segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Não há lógica no futebol.



Ontem lá estive, em Alvalade, numa noite onde nada do que se passou teve lógica. Jogo jogado, resultado 1-1, empate, entre Sporting e Marítimo.

Começamos pelo público. 23 Mil nas bancadas num jogo onde, de acordo com alguns meios poderia não ter mais de 10 mil espectadores. Não é muito, mas meia casa nesta fase do Sporting não era lógico.

Depois, a lição dada pela massa adepta, claques inclusive, que puxaram desde o minuto zero até ao minuto 92 pela equipa como se estivessemos em 1ºlugar. Há lógica neste comportamento? Não! O lógico seria a equipa ser presenteada ao longo da partida com um coro de contestação. Não foi pelo público que o Sporting não ganhou.

Resultado do jogo é lógico? Não! O Sporting merecia ter ganho pela simples razão de que dispôs de mais oportunidades para o fazer.

Marítimo rematou 2 vezes à baliza de Rui Patrício. No 2º remate, de todo ilógico, Manu, marca um golo de antologia. Mais um em Alvalade. Do TOP 5 dos melhores golos desta época 4 são em Alvalade. 3 pelos nossos adversários - Braga, Olhanense e agora Marítimo. O 4º é de Djálo frente ao Braga.

Contra a maioria das expectativas, e a lógica instalada, o Sporting terá feito os 90 minutos mais consistentes da época a seguir ao jogo da Fiorentina em Alvalade. O futebol praticado não foi bom, nem perto disso, mas o querer, a ansiedade e a entrega dos jogadores colocou o Sporting no caminho de uma vitória difícil, traída por um charuto em forma de centro que entrou nas redes do incrédulo Patrício. Aquele remate de Manu não tinha defesa possível em qualquer estádio do mundo.

Depois, o Sporting carregou, o que também não tem lógica, uma vez que com aquele golo e com todas as incidências desta época me parecia lógico que a equipa baixasse os braços e aguardasse pelos desígnios da sorte e do azar. Mas, a equipa, sem serenidade e bom futebol é certo, atirou-se à baliza do Marítimo como nunca o havia feito em nenhum jogo esta época. Não seguiu a lógica!

Mas... se até aqui nada era lógico na noite de ontem o melhor ainda estava para vir. Paulo Bento coloca 4 avançados em campo numa espécie de 3x3x4 (se é que esta estratégia existe!). Nunca tinha visto o Paulo fazer um pushing final desta forma. A lógica teria sido trocar Postiga por Caicedo. Paulo Bento fugiu à sua (irritante para muitos) lógica.

Mas o chavão de que não existe lógica no futebol não podia estar mais certo confrontado com o que se passou a seguir em Alvalade. Caicedo fica cara a cara com Pessanha a pouco mais de 10 metros da baliza sem ninguém a importuná-lo e pela lógica seria golo claro. O que aconteceu foi um falhanço clamoroso que incendiou as bancadas. Aquele momento em que a bola bate no poste foi a faísca para o que, pela lógica, se seguiria a partir dali.

Ficámos nas bancadas pouco mais de 2 ou 3 dezenas de adeptos a olhar para o relvado e a ouvir a Juve cantar "Querem acabar de vez com a nossa paixão". Estavam abertas as hostilidades para a noite que se seguiria. Saí do estádio ouvindo adeptos e sócios resignados de que Paulo Bento tinha chegado ao fim.

Pela lógica - principalmente a nossa de à muitos anos a esta parte - Paulo Bento sairia ontem à noite. A conferência de imprensa demorava a acontecer. No flash Interview Bento deixava a porta aberta à sua saída.

Mas, mais uma vez... fugimos à lógica. Entram no auditório Paulo Bento acompanhado de toda a estrutura da SAD. Era o sinal mais evidente que era chegado o (aguardado) momento. Aquele ambiente era uma repetição do que tinha acontecido a Peseiro. Os jornalistas que se encontravam na sala já davam por adquirida a demissão de Paulo Bento. Mas... uma vez mais, não houve lógica: "Amanhã dou treino de certeza!" afirmava Bento com convicção. De tal forma que até eu fiquei surpreendido. Lá fora, as claques até ali estavam firmemente determinadas em fazer ouvir a sua voz, ficaram entorpecidas com as palavras de Bento. Foram apanhadas pela maré ilógica da noite. Arrumaram a trouxa e foram para casa sem compreender muito bem o que se estava a passar.

Perante um quadro tão estranho, tive dificuldades em tirar ilações sobre o que aconteceu ontem em Alvalade. Mas não poderia ficar mais estranho quando recebo a notícia de que praticamente todo plantel disponível ficou no balneário até ao fim da conferência de imprensa de Paulo Bento, recebendo depois o treinador o apoio da equipa. Moutinho, capitão foi o porta voz do grupo assumindo a responsabilidade pelo empate e faz esta afirmação... que tem tudo menos lógica "Sem ele [Paulo Bento] o clube perderia tudo!"

Agora, digam-me, há alguma lógica no futebol? Em muitos anos de Sporting e de futebol, nunca vi um clube com uma noite tão estranha onde tudo o que se previa foi completamente arrasado por uma cadeia de acontecimentos invulgares.

O que ganhará o Sporting com este quadro? Honestamente não sei. Tranquilidade? Auto-estima? Confiança? Futebol? Títulos?... não sei. Os próximos dias com certeza darão sinais do que virá por aí. Por agora, fica só a única frase que ontem teve lógica em tudo o que se disse e se assistiu: "Tenho estrutura para aguentar, de outra forma não estaria aqui!" - rematou Paulo Bento, aludindo provavelmente a todos os seus antecessores que perante uma noite como a de ontem não resistiram. Temos homem! Teremos treinador? ...não há lógica possível para responder a esta questão.

E o que ficaram a pensar "os ratos" nos corredores de Alvalade?

Sem comentários: