sábado, 12 de junho de 2010

Daniel Carriço - A revelação do ano.

Daniel Carriço, defesa central, foi na minha opinião a única boa notícia do ano leonino. O central, formado na Academia Puma, foi na defesa o único elemento sempre esclarecido e na maioria dos jogos, foi ele mesmo quem assumiu o comando da defesa. Jogou em 25 dos 30 jogos, completando 23 e registando-se assim como o elemento da defesa mais regular.

Numa época muita difícil para as cores do nosso clube, é estranho eleger um elemento da defesa como a revelação do ano, mas efectivamente assim foi. Daniel Carriço é um jogador com raça, com força, com vontade de chegar longe. O seu metro e oitenta pode em alguns momentos ser pouco para um central mas ainda assim consegue ser um dos elementos que mais poder de elevação tem. Ao lado de Polga e Tonel, seria de esperar que Carriço demora-se a entrar na equipa, mas em virtude das lesões quer de Tonel, quer de Polga, conseguiu conquistar o seu espaço, brilhando em vários jogos, onde toda a equipa claudicou. É ainda imaturo na abordagem de alguns lances e demasiado ingénuo no confronto directo, caindo na ratoeira de adversários em busca de livres perigosos ou penaltis.

Olho para Daniel Carriço e vejo ali o futuro patrão da defesa Leonina e até um pilar da defesa numa futura selecção nacional. É um jogador com carisma, que respira Sporting e determinado a marcar uma nova era de defesas centrais. Precisa ao seu lado de um parceiro que o complete, lhe dê segurança e que tenha experiência e claro... de um guarda redes que saiba coordenar a linha defensiva, seguro e que esteja em total sintonia com os seus parceiros defensivos, o que me parece que Rui Patrício ainda não é.

Que destino lhe daria? Propunha uma renovação contratual com melhoria de salário e cláusula de rescisão. Terá lugar no 11 do Sporting de Paulo Sérgio e com possibilidade de se assumir como patrão da defesa e até quem sabe, candidato a ser um dos capitães leonino. Este jogador é muito importante para o futuro do Sporting, quer da equipa profissional, quer para a própria Academia.

Sem comentários: