quarta-feira, 12 de maio de 2010

Rui Patrício - Vítima ou Réu?


Rui Patrício, guarda redes Leonino que teve nesta sua 2ª época momentos confrangedores e que fica associado no espaço de 1 ano às maiores goleadas sofridas pelo Sporting - Barcelona, Bayern, Porto, Benfica - nas últimas décadas.

Foi também, na minha opinião , um dos pilares mais fracos da estrutura defensiva de Sporting e foi um elemento que deixou sempre na linha defensiva da equipa um nó na garganta, provocando muitas vezes mais o desacerto do que o acerto. Foi uma teimosia de Paulo Bento. Uma teimosia que lhe saiu cara. Rui precisava de ter rodado num clube com ambições mais reduzidas uma ou duas épocas para ser bombardeado e com isso ganhar o calo dos grandes guarda redes. Precisa de amadurecer e perder tiques de miúdo. Precisa de berrar menos e ser mais objectivo nas mensagens que passa aos seus defesas.

É no entanto um jogador que tem futuro e nada prevê que saia do plantel para a próxima época, sendo que... ou muito me engano, ou com Paulo Sérgio, o seu lugar será no banco e titular só em jogos da Taça ou Taça da Liga, pois "cheira-me" que vem aí um novo guarda redes para ser titular .

Mas Rui também foi vítima da péssima gestão que foi feita ao nível da estrutura técnica. Nunca teve um treinador específico para a sua posição que lhe obrigasse a evoluir e a corrigir as suas fraquezas técnicas. O Sporting está órfão de um grande treinador de guarda redes já à tempo demais. Espero que Paulo Sérgio não descure este aspecto.

Ao Rui Patrício fica uma época para esquecer, uma época que pode até ser significativa para o desenrolar da sua carreira, na perspectiva de, caso perca a titularidade no Sporting, não sabendo lidar com esse facto, se perder como um dos valores promissores do futebol nacional. A não ida a África para disputar o Mundial, mesmo como 3º guarda redes, é um sinal claro de que... se não arrepiar caminho, vai acabar a jogar em equipas de muito menor dimensão.

Que destino lhe daria? Seria emprestado a um clube de meia tabela do campeonato português. Leiria, Académica, Setúbal, Olhanense ou a um dos promovidos Beira Mar ou Portimonense. Período de empréstimo - 1 ano.

Sem comentários: