segunda-feira, 10 de maio de 2010

9 de Maio de 2010 - Uma data para reflectir.

Foi um Domingo doloroso não só pelas razões que todos saberão, mas sobre tudo pelo acto de reflexão que exerci sobre aquela que considero a pior época de sempre do Sporting Clube de Portugal. E porquê a pior? Porque, que me recorde, nunca o Sporting acabou uma época, pontualmente, mais perto do Último do que do Primeiro. Se não vejamos: O Sporting terminou a época com 48(!) pontos - Mais 27 que Leixões e menos 28 que o Campeão Nacional.

Ora... isto diz muito de uma equipa, que partiu com o objectivo claro de conquistar a prova mais importante de uma época desportiva a nível nacional. Ora, é com este dado, que não é meramente estatístico, que teremos obrigatoriamente de efectuar um acto de reflexão profundo, sério e conscientes de que é sobre este acto de reflexão que cai o futuro do futebol
profissional do Sporting.

Encerrada a época, enterrada a dor, é olhar para o que sucedeu de à 1 ano a esta parte, com calma, com frieza e com a clareza necessária para reconhecer de forma nua e crua os erros que todos nós - julgo que ninguém quererá de forma séria se auto excluir - cometemos neste último ano.

Somos todos responsáveis. No mínimo pela perda fé antes ainda de começar esta época pesadelo. Mas, quero deixar claro, que, se assumo responsabilidade como sócio de não ter feito mais para evitar males maiores, aponto claramente à estrutura
profissional do Sporting todas as responsabilidades no resultado final desta época.

Ninguém pode sair ileso - embora alguns se tenham escondido para o ficarem - e o reconhecimento disso mesmo será o 1º passo para começarmos do zero, uma nova época.

As feridas estão a sarar e o Leão, ainda de forma ténue, olha já para o horizonte fixando as presas às quais terá de atirar de forma convicta dentro de muitos poucos dias.

Repito, foi um Domingo doloroso. E somando todos os motivos que assinalei - e os que não assinalei propositadamente - doeu-me particularmente pelo frete que o Marquês teve de fazer para aturar tudo o que se passou na sua Rotunda, no final daquela tarde de Domingo. O Marquês, não merecia aquilo.

É um desabafo, de um
Sportinguista, que ainda por cima tem de levar com o Presidente do clube campeão, dizer que a vitória do seu clube é uma vitória do país, de Portugal. Eu, como português não me revejo nessa vitória. Não a festejei, antes pelo contrário, e julgo que uma fatia larga da população portuguesa também não.

Mas, não ignorei essa mesma vitória. Registei-a, fixei as declarações dos responsáveis e dos "
opinadores" e jornalistas da praça. Fiquei admirado que no meio de tantos agradecimentos, ninguém tenha agradecido à Nossa Senhora "Isabel dos Santos" de Luanda, pelos "milagres" investidos no clube campeão. A atalho de foice, foi, exactamente um concidadão anónimo da mesma, que o fez aos microfones de rádios e tv´s - abruptamente censurado no canal do clube campeão dizem-me, pois eu não vi.

Dito isto, volto a centrar-me no nosso acto de reflexão, termino com uma nota que identifica bem o quanto má foi a nossa época, que fica marcada também com a não chamada de Moutinho - capitão Leonino - à selecção para o Mundial de África. A sua não chamada - Moutinho que tinha praticamente sido convocado em toda a fase de apuramento - é bem indicativa - e na minha opinião merecida - do baixo rendimento com que o plantel encarou a época.

Os meus próximos
Posts irão incidir sobre os jogadores que compuseram o plantel a época passada. Só depois deste exorcismo é que poderei olhar para a próxima época.

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo em pleno!!! Acrescento...a pior Direcção dos últimos 35 anos...acompanho o nosso Grande Sporting desde os 3 anos!!!!

Saudações Leoninas.

José Carlos Coelho
Sócio n.º 17548

Tite disse...

Coração de Leão,

Além de exorcizares os jogadores acrescenta aí também o Presidente & Cia.

Continuo com muito medo para o ano futebolístico 2010/11 uma vez que esta malta continua lá.

Só espero que a camisola hoje entrege ao Papa sirva de alguma coisa. Esperemos que o Papa a benza e peça a protecção da Virgem Santíssima para o nosso clube.

Abraços solidários