quinta-feira, 18 de março de 2010

Atlético Madrid - 2º Acto.


Hoje é noite europeia em Alvalade. E daquelas que fazem regressar aquele sentimento de noite especial. Estádio praticamente cheio, aperitivos da calçada ao almoço, romaria a tarde inteira e... 90 minutos - ou 120! - de futebol. Há fé? Sim. Seria hipócrita se dissesse que não. O Sporting está neste momento na sua melhor fase futebolística da época. O Atlético de Madrid é uma equipa ofensivamente perigosa, mas ao alcance do Sporting.

No entanto, sublinho, que este não é o jogo de uma época. É apenas mais um jogo numa época que há muito já fechou para balanço. Ou seja, a pressão não pode estar do nosso lado. Estamos a jogar à Bola, e bem, mas nada mais podemos fazer do que nos divertir-mos a jogar. O não haver pressão liberta taxativamente a equipa de qualquer bloqueio e leva-a a encarar jogo a jogo tranquilamente. Hoje, num aparente estado de euforia da massa adepta - que esta época ainda não se tinha feito sentir - o Sporting tem mais um jogo para provar que esta desastrosa época não passou de um lamentável equívoco. Mas tem de o fazer na mesma linha que o levou a ganhar categoricamente os últimos 4 jogos. Sem pressão. E teremos assim meio caminho percorrido para ultrapassar o Atlético.

Mas ao mesmo tempo, caso sejamos eliminados - o que também será natural - não podemos cair de imediato novamente na depressão. Devemos sim, confiar de que a próxima época está a ser preparada ao detalhe, de forma inteligente e com uma visão de futuro. A derrota de hoje, a existir, não acrescenta, nem retira, mais nada ao que já foi dito, escrito e reflectido sobre esta época. Ninguém esperava a eliminação do Everton. Ganhámos categoricamente e ficámos meio atordoados com o empenho e classe demonstrada nesse jogo. Acredito que dificilmente jogaremos mal hoje. Mas hoje todos esperam a vitória frente aos Madrilenos. E a coisa pode não correr totalmente de feição. Se assim for... não vamos ficar deprimidos, ok? Caso a vitória nos sorria, teremos uma noite para festejar - das poucas esta época - mas daí a pensar já em Hamburgo vai... uma enoooooorme distância.

Desejo a passagem aos 4ºs de final. Acredito que é possível e que a jogar o futebol que sabemos vai ser de uma forma bonita, mas, do outro lado está um Atlético igualmente esquizófrenico - é capaz do melhor e do pior. Tem um ataque que inspirado faz desgraças - e nós hoje vamos jogar com uma defesa possilvelmente de recurso.

Na minha opinião, devemos entrar em campo com o mesmo sistema que entrámos frente ao Guimarães - 4x1x3x2 - com o meio campo em losângulo de predominantemente ofensivo. Isso pode dar aso aos espanhóis marcarem golos, mas nós desta forma vamos marcar mais. Apostava num 11 com a seguinte linha: Rui Patrício, Pedro Silva, Caneira e Polga, Abel + Pedro Mendes + Miguel Veloso, João Moutinho e Ismailov + Saleiro e Liedson. Se Carriço estiver em condições, deve alinhar no 11 inicial no lugar de Caneira, que estará por agora completamente fora de ritmo. Há também a possibilidade de Veloso jogar a defesa esquerdo, no lugar de Pedro Silva e a entrada de Matias para o meio campo. Mas, há Vuk e Pereirinha no banco para dar soluções. Mas, insisto com Pedro Silva no 11 inicial pelo seguinte - Quique colocará Reys na esquerda.Reys que por sua vez tentará inicialmente arrancar amarelos ao seu oponente. Nessa matéria, Pedro Silva é irresistível... amarelo na primeira parte na certa. O que levará depois Carvalhal a mexer e a fazer recuar Veloso para aquela posição por forma a levar também o seu amarelo da ordem - novamente provocado por Reys. Na outra ala, teremos Simão Saborosa frente a Abel. Na primeira mão Abel levou claramente a melhor. E hoje? Depende de Simão. Mas aposto na colocação de Ismailov no corredor direito para auxiliar Abel. Estas são as minhas preocupações. Evitar a todo o custo livres na frente da área Leonina. Simão... vocês sabem... não costuma falhar muito em livres marcados de certas posições.

Na frente é necessário um Saleiro muito disponível fisicamente. Terá de estar em sintonia perfeita com Liedson e Moutinho. Jogar ao primeiro toque, com passe e desmarca, passe de ruptura, tentar colocar a bola nas costas da defesa espanhola e com Ismailov a tentar arrancar também livres à entrada área do Atlético no corredor direito para que... Veloso responda na mesma moeda.

Este, será um jogo de golos. Resta saber quem vai marcar mais... terá de ser uma grande festa e se perdermos, paciência, não se pode exigir mais nas actuais condições. Quero é ver a evoluir e a honrar a camisola. Se o fizerem já ficarei feliz.

Vamos a eles!!!

Sem comentários: