segunda-feira, 17 de maio de 2010

Abel - Desinspiração Fatal



Abel - Lateral Direito, começou a época 09/10 de forma desastrosa. E nunca mais encontrou o caminho das boas exibições. Foi um dos elementos do plantel que mais critiquei ao longo da época. Simplesmente uma época totalmente falhada. Abel, que teve numa primeira metade da época apenas Pedro Silva como concorrente para lateral direito, nunca foi um jogador que na minha opinião estivesse à altura do que é exigido pelo Sporting.

Trapalhão, lento, mau sentido de posicionamento e muito fraco na marcação directa. Foram pelo seu corredor que surgiram sempre as jogadas de maior perigo dos adversários.

A caminho dos 32 anos parece-me um jogador demasiado em esforço e limitado nas suas funções. O seu tempo no Sporting já teria terminado pelo menos à 2 épocas atrás. Este foi ano também de muitas lesões, sintoma de que na cabeça nem tudo vai bem.

Parece-me um jogador muito pouco empreendedor e que hesita sempre no momento do passe ou do centro para a área o que o leva sempre a perder o timming certo para a sua acção.

Denotou para mim uma péssima forma física o ano inteiro,mas pior que isso, é dos jogadores que quando as coisas não correm bem, dos primeiros a baixar os braços. Foram muito poucas as exibições de encher o olho desta época e parece-me condenado a ser cedido a um clube com menores objectivos e a menor ritmo competitivo. Foi um dos elementos negativos do plantel que somando a Rui Patrício enfraqueceram e de que maneira a linha defensiva e que colocaram em cheque muitos dos jogos iniciais da época.

Completou 14 jogos esta época alinhando em 18 dos jogos disputados. Fica uma nota positiva para apenas 3 amarelos que levou ao longo da sua presença nos jogos. O que para um lateral direito é bom, mas no seu caso não chega para disfarçar sequer a péssima época que nos ofereceu. Uma nota curiosa nos jogos a que assisti... foi sempre a sua obsessão pelos lançamentos de linha lateral. Por vezes fazia 20 ou 30 metros para efectuar um lançamento de linha lateral o que cortava muitas vezes o ritmo de jogo, principalmente quando o Sporting necessitava de chegar ao golo. Terá o Abel uma licenciatura em Lançamentos de Linha Lateral?

Que destino lhe daria? Venda ou cedência na negociação por outro jogador. Os seus quase 32 anos retiram-lhe futuro num novo Sporting e dispensar, ceder ou vender Abel, é melhor do que a sua permanência no plantel. A bem do Sporting e do próprio Abel. É um jogador que tem sobre si uma nuvem negra que dificilmente vai desaparecer na próxima época se ficar no Sporting.

Sem comentários: