domingo, 6 de junho de 2010

Tonel - Eclipse Futebolístico



Tonel, 30 anos, fez uma época muito abaixo das suas capacidades, oscilando o razoável com o muito fraco. É dono de um espírito lutador, mas na última época, talvez por contágio geral baixou a sua média de boas exibições. Nunca será um patrão da defesa, mas complementa bem uma dupla de centrais quando ao seu lado está um verdadeiro e completo central.

Nos 23 jogos que disputou para a Liga foi na minha opinião um jogador eclipsado, por vezes perdido, outras vezes a tentar chamar a si a responsabilidade da defesa. Mas quer com Polga, quer com Carriço, Tonel ficou-se sempre pelos meios termos mostrando ainda por diversas vezes falta de inspiração nos lances de ataque provenientes de livres e faltas que o levaram a falhar alguns golos, coisa que este ano até para Tonel foi uma raridade. A sua relação com Rui Patrício teve dias e infelizmente foram mais os dias maus que os bons.


A época ficou também marcada por uma excessiva lentidão do central, cujo não será inocente alguns problemas físicos e até de má preparação. Perdeu demasiados lances no ar, perdeu alguma da sua agressividade e mostrou um enorme desacerto nas marcações aos adversários em lances provenientes de cantos ou livres. Foram muitos os golos sofridos de forma infantil onde também Tonel não saiu ileso de responsabilidades. Uma época que prometeu ser das melhores da sua carreira acabou por ser uma época eclipsada, pautada por demasiados incidentes em campo que não o ajudam a garantir 100% lugar no plantel para a próxima época.


Que destino lhe daria? Tentaria colocá-lo num clube nacional, envolvido num negócio de compra de um outro jogador de maior interesse para o clube. Estaria na minha lista de dispensas. Os seus 30 anos garantem ainda 2 ou 3 épocas em pleno se existir vontade e força psicológica do jogador, mas a sua permanência no Sporting ainda não deu frutos e isso pode pesar negativamente se as coisas não correrem bem desde o início da próxima época.

Sem comentários: