segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Não podemos desistir...


Não podemos deixar de lutar.
Não podemos deixar de acreditar.
É preciso reagir.
Sejamos honestos. Isto não está fácil. Não vai ser fácil. Estamos com o orgulho ferido. Sócios, adeptos, jogadores, treinadores.
O primeiro terço da época foi desastroso. Não acredito que haja alguém no nosso universo que não esteja minimamente preocupado com o destino que esta época pode levar.
Pausa.
São 3 semanas para acalmar os ânimos, para repensar a época. O campeonato, dizem alguns está arrumado. As outras 3 competições ainda não começaram - a Liga Europa sim, mas ainda longe dos jogos a doer. Sendo assim, será necessário nos próximos dias o Presidente JE Bettencourt vir explicar que medidas vais tomar para que a época não seja uma tortura para todos nós. Se há um momento em que tem de haver um murro na mesa, esse momento é hoje, é agora.
Eu assumo o que vou dizer. O campeonato não está arrumado. Nenhum candidato ao título pode perdê-lo à 7ª jornada. Com ou sem Paulo Bento, não podemos deitar a toalha ao chão. Não podemos transmitir aos jogadores que a época está arrumada. Temos de os ajudar a recuperar a sua auto-estima.
Tenho dito sempre que o Paulo Bento não é o problema. Ontem saí de Alvalade em brasa... e com o temperamento incendiado o suficiente para reconhecer que eu tinha esgotado todos os argumentos a favor do Paulo. Mas depois de rever o jogo, as circunstancias do mesmo e enquadrar este jogo com o que tem sido o rumo desta época. Depois de reflectir continuo a acreditar que o treinador não é o principal problema... mas qual é o principal problema?
Todas as evidências são claras. A equipa não está a jogar um corno. A culpa clássica é de quem a treina. Ou seja, o suspeito do costume. Para 80% da massa adepta do Sporting é claro quem é o culpado desta situação.
Para os restantes 20% começa cada vez a ser mais difícil separar o trigo do joio. E a expectativa reside em como estaremos no próximo dia 27 em Guimarães? Mais fortes? Na mesma? Pior? Com outro treinador? Com outra atitude?
Eu desejo muito que pelo menos estejamos apenas focados num só objectivo: ganhar! E para isso é necessário por mãos à obra e, doa a quem doer, encontrar as soluções certas para resolver este imbróglio.
Objectivamente, eu pegava na equipa... e partia com ela para um estágio fora de Portugal, por 6 ou 7 dias.
Um restart profundo neste momento é o que de melhor podíamos fazer. Todos.
A terminar... quero dizer que apesar de todas as nuances, nós, sportinguistas, não merecemos a forma como correu os primeiros 3 meses desta época. Os pedidos de desculpa dos jogadores são patéticos, porque não queremos desculpas. Queremos vitórias, e quando elas não existem, queremos que honrem a camisola que vestem e nestes últimos 3 meses... nem uma coisa nem outra.

Sem comentários: