segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Grande Vergonha...



...que nós, sportinguistas devemos sentir, é ter um estádio com 6 anos e que já conta com meia dúzia de relvados.
É de uma pobreza extrema ver um jogo de futebol com um relvado no estado em que se encontra o de Alvalade. Julgo mesmo, que actualmente é um dos piores da Liga Sagres e provavelmente um dos piores da Liga Europa. Sinto-me por isso envergonhado.
Paulo Bento tem razão. Em 4 anos como treinador... são 4 relvados. E num estádio onde não se treina, onde esta época ainda só teve 8 ou 9 jogos disputados. Pior ainda... sem chuvas - facto que a partir desta semana será uma constante.
É suposto uma equipa ganhar confiança em casa, disputar bons jogos, agarrar o público, mas, com o relvado naquelas condições é impossível e só ajuda ao afundar ainda mais a depressão psicológica que a massa adepta enfrenta esta época.
O ano passado, o relvado foi trocado. Terminámos a época com o piso em excelentes condições. Depois concerto dos AC/DC... e mais um relvado em mau estado pelo 3º ano consecutivo no início da época.
Para um clube com as aspirações do Sporting é mau. Muito mau. De acordo com a empresa, motivo pelo agravamento das condições do relvado deve-se às temperaturas mais altas sentidas neste Outono. Mas a pergunta é... E então nos restantes estádios? O Dragão e a Luz apresentam um relvado digno de um clube Europeu. E ao que parece... as temperaturas são idênticas em qualquer um deles.
A questão de fundo passa pela realização de concertos em Alvalade. O peso do público ao nível do relvado com a pressão exercida, causa para a compactação do solo. Facto que depois limita a respiração do mesmo e a eficaz drenagem das regas. A água não entra no subsolo, ficando à superfície e evaporando sem que penetre no subsolo, com a agravante de que a água da rega ficando à superfície aquece no processo de evaporação e quando este aquecimento se dá... criamos o efeito "cozedura" da relva o que praticamente mata qualquer esperança na recuperação do relvado.
Se notarem, é exactamente na faixa onde mais tempo o sol bate que o estado do terreno está impróprio para a prática do futebol. E é nessa mesma zona que se dá este fenómeno.
Não estou aqui a justificar que é por causa do relvado que este ano o Sporting tem jogado miseravelmente. Nem é por certo o estado do terreno que condiciona a táctica do Paulo Bento. Mas, no meio de tantos sintomas enervantes - para a qual nós, massa adepta, contribuímos - este é só mais um.
As últimas notícias dão conta de que o relvado não vai ser substituído. A partir de amanhã começa a época das chuvas. Se não houver melhorias, querem apostar que vamos jogar ao Restelo para a Liga Europa antes do Natal?
É sobre este assunto que a pressão dos adeptos deve incidir imediatamente. É uma grande vergonha!

1 comentário:

Gil disse...

Boas,

Se quem "manda" no relvado deixasse uma empresa em condições fazer o seu trabalho, fazer todos os trabalhos que um relvado precisa, não estavam a mudar de relvados todos os anos. Não estou a dizer mal da empresa que actualmente esta a fazer a manutenção, mas certeza que deve de haver melhor cá no nosso Portugal (sim, eu sei que a actual é Portuguesa).
Já pensaram mudar a mentalidade de quem é responsável pelo relvado?
Já vi em outros paises, com mais chuva, fazerem operações de manutenção horas antes dos jogos e os resultados são bons.
Agora fiquem a pensar onde esta o erro....