quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ainda na ressaca de Guimarães.



Depois de rever o jogo de Guimarães, com a cabeça fria e conhecendo resignadamente o resultado final, tenho que reconhecer que... provavelmente o Sporting praticou ali o pior futebol que já se viu esta época nos jogos televisionados referentes á Liga Sagres.
A primeira parte do Sporting é digna de constar na história do clube como uma das piores de sempre do séc. XXI.
Desinspirada, sem força, sem pressão, com a bola a ser tratada de uma forma pelo nosso 11 como qualquer equipa de bancários que se junta uma vez por ano para o jogo solteiros contra casados. Enfim, de uma tristeza, profunda e muito... muito amarga. Vamos por partes.

Rui Patrício vai oscilando entre uma frieza e segurança total e depois em momentos esporádicos é de uma insegurança e ingenuidade total.

Abel... uma exibição péssima. Sem categoria, zero eficácia. Alguns desarmes à queima e pouco mais. Com a entrada de Pereirinha, pareceu perdido em determinados momentos do jogo.

Tonel... sem a calma e pulmão de outras épocas ainda mantém a espaços a incapacidade de sair a jogar. Passes longos, não acertou 1 e no alívio é... bola no mato que o jogo é do campeonato.

Carriço... foi dos jogadores mais esclarecidos em campo. Assume para mim o comando da defesa e está a cada jogo que disputa mais adulto e com melhor frieza na saída para o ataque. Sai a jogar com a bola o pé á procura de um companheiro pronto para a transição... mas encontra basicamente um meio campo parado e os pontas de lança muito longe.

Grimmi... tira a paciência a um santo. É só desarme e charuto para a frente. Não há um único movimento ofensivo. Um que seja.... nem tentativa para amostra.

Miguel Veloso... não estava lá. E quando apareceu foi simplesmente para aliviar a bola para zona proibida... golo do Guimarães.

João Moutinho... o golo na Letónia, mais o facto de ter sido considerado o melhor da semana europeia... não o ajudou a melhorar a sua forma. Longe, muito longe do Moutinho de 2005/2006. Na 2ª parte, a trinco foi mais timoneiro do meio campo, mas invariavelmente jogou devagar e com poucos rasgos de inspiração.

Vuk... sem profundidade, centros com demasiada força, timming de passe errado. Por vezes quer fazer tudo e nada faz. Sem o pulmão e a combatividade do ano passado, demasiado agarrado à lateral esquerda. O seu lugar é a ponta de lança ao lado de Liedson.

Matias... com tão fraca produtividade do colectivo, o artista tarda em aparecer. Não pega no jogo. Quando tenta mostra toque de bola e ideias para o ataque, mas quando a maquina emperra, não explode. O golo foi... uma lapso de razão.

Caicedo... um mau casting. Em Portugal não há espaço para jogadores como ele, que precisa de 2, 3 metros de espaço para o arranque. É uma espécie de Suazo mais bruto. Em Portugal com marcação em cima e 30 cm de espaço, nunca fará nada, a não ser ganhar bolas nas alturas. Rematou uma vez à baliza. Não percebe o futebol "portuguesinho". E irrita-se muito facilmente com a marcação cerrada.

Liedson... vê-lo na nossa área a cortar bolas e a pegar na transição defesa - ataque... é doloroso. Jogador a mais para uma equipa tão triste. Falha uma oportunidade que não costuma falhar e descobre um buraquinho na defesa contrária para inteligentemente oferecer o Golo a Matias. Imagino a amargura que vai dentro deste homem, por ver o seu Sporting praticar Zero futebol.

Pereirinha... mexeu com a equipa quando entrou e faltou mais bola nos seus pés e o apoio de Abel.

Postiga... tentou criar espaço para Liedson, mas depois falta onde realmente deve estar.

Saleiro... de jogo para jogo vai assumindo que quer ter mais presença na equipa. Tem um bom domínio de bola e só tem olhos para a baliza. Interessante.

Paulo Bento... passou a maior parte do jogo incrédulo com o que estava a assistir. Acho que o próprio não consegue por vezes compreender porque motivo pára o cérebro à maioria dos jogadores de verde. Honesto na análise ao jogo e a um fio de desistir contra tanta maré negra.

Resumindo, o jogo em Guimarães foi exactamente ao contrário do que se pedia. A vitória era o único objectivo. Com o empate do Braga e um Braga x Benfica neste Sábado, deveríamos ter ganho. A todo o custo. Foi uma desilusão profunda e constrangedora. Incompetência é a única justificação para o golo sofrido no minuto 93. Mas isto é futebol. O AC Milan, esteve até aos 90 minutos a ganhar 2 - 0 em Nápoles, e no mesmo minuto 90 o Nápoles marca 2 golos e faz o empate. Há dias assim.

Sem comentários: