domingo, 29 de novembro de 2009

Sporting 0 - Benfica 0 - Empate amargo mas justo.


Ontem ao sair de Alvalade fiquei com uma certeza: nem nós somos assim tão maus nem o Benfica é assim tão bom como o pintam. O empate a zero é um resultado amargo, mas justo.

No entanto posso dizer que para memória futura fica a excelente atitude da equipa. Muito mais combativa, pressionante e solidária. Estas são as ilações mais cruas que se podem retirar do 2º jogo do Sporting comandado por Carlos Carvalhal.

Logicamente, a disposição táctica em campo também foi diferente. Para melhor? Julgo que sim, mas ainda assim, pouco esclarecida. Fruto óbvio dos poucos dias de trabalho do novo treinador à frente da equipa. No entanto, foi fácil observar um meio campo mais compacto, mais criativo, mais agressivo e com missões entregues aos médios bem definidas. Há um senão... Liedson esteve demasiadas vezes sozinho. Isso, deixa-me preocupado, pois não imagino um Sporting a jogar apenas com um homem na frente quando se bate com um Benfica, um Porto ou até um Braga. Não vi um claro 4x3x3. Vi um 4x2x3x1 onde me parece muito bem visto a inclusão de Adrien ao lado de Miguel Veloso, libertando-se este mais amíude nas acções ofensivas onde, entrega à construção ofensiva uma qualidade de jogo que tem andado arredada do futebol do Sporting. Miguel Veloso tem nos pés o momento e a melhor oportunidade do jogo com um remate portentoso a 40 metros da baliza, com a bola a descrever um efeito fantástico ao ângulo superior esquerdo da baliza encarnada, correspondido com uma fabulosa defesa de Quim. Foi para mim o momento do jogo.

João Moutinho à frente dos 2 trincos, trocou várias vezes com Veloso. Quando o trinco subia mais no terreno, Moutinho ficava ao lado de Adrien e de olhos postos em Aimar. Vuckcevic, apareceu na primeira parte no lado direito do meio campo,várias vezes encostado à linha, mas não deu profundidade ao ataque, optando quase sempre por levar a bola para o meio onde invariavelmente chocou com Xavi Garcia. Teve 1 remate para defesa fácil de Quim e não atingiu ainda os níveis competitivos a que nos habituou em épocas anteriores.

Matias Fernandez continua a crescer de jogo para jogo, embora ontem não tenha tido uma única oportunidade apontada à baliza de Quim. Um jogador imprevisível, com um excelente drible e que num curto espaço de terreno consegue sempre resolver bem. É um jogador nitidamente mais perto do ritmo do futebol nacional e que poderá desempenhar neste esquema de Carvalhal um papel preponderante no sistema ofensivo do Sporting. Ontem, na maioria das vezes só foi travado em falta.

Na defesa, sentiu-se uma maior preocupação em existir mais e melhor comunicação. Rui Patrício esteve seguro e muito concentrado. Continua a apresentar algumas deficiências na reposição da bola em jogo. Mas, ainda assim, confirma que continua a ser uma boa aposta na defesa das nossas redes. Caneira julgo que será a melhor opção para o lado esquerdo da defesa. Experiência, aliada ao sempre bom posicionamento do defesa, podem dar a Carvalhal a possibilidade de equilibrar a defesa. Nas opções de Carvalhal fica sempre a possibilidade de em qualquer momento do jogo passar a jogar com 3 centrais. Carriço esteve bem e Polga fez para mim o melhor jogo desta época. Vamos ver se voltamos a ter o melhor Polga novamente ao serviço do Sporting. Na direita da defesa está para mim o maior problema do Sporting. Nem Abel - em má forma - nem Pedro Silva - muito desastrado - têm lugar no 11 do Sporting. É altura de Carvalhal olhar para Pereirinha e finalmente dar-lhe a titularidade naquela posição. Eu sei que vamos baixar a média de altura da defesa, mas ganhámos em agressividade e em rapidez na transição para o ataque. Esta é para mim a alteração que o treinador deveria fazer a curto prazo.

