sábado, 31 de outubro de 2009

Mais do que um simples jogo de futebol

No Domingo lá estarei.
Para apoiar a equipa. Neste momento, o que mais interessa é... apoiar a equipa. Os 90 minutos. A jogar mal, sem golos... mas com o nosso apoio. No final da partida, logicamente haverá ou aplausos ou apupos. Mas, no Domingo, mais do que um simples jogo de futebol, iremos assistir a um estádio que vai medir forças. Os que apoiam a equipa e os que querem enterrar a equipa, o treinador, a direcção e se for preciso o Paulinho Roupeiro.
E, tenho a certeza, que uma vez mais, as atenções estarão mais viradas para as bancadas do que para o relvado. Numa atitude de puro realismo, a Juve Leo já marcou a sua posição: Vão apoiar a equipa durante os 90 minutos. É um "tiro" em todos aqueles que pretendem provocar uma crucificação pública no próximo Domingo. Admiravelmente, sei também que a Associação de Adeptos Sportinguistas não se irá manifestar contra a equipa durante o jogo. E... Sá Pinto já veio dar o mote: mais do que nunca é preciso apoiar a equipa.
Oiço, para surpresa minha, muitos anónimos a assumirem frieza neste momento e a afirmarem convictamente que dão o seu apoio à equipa e a Paulo Bento.
Ernesto Ferreira da Silva, um dos grandes Sportinguistas do nosso tempo assume também que é preciso estar do lado da equipa e técnicos. Assume também a sua opinião de que Paulo Bento não é o problema, faz sim parte da solução.
Ou seja, pelo menos haverá quem no Domingo vá ao estádio para puxar pelos nossos, ao contrário de alguns dos nossos que irão ao estádio para puxar pelos outros. Irá ser por isso, tudo, menos um Domingo qualquer.
Já escrevi anteriormente, que de acordo com a tradição dos últimos treinadores, Paulo Bento, irá sentar-se pela última vez no banco do Sporting. Tenho honestamente pena que assim seja... para mim, ele também não é o problema, mas sim parte da solução. A esta hora tenho alguns colegas sportinguistas que me dizem que vão estar no estádio para olhar os rostos de quem apoia Paulo Bento e quem quer a sua cabeça.
Eu vou respondendo que, não é importante ver os rostos das bancadas de quem é contra ou a favor de Paulo Bento. Importante seria conhecer os rostos dos verdadeiros responsáveis por estes 7 anos de terrorismo psicológico dentro do Sporting. Esses, a quem devíamos confrontar, não vão estar no estádio no Domingo. Querem assistir no conforto do seu sofá, ao anunciado circo que está a ser montado.
RTP, TVI e SIC, vão montar meios técnicos para longos directos, adivinhando que, depois do jogo, haverá uma noite inquisidora e de fogueiras prontas a queimar o elo mais fraco.
Se houver um pingo de justiça no futebol - ao que parece esta semana houve muita em Guimarães - o Sporting vai ganhar no Domingo de forma convincente e a equipa será aplaudida no final do jogo por todos de pé no Estádio, e Paulo Bento, poderá dar uma guinada no seu destino. Já falhou recentemente umas quantas oportunidades e está ciente que provavelmente Domingo tem a última.
Mais do que um simples jogo de futebol, no Domingo em Alvalade joga-se muito do destino do Sporting.
Lá estarei a puxar pela equipa, treinador e adeptos.

Sem comentários: