocupados com o regresso do stoi, a quem eu reconheço como o melhor GR do plantel actual e o melhor GR desde Schmeichel... por isso, todos nos erramos, mas uma 2ª oportunidade deve ser dada e depois logo se ve... Saudações Leoninas