terça-feira, 9 de março de 2010

Belenenses 0 - Sporting 4: Aperitivo para Madrid



Liga Sagres - 22ª Jornada

Em Belém, o Sporting cumpriu a sua obrigação, vencendo o último classificado, de forma eficaz, com Liedson a marcar pela primeira vez num jogo ao serviço do Sporting 4 golos.

O último jogador que o havia conseguido em Portugal também foi do Sporting e chama-se Carlos Bueño. Lembram-se? 4 golos em 15 minutos contra o Nacional em Alvalade.

Bom, mas relativamente a este jogo há algumas considerações a fazer. Desde logo a forma como a equipa geriu esforço e o jogo desde o apito inicial. Carlos Carvalhal apostou no 11 que lhe deu as 2 vitórias anteriores - Everton e Porto - e apostou também no mesmo sistema táctico dos mesmos 2 jogos. 4x2x3x1, com as peças dispostas da mesma forma. Grimmi, Tonel, Polga e Abel na linha defensiva, Pedro Mendes e Veloso a trinco, Ismailov, Moutinho e Yannick numa linha mais adiantada de moei campo e Liedson na frente... sozinho. Ora, se este sistema proporcionou 2 bons jogos contra 2 equipas que dão espaço e jogam o jogo pelo jogo - o mesmo já havia acontecido contra o Benfica em Alvalade para a Liga - em Belém, provou-se que o Sporting contra clubes que jogam para o pontinho, não pode jogar da mesma maneira, deixando na frente Liedson encaixado no meio de 2 ou 3 centrais mais 2 trincos. É difícil ao Sporting conseguir produzir oportunidades e golos de forma clara e continuada neste sistema.

Carvalhal também percebeu isso e ao intervalo, por força da lesão de Yannick, mudou o esquema e lançou Saleiro em campo.Esta mexida foi suficiente para que as primeiras oportunidades aparecessem logo nos primeiros minutos da 2ª parte. O Golo aparece aos 60 minutos e era uma questão de tempo até surgir o 2º golo. Acabaram por ser 4, de Liedson, sendo um 5º golo mal anulado a João Moutinho, que de calcanhar marcou um grande golo não sancionado. No sistema de 4x1x3x2, o Sporting ganha claramente no jogo ofensivo e vê as possibilidades aumentarem de abrir as defesas contrárias com 2 pontas de lança móveis como são Liedson e Saleiro.

No entanto, retiro deste jogo um facto importante... a frescura psicológica. Isso nota-se nas movimentações individuais, nos gestos dos jogadores e na forma como encaram cada disputa de bola. Até mesmo pela forma como a equipa festejou os golos e a alegria nítida de Liedson inspiram confiança para o que nos resta desta época.

A saída de Ismailov para a entrada de Matias em jogo, foi também positivamente conseguida, uma vez que dando descanso a Ismailov, Matias conseguiu dilacerar ainda mais a já frágil defesa do Belenenses.

3 jogos a marcar golos sem sofrer é positivo. E este jogo foi para mim um aperitivo do que se pode seguir em Madrid nesta quinta feira. Jogo, onde o importante é não sofrer golos, se possível marcar.

A equipa parece ter empurrado para trás das costas o mau momento de Fevereiro e agora parece objectivamente determinada em fazer boa figura na Liga Europa e segurar tranquilamente o... 4º lugar. E para isso será importante ganhar no próximo Domingo ao Vitória de Guimarães.

Carvalhal está com a equipa, apesar de tudo o que se vai dizendo sobre a sua situação em Alvalade e da forma como a SAD tem tratado - supostamente - o dossier da nova equipa técnica.

Notas positivas deste jogo - os 4 golos. Liedson de volta aos golos. Exibição positiva e inteligente, quer na gestão de esforço, quer no controlo do jogo e na minha opinião uma nítida subida de forma de Grimmi e... Abel (quem diria!).

De negativo há a registar a lesão de Yannick, que o impossibilita de ir a Madrid, num jogo onde a sua presença era essencial na manutenção estratégica de Carlos Carvalhal. Quero também dar nota negativa ao facto de não se perceber muito bem o que se passa com a comunicação do Sporting. Não houve desmentido nenhum oficial sobre a capa do Record com André Villas Boas (facto preocupante!). Não vi nenhuma tomada de posição da SAD sobre o assunto (ainda mais preocupante!). Vi uma espécie de "Black Out" não oficial com muitas mensagens nas entrelinhas e algumas delas pouco esclarecedoras. Mas deixo essa reflexão para mais tarde.

O que posso dizer é que, se Bettencourt aprecia tanto o modelo de gestão do Porto, parece entender muito pouco de como se fazem as coisas por lá em casos destes. No Porto, depois de uma capa num jornal com essa provocação, teríamos o presidente ao lado do actual treinador a seguir ao jogo de Belém, oferecendo-lhe a renovação, mesmo que a mesma não se concretizasse no final da época.

Isso é que era de Homem! Mas, vamos ver o que dão os próximos capítulos.


Sem comentários: