sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Um pontapé na crise.


(actualização): SIte da UEFA escolhe golo de João Moutinho como o melhor da jornada Europeia desta semana.

João Moutinho, capitão, peça chave na estratégia Paulo Bento, tem esta época apresentado índices baixos de forma, ânimo e concretização. Não se pode exigir que o jogador que mais jogos disputou e que mais minutos tem nas pernas nestes quatro anos de Paulo bento esteja sempre na máxima força. Daí, até se compreende, que grande parte da massa adepta do Sporting tem, de alguma forma, perdoado a menor incidência de Moutinho no jogo do Sporting.
Não falta também quem aponte a culpa a Paulo Bento pelo menor rendimento do capitão nesta época... mas também é natural que assim seja, não fosse o Paulo, o culpado de todos os males que caem sobre o Sporting. Aliás, para os que apontam o dedo (ou os lenços brancos) ao treinador, também é culpado do magnifico golo que Moutinho marcou na Letónia. É que se não fosse esse golo, "as facas" estavam afiadas e prontas a atacar.
Durante o jogo, cheguei a ler em alguns fóruns, os incendiários do costume a escreverem... "vamos ao aeroporto insultar estes chulos" etc, etc, etc.
O que é um facto, é que se existe um momento em que precisamos de um Capitão à altura dos pergaminhos da história do Sporting, esse momento é agora. Moutinho, tem que pegar neste golo e sugar-lhe toda a moral possível para que este golo signifique um pontapé na crise. Moutinho tem que acreditar e tem que fazer os restantes acreditar. Moutinho tem que puxar pelo balneário e pela bancada. Moutinho tem que representar neste momento a fé perdida de uma grande massa adepta do clube. Moutinho tem que acreditar mais... em si mesmo. Acreditar com a mesma convicção com que chutou à baliza naquele grande golo.
O Sporting ganhou. Tem 3 jogos e 3 vitórias na Liga Europa. Basta vencer daquei a 15 dias o FK Ventspils e fica com o apuramento feito para os 16 avos de final, em 1º lugar, evitando assim as trutas que vêem da Champions. Mais importante ainda, pode concentrar-se até Fevereiro nas competições internas... e bem que precisa.
Paulo Bento, fez o 7º jogo consecutivo na Europa sem perder - um recorde na história do Sporting - na semana em que completou 4 anos como treinador principal. A juntar a isso continua sem perder um único jogo na Taça de Portugal e Taça da Liga nos 90 e 120 minutos de cada jogo disputado.
No campeonato, temos uma deslocação difícil a Guimarães na próxima 3ª feira. É mais uma final. As perguntas lógicas no momento são: Que Sporting teremos em Guimarães? O mesmo que nos têm brindado ao longo desta época, ou um Sporting mais próximo do que todos nós ambicionamos?
Até lá...uns vão continuar a malhar no Paulo Bento, outros vão continuar a defendê-lo (eu inclusive!). Nunca vi sócios e adeptos tão divididos nos meus 36 anos de Sporting. Vamos ver quando é que se dá o estoiro... para um lado ou para o outro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Espero que na proxima epoca o sporting contrate jogadores capazes de acrescentar qualidade ao plantel , jogadores como : João Guilheme(CSMaritimo) , João Pereira(SBraga) , Mitroglu(Olimpiakos) ou Carlão(ULeiria) , e mais um medio ala