terça-feira, 15 de junho de 2010

Marco Caneira - Brincar com coisas sérias.

Marco Caneira, foi um jogador por quem sempre tive respeito. Nunca encheu as minhas medidas, mas pela seriedade, entrega, profissionalismo e até pela sua maturidade, foi um jogador que aprendi a respeitar. Na época 2006-2007, emprestado pelo Valência, Caneira fez uma grande época, jogou a central boa parte da época ao lado de Polga com quem manteve uma linha defensiva quase intransponível. Sempre disponível, cobriu o lado esquerdo e o direito da defesa e o seu regresso a Espanha, não sendo possível ao Sporting a sua aquisição, deixou a bancada de Alvalade (e Paulo Bento!) bastante triste. Todos afirmámos que na época seguinte, grande parte da "tremideira" defensiva que o clube sofreu se deveu à falta de Caneira. Todos (presumo) desejámos o seu regresso. E o Sporting fez-nos a vontade.

Marco
Caneira, formado nas escolas do Sporting fez em Fevereiro passado 31 anos. E depois de uma época irregular, com lesões pelo caminho, simplesmente eclipsou-se. Lesões, ausências, campanhas políticas pelo meio... e um total desprendimento a tudo o que aconteceu esta época. Simplesmente alheou-se de tudo... da saída de Paulo Bento, dos maus resultados da equipa, do conturbado dia a dia leonino. Caneira jogou pouco. Completou apenas 2 jogos na Liga. Participou em 7. Mas, sempre, muito longe do Marco Caneira que tanto elogiámos em 2006/2007.

Houve vários rumores que davam conta do seu desejo de abandonar o futebol no final desta época. Aliás essa foi a corrente que ia justificando o seu alheamento da época e até pouca atenção da massa associativa. Não compreendi. Ele, que para mim deveria ser a voz de comando no balneário, pela sua experiência, pelas suas
internacionalizações, pelo facto de ter jogado em 3 dos principais campeonatos europeus (Bordéus, Reggina e Valência) mas que, também, deu ar de ter passado ao lado de uma carreira mais consistente e provavelmente mais vistosa.

Em suma, não compreendo o que se passou com Marco
Caneira. Foi preciso assinar um contrato de 4 anos com o Sporting para simplesmente desaparecer? O Sporting passou a ser um passatempo na sua vida? A Academia passou a ser uma espécie de ginásio para manter a forma? Será que algum dia irei perceber o que se passou ou simplesmente Marco Caneira brinca com coisas sérias?

Que destino lhe daria? Dispensa. Ou há uma explicação séria para o que aconteceu, ou simplesmente não tem lugar no próximo plantel... o que parece já ter ouvido da boca do novo treinador.

Sem comentários: