quinta-feira, 4 de março de 2010

Não adianta especular...



Carlos Carvalhal não será treinador do Sporting na próxima época. Porquê? Pela razão simples de que o futuro do futebol profissional do Sporting terá de começar a partir de Maio, obrigatoriamente, da estaca Zero. E para isso terá de enterrar no imediato todos os fantasmas que o assolaram esta época.

Mas, Carvalhal é o menos culpado, dirão uns. Certo, mas, não pode ser apagado o terrível mês de Fevereiro e as humilhantes eliminações quer da Taça da Liga, quer da Taça de Portugal.

Arrastar para a próxima época estes fantasmas é começar logo com saldo negativo desde o início, pois não faltará quem, repetidamente virá relembrar que Carvalhal está ligado a 2 derrotas humilhantes frente a Porto e Benfica.

Mesmo com a clarissíma vitória no passado Domingo sobre o Porto... e mesmo que o Sporting ganhe na Luz para a Liga, o que sobrará para a próxima época é o penoso mês de Fevereiro.

E se Carvalhal ganhar a Liga Europa? - Perguntarão uns. Bom, será excelente para o seu currículo, será um sonho para todo o Universo Leonino. Será um momento sublime para quem tanto sofreu esta temporada. Mas... sejamos honestos, olhemos para as equipas em prova, para as possibilidades deste Sporting e chegamos à conclusão de que será extremamente difícil chegar sequer à Meia Final. Se no ano em que tínhamos uma excelente equipa, onde efectuámos uma época fantástica, na final da TAÇA UEFA, em casa, não a ganhámos... seria este ano que o iríamos conseguir? Se Carlos Carvalhal levar a equipa aos Quartos de Final, será extremamente positivo. Para ele e para o Sporting desta época. Mas, num quadro de eventual conquista da Liga Europa, acho que Carlos Carvalhal fechará um ciclo no Sporting e sairá com certeza por cima.

A questão de fundo que eu levanto é a de, não darmos desde o dia 1 da próxima época qualquer margem miníma para que as aves agoirentas venham escrever logo sobre os desígnios trágicos que, por esta ou por aquela razão, vão ensombrar logo o arranque da próxima época.

Temos mesmo de começar do Zero. Agradecemos o esforço, o empenho, o profissionalismo e a sabedoria de Carlos Carvalhal, mas, o Sporting tem de iniciar a próxima temporada Imaculado de assombrações do passado.

É nesse registo que encaro o discurso de Costinha e de José Eduardo Bettencourt. Numa altura em que Carvalhal consegue meritoriamente 2 excelentes vitórias, começam na imprensa os jogos psicológicos que pretendem tão só limitar a acção do Presidente e do novo Director para o Futebol. Mas, desejo que a determinação dos 2, não seja pressionável por quem tanta preocupação demonstra pelo Sporting de forma aparente mas que no fundo não deseja mais do que o seu contínuo enfraquecimento. E nessa medida, entenderei todos os discursos cínicos que defendem - e vão defender - a continuidade de Carlos Carvalhal como manobras que apenas pretendem minar o futuro do Sporting na próxima época. Prova disso mesmo foi a conferência de imprensa do pós jogo contra o Porto onde se percebeu que nunca haverá respeito por parte da comunicação social para com o actual treinador do Sporting. E se não há, quando o mesmo ganha categoricamente ao FC Porto, imaginem se o arranque da próxima época não for 100% vitorioso. Será um festival de "carvalhadas" nas capas dos pasquins... dirigidos por aqueles que agora começam, aqui e ali, a manipular as hostes Leoninas com o pretexto de que "Carvalhal até pode ser a melhor solução para a próxima época!"

Mas o Sporting, não precisa nem quer uma solução. O Sporting quer um novo projecto, uma linguagem e uma nova matriz técnica e táctica.

O futebol Profissional do Sporting precisa de um treinador imune à medíocre realidade da comunicação social nacional na área do futebol. Imune a manipulações, a jogos de interesse e sobretudo a armadilhas clássicas em que normalmente os menos avisados caem facilmente. Preparar a próxima época é construir uma nova equipe técnica completa, com bons preparadores físicos, com bons treinadores de guarda redes, adjuntos, observadores, bons intérpretes estatísticos, bons prospectores, um bom Manager e claro o Treinador.

Actualmente, estou deveras inclinado por uma opção estrangeira - e Boloni não é de certeza. Olho para as opções Nacionais e tirando uma ou duas hipóteses - muito pouco prováveis de momento - não há um treinador com verdadeiro ADN para pegar no Sporting e transformá-lo num clube com a dimensão que desejamos.

As vantagens de ser um treinador estrangeiro neste momento parecem-me óbvias. A começar pelo alheamento que terá do passado recente do clube, nomeadamente a da má época em vigência. Depois, todas as vantagens na relação, respeito e nova forma de comunicação para o exterior, comunicação social incluída. Credibilidade internacional é necessária. Terá de ser um treinador com conquistas no seu palmarés. Lógico que não será nenhum Guardiola, mas será alguém com uma visão moderna do futebol e das suas implicações nas demais áreas na vida de um clube.

Se me perguntam qual o país de origem onde deve o Sporting recrutar esta nova equipa técnica... aponto para França. Então quem sugiro? Não adianta especular. Acredito que Costinha já terá passado as suas ideias claras a José Eduardo Bettencourt.

Quanto a Carlos Carvalhal, lá vira o momento dos agradecimentos, mas desejo-lhe tudo de bom, em particular, até ao final desta época.



1 comentário:

Unknown disse...

Absolutamente de acordo em tudo,o que escreve.
Todos os dias em tertúlia de café com outros sportinguistas tento explanar exactamente estas ideias.
Não me ouvem,já estão iludidos com o Carvalhal ou em alternativa o Manuel Fernandes ou o Manuel José ou o Vilas Boas.Nenhum treinador português serve para o Sporting e se fôr essa a solução do presidente vai ser sem margens para dúvidas uma grande desilusão porque todos tem, uns menos outros mais ,falta de coragem para exercer funções á Scolari.
Tem de ser um treinador que com a sua imponência imponha respeito a todos incluindo como diz muito bem a própria comunicação social.
No Sporting está tudo minado incluindo os nossos comentadores de TV que manifestando uma postura vergonhosa tão mal
defendem o nosso club pela parcialidade das opiniões e pela não isenção da postura que revelam e omitirem muitas situações que em nada dignificam as nossas cores.Mas enfim são opiniões.
Sempre Sporting
Malaca