sábado, 31 de outubro de 2009
Mais do que um simples jogo de futebol
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Ainda na ressaca de Guimarães.

Rui Patrício vai oscilando entre uma frieza e segurança total e depois em momentos esporádicos é de uma insegurança e ingenuidade total.
Abel... uma exibição péssima. Sem categoria, zero eficácia. Alguns desarmes à queima e pouco mais. Com a entrada de Pereirinha, pareceu perdido em determinados momentos do jogo.
Tonel... sem a calma e pulmão de outras épocas ainda mantém a espaços a incapacidade de sair a jogar. Passes longos, não acertou 1 e no alívio é... bola no mato que o jogo é do campeonato.
Carriço... foi dos jogadores mais esclarecidos em campo. Assume para mim o comando da defesa e está a cada jogo que disputa mais adulto e com melhor frieza na saída para o ataque. Sai a jogar com a bola o pé á procura de um companheiro pronto para a transição... mas encontra basicamente um meio campo parado e os pontas de lança muito longe.
Grimmi... tira a paciência a um santo. É só desarme e charuto para a frente. Não há um único movimento ofensivo. Um que seja.... nem tentativa para amostra.
Miguel Veloso... não estava lá. E quando apareceu foi simplesmente para aliviar a bola para zona proibida... golo do Guimarães.
João Moutinho... o golo na Letónia, mais o facto de ter sido considerado o melhor da semana europeia... não o ajudou a melhorar a sua forma. Longe, muito longe do Moutinho de 2005/2006. Na 2ª parte, a trinco foi mais timoneiro do meio campo, mas invariavelmente jogou devagar e com poucos rasgos de inspiração.
Vuk... sem profundidade, centros com demasiada força, timming de passe errado. Por vezes quer fazer tudo e nada faz. Sem o pulmão e a combatividade do ano passado, demasiado agarrado à lateral esquerda. O seu lugar é a ponta de lança ao lado de Liedson.
Matias... com tão fraca produtividade do colectivo, o artista tarda em aparecer. Não pega no jogo. Quando tenta mostra toque de bola e ideias para o ataque, mas quando a maquina emperra, não explode. O golo foi... uma lapso de razão.
Caicedo... um mau casting. Em Portugal não há espaço para jogadores como ele, que precisa de 2, 3 metros de espaço para o arranque. É uma espécie de Suazo mais bruto. Em Portugal com marcação em cima e 30 cm de espaço, nunca fará nada, a não ser ganhar bolas nas alturas. Rematou uma vez à baliza. Não percebe o futebol "portuguesinho". E irrita-se muito facilmente com a marcação cerrada.
Liedson... vê-lo na nossa área a cortar bolas e a pegar na transição defesa - ataque... é doloroso. Jogador a mais para uma equipa tão triste. Falha uma oportunidade que não costuma falhar e descobre um buraquinho na defesa contrária para inteligentemente oferecer o Golo a Matias. Imagino a amargura que vai dentro deste homem, por ver o seu Sporting praticar Zero futebol.
Pereirinha... mexeu com a equipa quando entrou e faltou mais bola nos seus pés e o apoio de Abel.
Postiga... tentou criar espaço para Liedson, mas depois falta onde realmente deve estar.
Saleiro... de jogo para jogo vai assumindo que quer ter mais presença na equipa. Tem um bom domínio de bola e só tem olhos para a baliza. Interessante.
Paulo Bento... passou a maior parte do jogo incrédulo com o que estava a assistir. Acho que o próprio não consegue por vezes compreender porque motivo pára o cérebro à maioria dos jogadores de verde. Honesto na análise ao jogo e a um fio de desistir contra tanta maré negra.
Resumindo, o jogo em Guimarães foi exactamente ao contrário do que se pedia. A vitória era o único objectivo. Com o empate do Braga e um Braga x Benfica neste Sábado, deveríamos ter ganho. A todo o custo. Foi uma desilusão profunda e constrangedora. Incompetência é a única justificação para o golo sofrido no minuto 93. Mas isto é futebol. O AC Milan, esteve até aos 90 minutos a ganhar 2 - 0 em Nápoles, e no mesmo minuto 90 o Nápoles marca 2 golos e faz o empate. Há dias assim.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
O Comboio já descarrilou...

terça-feira, 27 de outubro de 2009
Previsão Guimarães x Sporting

sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Um pontapé na crise.

(actualização): SIte da UEFA escolhe golo de João Moutinho como o melhor da jornada Europeia desta semana.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Vamos aos factos.

A Grande Vergonha...

quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Nova Página na História do Sporting.
sábado, 10 de outubro de 2009
O Monstro Precisa de Amigos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009
A Não Notícia.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Aguenta Paulo.

Agora, estamos na fase em que todos, ou quase todos, batem gratuitamente no ceguinho. Somos o bombo da festa.
O andor vermelho lá vai com o "Melhor Ataque no Mundo" in A Bola - 7/10/09 e nós somos os cabeçudos. E de quem é a culpa? Todos em coro: "Do Paulo Bento". Tudo o resto são "balelas". O melhor que pode acontecer para os adversários, especialmente os que seguem na procissão vermelha, é, para além de tudo nos correr mal, conseguirem rir da nossa discórdia interna sobre treinador, jogadores, presidente, dirigentes... tudo é mau e ao mesmo tempo bom para quem nos segue à distancia. A cereja no topo do bolo é termos um estádio meio vazio e meio...vazio, pois os que lá vão, vão pura e simplesmente afundar qualquer moral, qualquer pontinha de esperança em sair deste ciclo. Isso, meus amigos, faz a delícia das massas adeptas dos nossos adversários.
Eu - e muitos de vós - que o diga nos pequenos almoços, almoços e lanches durante a semana. A estocada final está para vir. Esfrega-se as mãos de contentamento. Não se vê a hora de rolarem cabeças, principalmente a do treinador. Quando isso acontecer prevejo um quase feriado nacional. Meia nação a rir e a desejar que entremos finalmente num dos clássicos ciclos anos 80 de troca de treinador de 3 em 3 meses e porque sabem que muitos poucos estarão na linha e fibra do Paulo na defesa dos interesses do nosso clube e que sem ele, dificilmente haverá outros treinadores que os façam passar pela humilhação de irem para o intervalo a ganhar 2 - 0 e saírem do estádio com 5 na pá.
A estabilidade incomoda. E muito! Instabilidade é o que se deseja aos adversários. Nós também somos assim. Gostamos de ver rolar cabeças nos outros clubes. Adoramos quando chegam os salvadores e são corridos a pontapé e a lenços brancos. Só existe uma diferença... nessa altura, se estivermos por cima, ninguém vai fazer capas com "A melhor defesa da Europa" como fomos à 3 anos e como no ano passado até bem perto do final da temporada fomos.
O veneno continua impregnado nas nossas veias e a cada dia que passa vejo mais enfraquecida a lucidez com que se deve encarar o presente e com que se deve acautelar o futuro.
Vou continuar a remar contra a maré, acreditando que está cada vez mais difícil. Hoje trago mais um exercício. Desafio, qualquer Sportinguista a apresentar aqui, estatísticas que comprovem que nos últimos 35 anos, houve um período de 4 anos consecutivos com melhores resultados (vitórias, empates e derrotas) em jogos oficiais. Ou seja, comparem o score do Paulo Bento nestes 4 anos com qualquer outro período no Sporting nos últimos 35 anos e digam-se se houve melhor período. Atenção, não estou a falar de títulos, taças e tacinhas... estou objectivamente a falar do somatório de jogos oficiais, vitórias, empates e derrotas.
Se aparecer um melhor período de 4 anos (mesmo com menos jogos disputados pois o Paulo nestes 4 anos já disputou oficialmente mais jogos do que em outra qualquer era do Sporting) eu juro que me calo em defesa do Paulo Bento.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Não podemos desistir...
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
...mas assim não!
A equipa respondeu... exactamente ao contrário.
Ganhámos, a jogar talvez o pior futebol desta época.
E era difícil jogar pior do que até aqui já tínhamos jogado.
Não entendo. A sério que, de jogo para jogo até ao Dragão, eu estava a acreditar que a equipa estava a crescer. Os automatismos estavam a regressar, mas ontem, contra o Hertha de Berlim, o Sporting fez um jogo... inenarrável.
Paulo Bento no flash interview da Sport TV assumiu todas as responsabilidades. Fez bem. Protegeu a equipa, mas... do ponto de vista dos que o defendem - como eu - começam a faltar argumentos para lutar contra os anti Paulo Bento. No entanto houve uma frase sintomática do Paulo que me deixou muito intrigado. Jogar na liga Europa tem que significar o mesmo que jogar na Liga dos Campeões para os jogadores. Ou seja, de acordo com estas palavras, sub entende-se que os jogadores do Sporting estão a jogar na Liga Europa conscientes de que não estão na Champions e por isso... desmotivam-se pois, nesta liga, os olheiros não são tantos e os contratos que daí podem ganhar serão sempre inferiores aos que poderiam fazer se estivessem na Champions. Ok, nada de mais nessa leitura, mas daí a jogarem como jogaram ontem é francamente mau. Para eles, para o treinador e para o clube. Mas, digo que este tema abordado ao de leve pelo Paulo Bento é sintomático por outro motivo ainda... é que pode demonstrar que a estrutura da SAD do clube não está a colocar pressão na equipa para darem o seu melhor em todas as frentes. Ou seja, manifestamente, o jogo de ontem, a forma como a equipa abordou esse jogo, é o espelho da actual ambição da estrutura da SAD. É muito preocupante este sinal.
Quanto ao jogo, entendo que o Paulo Bento armou bem a equipa. O desenho da equipa está a mudar. Se observarem atentamente... a espaços na equipa há cada vez mais um 4x4x2 clássico, e menos o losângulo.
Vi ontem o Vuk a pisar terrenos que não são os seus, e vi o Moutinho ao lado de Adrien por diversas vezes.
A linha defensiva com Tonel e Carriço mostrou que oferece mais segurança.
Com o galo ou pé frio que o Polga tem esta época ontem com certeza o resultado teria sido negativo.
Abel está a subir de forma, mas não consegue ainda fazer 90 minutos ao mesmo ritmo.
Adrien mostrou porque deve ser opção,sendo que teve falhas de passe incriveis na 2ª parte.
Liedson ontem não existiu.
Caicedo... tem que ter mais minutos nas pernas, mas padece ainda de falta de entrosamento com meio campo e Liedson.
Vuk... voltou ao lado esquerdo, entrou mais vezes pelo meio e... esforçou-se em defender mais do que o habitual.
Yannick falha sempre no último toque.
Grimmi tem que ganhar ritmo.
Veloso, tentou ser o mais esclarecido, mas foi ultrapassado pela inépcia da equipa.
Pereirinha... ainda longe da sua forma ideal.
Rui Patrício, o melhor do 11, novamente depois do jogo contra o Porto.
Mas, muito pobre a equipa a encarar o jogo.
Uma 2ª parte horrível... desânimo geral, na equipa, no relvado, nas bancadas... que ambiente de merda.
Mas será que não conseguimos melhor que isto?
Falta o jogo com o Belém.
Já não peço nada para além da vitória.
Venham rapidamente as 2 semanas de paragem para ver se é possível um restart à época.
Saldam-se por agora os 6 pontos no grupo, sendo que estamos com 4 pontos de vantagem dos adversários directos e... no meio disto tudo... este ano ainda não perdemos um jogo oficial nas competições da UEFA.
A remate deste post quero ainda acrescentar que é inadmissível este relvado de Alvalade. Como se tudo já não bastasse... o retângulo de jogo de Alvalade parece novamente um batatal. Terminámos a época passada com um tapete excelente. Mais um concerto... mais um novo tapete aplicado em pleno Verão e a história repete-se... deu pantâno outra vez. O que é que se vai fazer? Aproveitar a paragem no Natal para voltar a trocar de tapete, ou vão aproveitar quase 1 mês sem jogos em Alvalade depois de Domingo para fazer alguma coisa?
O relvado do Santiago Barnabéu... já viram bem a qualidade daquele tapete? E dos artistas que o pisam?
Queremos nós cumprir o sonho do fundador "Tão Grande como os maiores da Europa"... o desgraçado deve estar a dar voltas na urna.