Deixei para o fim Liedson. Para mim, o melhor jogador do Sporting no jogo de ontem. Pelo que correu, lutou e com a particularidade de ontem - infelizmente - ter jogado praticamente 80 minutos demasiado isolado na frente. Teve um belíssimo pormenor no início do jogo, onde com 3 toques na bola tira 2 defesas encarnados do caminho e remata para uma belíssima defesa de Quim. Liedson, não pode jogar na frente sozinho, tem de ter pelo menos 1 outro companheiro e no caso de ontem talvez apostasse na subida mais intencional de Vuk em vez de o enviar para as laterias - ora direita e depois à esquerda. Em contra ponto, David Luís foi na equipa encarnada o melhor jogador - na minha opinião - enchendo a defesa que pareceu permeável nas laterais, principalmente à esquerda, algo que o Sporting não soube insistir mais assertivamente.

Para a história deste jogo fica o empate, com sabor amargo, mas a estrondosa ovação no final do jogo, mostrando a massa associativa contentamento por voltar a ver de novo uma equipa com atitude e empenhada em dar o tudo por tudo pela vitória.

Temos Sporting? Ainda é cedo para tirar conclusões. A equipa dá sinais de recuperar psicologicamente e nitidamente mostrou ter mais pulmão na parte final do que o adversário. Tecnicamente, tenho de dar razão ao Jorge Jesus. Com aquele relvado é muito difícil fazer melhor e... ele tem razão quando diz que o Sporting contra equipas que jogam à defesa, onde precisa de jogar rápido, com a bola pelo chão, sentirá enormes dificuldades para jogar bem, rápido e bonito. Tacticamente, creio que Carvalhal, jogou para não perder em primeiro lugar apostando num jogo seguro e sem grandes truques. Mas, terá pela frente que definir um sistema base que proporcione automatismos e fio do jogo e nesse sentido, não poderá queimar muito tempo à procura da "pedra filosofal" sob pena de deixar o pelotão da frente distanciar-se ainda mais.

Jesus atirou com alguma azia no flash interview que com este resultado o Sporting tinha dito adeus ao título. Bom, afirmar isso à 11ª jornada... é na minha perspectiva uma patetice. Só uma azia muito agressiva é que o pode ter levado a dizer o que disse, talvez querendo com isso fugir à explicação que teria de dar por no último mês o Benfica estar a demonstrar uma nítida quebra de forma e ao mesmo tempo ver jogadores como Aimar, Di Maria, Saviola e Xavi a baixarem de forma e com enormes dificuldades em concretizar depois da goleadora entrada no campeonato. Parece-me que o Benfica começa a pagar a factura física da forma como encarou o inicio do campeonato.

Uma curiosidade... O Sporting no 11 inicial jogou com 3 jogadores estrangeiros e dos 8 portugueses 6 pertencem à "cantera" Leonina. O Benfica jogou com 9 estrangeiros e 2 portugueses.

Outra curiosidade... o Sporting é a equipa nesta fase da Liga que não perde à mais jornadas e dos 3 grandes é a equipa que menos derrotas tem em jogos oficiais. Vale o que vale, mas não deixa de ter a sua piada.

A terminar uma menção honrosa aos 50 mil que estiveram em Alvalade - onde tive a particularidade de ver o jogo rodeado de bastantes benfiquistas - que proporcionaram um grande espectáculo nas bancadas e dar os meus parabéns à Juve Leo pela magnifica surpresa que prepararam para o início do jogo.

Foi o primeiro derby da época. Teremos com certeza mais alguns para colocarmos as galinhas as piar fininho.

5 comentários:

Planeta Pop disse...

"Teremos com certeza mais alguns para colocarmos as galinhas as piar fininho."
- A sério, amigo P? Tenho sérias dúvidas. O Sporting vai ter de fazer muito melhor que ontem para almejar conseguir alguma coisa esta época. Jogar contra o Benfica dá moral, espicaça os jogadores. Para mais, há treinador novo, era preciso mostrar trabalho e empenho, principalmente em casa contra o eterno rival. O vosso problema, é que nem todos os jogos são contra o Benfica. E não é fácil uma equipa motivar-se quando tem tantos pontos de atraso em relação aos líderes.

Azia do Jesus? Mas, azia de quê? De não ter goleado o Sporting? Só se for isso...Custa enfrentar a realidade, não é? Eu entendo...
Mas ainda tens dúvidas que o Sporting está arredado do título? Está visto que também acreditas no Pai Natal. Atenção: não digo que Sporting não acabe o campeonato em 3º ou até em 2º. É essa a sua obrigação. Agora, em 1º? Não me parece. Repara: mesmo que o Benfica perca 12 pontos até final da época (até pode perdê-los, quem sabe?), achas que Braga e Porto também vão perder todos esses pontos até final do campeonato sem que o Sporting não perca nem mais um ponto? Acreditas mesmo que o Sporting vai vencer todos os jogos até final? No futebol tudo acontece, mas não acredito em milagres. Muito menos com esta equipa? Com os Caicedos, os Angulos (ou lá como o homem se chama), os Grimis e os Abéis neste plantel. Achas que ainda tens hipóteses de lugar pelo título com este plantel? Só se for o da 2º circular, que é aquele que vocês lutam para ganhar todos os anos.

Xavi Garcia, está em baixo de forma? Viste o jogo de ontem? O homem fez um jogão, foi dos melhores do Benfica. Não me parece...

Eu acho-vos graça: vocês ganham ao Pescadores e empatam com o Benfica e, de repente, falam como se as primeiras 10 jornadas do campeonato não tivessem existido. Não me façam rir...Os problemas do Sporting não se resolvem em dois jogos nem com o Carvalhal.

O Benfica está em baixo de forma, porquê? Porque não goleia há 3 jogos? Porque perdeu com o Guimarães em casa (não o Pescadores, note-se) para a Taça? Jogámos 2 jogos e meio sem o Cardoso (só o nosso melhor avançado), ontem voltou a não jogar o Luisão (o nosso melhor defesa), o Carlos Martins continua lesionado...tenham calma, não se preocupem connosco. Não estamos assim tão mal. Gostavam vocês de estar tão mal como nós.

Abraços

Anónimo disse...

Uuuuuuiiiii que a Azia ainda dura. Vocês achavam era que iam a Alvalade passear. Acreditavam que o Sporting estava nas lonas e que era uma optima altura para vingarem os bailes que têm levado em Alvalade nos ultimos jogos. Eu compreendo caro Astronauta. Eu sei que tu sabes que a jogar assim campeonato para o Benfica só na Playstation do JJ. Vamos ver o que reservam as próximas 19 jornadas da época.

Planeta Pop disse...

Mas, qual azia, ilustre anónimo? Azia de quê, de não ter goleado em Alvalade uma equipa banal como a vossa? Não me lixem! Azia!? É para rir... Olhem bem para a tabela classificativa, para os resultados e exibições dos 2 clubes esta época e diga-me honestamente: acham que sou eu quem deve estar com azia? Vocês sim, têm andado tristonhos, caladinhos que nem uns ratos...ganham ao Pescadores e empatam com o Benfica e ficam eufóricos. Com o quê?
Enfim, esta conversa é tão absurda que nem me merece mais comentários. Já percebi que ficaram felizes da vida com o empate. Que vos faça bom proveito, pois com este futebol, duvido que tenham muitas mais alegrias este ano.

PS: Desde já aviso outros anónimos que não tenho tempo nem pachorra para este ping-pong de opiniões. Excepto, é claro, se forem feitas pelo dono do blogue, que é alguém que eu conheço e com quem costumo "discutir" futebol. Ficou claro?

Paiva disse...

Olha olha, temos Astronauta "in house". Vamos lá ver. O Benfica de facto tem melhor equipa que o meu Sporting. Não tenho dúvida. Mais ainda, o Benfica tem obrigação de fazer muito mais e melhor que o Sporting. Tinha obrigação clara de eliminar o Guimarães em casa e de ganhar claramente em Alvalade perante um rival ferido, deprimido e muito aquem do seu potencial. Mas a verdade é que viu-se e desejou-se para ganhar à Naval, bendito SL Batista, foi eliminado por um Guimarães que já vai no 3o treinador esta temporada e agora em Alvalade esteve longe de uma equipa que apregoa ser a melhor em Portugal e uma das melhores da actualidade na Europa. Dito isto, se o JJ e o Benfica não arrepiarem caminho só vão ser mesmo campeões na PS3 do Jorge Jesus.

Quanto ao Sporting, é óbvio que só uma grande nabice dos adversários é que permitirão ao Sporting sequer chegar perto deles. Mas nós temos o nosso caminho. Acho é que é de uma deselegancia ( mais uma! ) enorme o discurso do vosso treinador para com um treinador que faz o seu primeiro jogo na liga pelo Sporting. Jesus podia pensar, mas dizer... à 11@jornada... Lamento, mas matematicamente o Sporting ainda pode ser campeão. O resto é demagogia. Mas o Jesus vai pagar pela cagança que vem demontrando neste primeiro terço da temporada.

Não sei se tens reparado no que alguns benfiquistas têm escrito sobre ele nos últimos dias...

Planeta Pop disse...

Amigo Paiva, esta foi a forma que encontrei para substituir os nossos habituais almoços pós-derby. Como passo a vida a discutir sobre futebol contigo, achei piada vir aqui discutir as incidências do clássico. Não estou é para perder tempo a discutir com sportinguistas anónimos...adiante.

Meu caro, apesar do desaire que foi a eliminação da taça, não tenho motivos para estar preocupado com o meu Benfica. Pelo menos por enquanto. Tivemos galo, calhou-nos o Guimarães, que não é o Pescadores nem o Oliveirense. O Sporting teria ganho ao Guimarães? Duvido...Foi um jogo menos conseguido. Todas as equipas o têm.
Quanto ap jogo da Naval, por amor de deus, viste o jogo? Só uma equipa jogou à bola, demos um banho de bola, criamos imensas oportunidades de golo claro... apenas pecámos na finalização. Faltou-nos o Cardozo. Agora, em futebol jogado, produzimos futebol de qualidade que não se traduziu em golos, ao contrário do que aconteceu noutros jogos...Se não tivessemos criado oportunidades, aí sim, tinha motivos para preocupações. Não entendo nem aceito que o jogo com a Naval seja servido como exemplo para a nossa baixa de forma. É suposto golearmos sempre? Esse não me parece um argumento sério.

Depois, veio o jogo de Alvalade contra um Sporting ferido, a querer mostrar serviço e uma mudança de rumo. Empatamos 0-0. E depois? Tratou-se de um derby, onde nem sempre ganha o melhor, em que os jogadores dão sempre tudo o que têm...0-0 é um resultado mau para nós? A sério? Desde quando? Pelo que tenho ouvido dos Sportinguistas, dá a ideia de que vocês estavam à espera de ser goleados. Como não o foram, parece que ganharam uma nova vida. De repente, vocês estão bem e nós é que estamos mal? É isso? Não creio.

Quanto ao Jesus, apenas foi frontal e disse a verdade. Quando estava no Braga não vos soube bem ouvir as bocas que mandou ao Benfica, as piadolas da Playstation?Vai engolir as palavras? Isso veremos...

Abraços
boas férias