
Eu pertenço à massa adepta que acha que João Moutinho falhou como capitão. Faltou-lhe força, querer e sobre tudo carisma e convicção de um líder.
Entendi que o "fardo" de capitão de equipa foi por diversas vezes levado por Moutinho como um frete. Não questiono a sua personalidade e o seu profissionalismo. Mas, condenei, em vários momentos, a atitude passiva dele perante inúmeras situações internas e externas provocadas talvez pelo desejo de Moutinho querer dar o salto para outras paragens.
João Moutinho perdeu fulgor e garra nos 2 últimos anos. Por razões que não interessa especificar por serem do seu foro pessoal, teria sido mesmo melhor o Sporting ter vendido o jovem médio no momento em que o próprio queria - e disse-o publicamente - sair para outros campeonatos.
Ter um jogador com vontade de sair do seu clube é mau para o próprio, para o grupo e para o clube. Transformar esse jogador num capitão de equipa ainda faz ainda pior.
Provavelmente João irá sair, outro Capitão surgirá e provavelmente será a antítese do que foi o seu antecessor. Esta mudança, marca definitivamente uma viragem de ciclo no clube. João Moutinho sabe-o bem. Seja qual for o seu futuro, desejo-lho toda a sorte do mundo. Se ficar no Sporting, desafio-o a efectuar uma grande época. Deve-nos isso. Aguardemos.
Em nota de rodapé, registo que a cada dia que passa, Costinha tem conquistado o meu apreço. Dá-me ideia de que temos Homem.