quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sporting interessado em Messi!!!


E já agora, também interessado em Fabregas (descontente no Arsenal), Luca Toni (de castigo no Bayern) e mais uns quantos espalhados pelas melhores equipas da Europa.

Depois desta introdução, digna de qualquer 1º de Abril, avanço para aquilo a que eu chamo o campeonato das luvas, empresários e redacções do orgãos de comunicação social.

Começaram esta semana as notícias que vão dar como certos no Sporting dezenas de jogadores. Depois das saídas de Ângulo, provavelmente Caicedo e mais uns quantos que provavelmente serão dispensados no final deste mês, urge, por parte da comunicação social dar voz aos rumores, às jogadas de bastidores e até aos desejos de alguns empresários em ver colocados no plantel do Sporting este e aquele jogador.

Está em marcha o Circo de Natal Futebolístico. É certo que o mercado vai reabrir. É certo que o Sporting necessita de reforços. Será verdade que Carlos Carvalhal tem alguns nomes em carteira e provavelmente a SAD do Sporting terá ainda outros negócios já iniciados. Até aqui tudo normal. O que não é normal é começarem a circular nomes em nome de... nenhuma razão. E o assustador é que os nomes que a comunicação social avança são na sua maioria assustadoramente tenebrosos. Para quê? Porquê? Em nome de quem??

Para o Benfica - que sofre do mesmo problema mas ao contrário - são anunciados dezenas de contratações... mas só de estrelas da constelação futebolística mundial - e depois lá vem um Fábio Faria de vez em quando - para o Sporting aparecem os mais improváveis nomes ligados a clubes que lutam pela permanência na Liga Sagres ou nomes que estão arredados da competição por um qualquer motivo.

Sem desprimor... Cristiano (Paços de Ferreira), Carlão (União de Leiria), Mexer (Internacional Moçambicano) e mais alguns que já circulam nas páginas dos jornais, não me parecem que possam ser as prioridades de um Sporting, que não tem efectivamente estofo financeiros para grandes contratações e salários elevados, mas que daí até andar a mendigar jogadores que não deslumbram por aí além vai um grande passo. Nessa perspectiva prefiro de longe que sejam dadas oportunidades aos Juniores que estão a rodar actualmente no plantel sénior, chamados para observação por Carlos Carvalhal.

Mas efectivamente é preocupante olhar para os nomes que a imprensa liga ao Sporting e não ver nomes de jogadores que actuam nos campeonatos principais europeus e que actualmente estão tapados nos 11 e alguns até nem convocados são e que o Sporting efectivamente deveria estar à procura.

Num ano que antecede o Mundial, onde todos os jogadores ligados a países que estarão presentes em África desejam se mostrar para entrarem nas contas dos seleccionadores, não será óbvio para o Sporting aprofundar o mercado de jogadores que esta época ainda não tiveram oportunidades nos seus clubes para virem jogar meia época ao Sporting com os olhos postos no Mundial. O Sporting não foi afastado de nenhuma competição, vai ter uma carga de jogos em Janeiro, Fevereiro e Março enorme, com a visibilidade da Liga Europa, não haverá jogadores interessados em procurarem a sua oportunidade com as cores do Sporting?

Querem nomes de jogadores que podem ser uma oportunidade nesta reabertura de mercado? Que possam vir por empréstimo? Estudem um pouco alguns planteis de equipas top europeias e vejam a quantidade de jogadores que estando tapados nos seus clubes dariam um enorme jeito ao Sporting em lugares actualmente desguarnecidos de qualidade.

Honestamente, não sei se o Scoutting do Sporting não estará no momento a estudar possibilidades dessas. Desejo que sim, mas que não se deixem influenciar pela má imprensa que temos a este nível de "lebres" para a reabertura do mercado em Janeiro. Por favor... mais jogadores medíocres Não!

O perfil de jogador que deveria ser objectivamente reforço de Inverno é composto por algumas destas características: suplente pouco ou nada utilizado no seu clube - falamos de um clube top europeu - cuja a sua nacionalidade esteja dentro das 32 presentes no Mundial e que este mesmo jogador aspire a uma presença nos pré-convocados da sua selecção. Terá de ser um jogador já com alguma experiência e que ainda se encontra numa idade compreendida entre os 22 e os 26 anos. Depois tecnicamente precisamos de jogadores que sejam rápidos, fortes no jogo aéreo, potência de remate, destreza no desarme, fisicamente possantes e que desequilibrem no 1 para 1... e sobre tudo, jogadores que rematem à baliza e bem de qualquer posição. Jogadores que procurem uma valorização e que desejam lutar por um lugar na sua selecção na viagem para a África do Sul em Junho do próximo ano.

Quanto ao mercado português julgo que neste momento só deveríamos ter olhos para 2 nomes: Nuno Assis e Rubem Micael pelas razões que já descrevi atrás. Quanto ao mercado nacional... até ao fim da época não queria mais nenhum nome no Sporting.

Concluindo, parece-me que se está a criar uma certa tendência para carimbar o Sporting actual de clube pé frio em contratações - o que não deixa de ser verdade - e pior ainda, um clube desinteressante para jogadores aspirantes à classe mundial de estrelas. E a comunicação social está diariamente e de forma subtil a cravar isso nos nossos olhos. Lançando cada vez mais nomes que não fazem sentido nenhum no futuro a curto prazo no Sporting. Até vos digo... só para lavar os olhos de tanta miséria, não me importava que a Bíblia do Desporto Nacional - A Bola - nos oferecesse uma capa com este título "Sporting interessado em Lionel Messi"... mais depressa passava um elefante pelo buraco de uma agulha, eu sei.

Por isso fiquem atentos aos nomes que vão lançar como potenciais contratações para o Sporting e por comparação o nomes que vão avançar para os outros clubes.

Como sócio, só peço à estrutura profissional do futebol do Sporting que seja mais convicto da sua grandeza e coloque de novo no rumo do Sporting jogadores com classe mundial ou aspirante a ela. De outra forma, perderemos o comboio da competividade e deixaremos com certeza de ser uma referência europeia para colocar jogadores.

Sem comentários: