terça-feira, 27 de outubro de 2009

Previsão Guimarães x Sporting




Daqui a pouco mais de hora e meia começa em Guimarães um jogo fulcral na presente caminhada do Sporting na Liga Sagres 09/10.


As expectativas da maioria de adeptos que tenho observado são muito baixas. Compreendo, mas tenho pena que assim seja. O baixar de expectativas é lógico pelo pouco futebol que a equipa pratica, mas também é necessário dizer que em qualquer jogo do Sporting as expectativas têm de estar elevadas numa só perspectiva: A Vitória.


O jogo de hoje não será fácil à partida. Por mais amarga que esteja a ser a época do Vitória de Guimarães, a troca de Vingada por Paulo Sérgio pode representar um forte índice motivacional que pode complicar a vida ao Sporting. A equipa de hoje não deverá andar longe da equipa apresentada na Letónia. Rui Patrício, Abel, Tonel e Carriço, Grimmi, Veloso, Moutinho, Vuckcevic, Matias, Caicedo e Liedson... e é no nosso goleador que recaem as minhas esperanças esta noite.


O Vitória vai querer mostrar serviço. Vai tentar numa fase inicial empurrar o Sporting para o seu meio campo, o que permite a abertura de espaços no meio campo dos vimaranenses e, se tal acontecer, estão criadas as condições para o triângulo Vuk, Matias e Liedson hoje fazer estragos na defesa contrária. Quanto a Caicedo, ainda é para mim uma incógnita. Hoje, por via do pendor mais equilibrado do jogo e pela maior abertura de espaços - pois não acredito que o Paulo Sérgio jogue com o Guimarães no mesmo sistema defensivo que defrontou o Sporting em Alvalade à pouco mais de 1 mês, onde praticamente colocou um camião de transportes especiais à frente da grande área - Caicedo pode eventualmente encontrar um cenário parecido com o que o fez brilhar no City em alguns jogos da época passada.


Não tenho a certeza sobre o desfecho final do resultado. Tenho a certeza porém que, seja qual for o resultado, Paulo Bento não sai, a discussão entre adeptos manter-se-á, o relvado em Alvalade ao que me dizem não mostra melhorias suficientes, os jornais continuarão a levar ao colo o Bom Jesus até Braga... e, para a maioria de Sportinguistas esta época já ardeu.
O que pode mudar este estado de espírito nas próximas horas?

Sem comentários: