sexta-feira, 19 de março de 2010

Sporting 2 - At. Madrid 2: Não foi um milagre, mas andou lá perto!



Liga Europa - 2ª Mão dos 4ºs de Final

E uma vez mais sem perder fomos eliminados. Tinha acontecido na pré eliminatória da Liga dos Campeões com a Fiorentina e ontem com o Atlético.

Foi um dia, anormalmente estranho. Um dia de muita tensão em volta do estádio, conflitos patéticos entre adeptos e depois um jogo carregado de incidências estranhas.

Fomos eliminados. Jogando bem com um 11 de recurso e contra um Atlético na máxima força que percebeu depois do jogo em Madrid qual seria o caminho mais fácil para eliminar o nosso Sporting.

Acho exagerado o drama de alguns adeptos e sócios leoninos que preconizam a desgraça depois desta eliminatória e voltam-se agora contra tudo e todos... como tem sido hábito esta época. Da depressão a euforia num piscar de olhos e da euforia à depressão noutro piscar de olhos. Não podemos cair nessa bipolaridade sob pena de em qualquer dos casos o sofrimento seja sempre maior que a alegria.

Mas havia alguma ilusão de que poderíamos este ano almejar a vitória na Liga Europa? Sejamos realistas... se tal acontecesse seria um autêntico equívoco. Podíamos ter eliminado o Atlético sim senhor. No conjunto das 2 mãos fomos sempre superiores à equipa madrilista. E isso é de sublinhar positivamente quando nos 2 jogos jogámos sempre com uma equipa desequilibrada e fragilizada por circunstâncias muito estranhas à normalidade. Em Madrid jogámos 1 hora com a equipa reduzida a 10 elementos e acabámos com 9 jogadores em campo. E em Alvalade... bem em Alvalade o fado foi outro.

Na minha antevisão ao jogo tinha dito que seria um jogo com golos, muitos golos. Só restava saber quem ia marcar mais. Ninguém o fez. Houve um empate a 2 bolas injusto, pois o Sporting acabou por dominar largamente o jogo e por ter maior número de oportunidades de golo não concretizadas. Mas, na minha perspectiva, o jogo - que já era de um grau de dificuldade elevado - tornou-se muito complicado ainda antes da equipa chegar a Alvalade. Ismailov era o motivo da notícia 2 horas antes do jogo. Não tinha seguido com os companheiros para Alvalade. Correram muitos rumores até ao início do jogo e passado o jogo nem Carvalhal, nem Polga, nem Liedson conseguiram dar uma explicação com sentido sobre o que havia sucedido com o Marat.

Num comunicado emitido por Costinha, publicado no site, dá-se uma explicação... pouco explícita. Mas vou deixar essa reflexão para mais tarde, porque rapando todo o sentido das explicações e das não explicações, o que é certo é que Ismailov não jogou e o Sporting ofereceu assim de bandeja o favoritismo aos espanhóis. Para mim, julgo que Carlos Carvalhal foi "armadilhado". Por quem e porquê é tema para o meu próximo post.

Sobre o jogo, entrámos em campo com um Sporting B. Pedro Silva, Caneira, Polga, Pereirinha estão nesta altura sem o ritmo e a confiança dos jogadores que substituiram. Caneira ainda assim, fez um jogo aceitável, mas com o pulmão quase a rebentar já na parte final. Pedro Silva levou o amarelo previsto. Pereirinha não fez a diferença neste jogo e ainda assim rematou de cabeça à baliza do Atlético e esteve muito perto do golo. Polga jogou ao nível desta época e na jogada do 2º golo do Atlético teve responsabilidade pela forma lenta como saiu atrás de Aguero.

"Carvalhal, não faz milagres, mas anda lá perto" esta frase é do jornal público e eu concordo inteiramente com ela. Com uma equipa remendada esteve à altura do desafio e não ganhou por manifesta falta de eficácia na 2ª parte. o golo aos 3 minutos de Aguero foi uma pedrada na estratégia de Carvalhal que a partir daí teve de correr sempre atrás do resultado e da eliminatória. Foi como se tivéssemos perdido em Madrid por 1-0. Mas a resposta da equipa foi muito positiva. Chegámos ao empate num belíssimo lance de ataque protagonizado por Veloso, Saleiro e Liedson. E quando estávamos em cima do Atlético acontece o 2ºgolo de... Aguero e aqui com manifesta responsabilidade da dupla de centrais leonina. Poucos rins e pouca velocidade permitiram ao genro de Maradona chegar com classe ao 2º golo. Temeu-se o pior e a resposta foi dada novamente com um Livre de Veloso - para mim foi ele que marcou o golo - que resulta no merecido empate antes do intervalo. E com um pouquinho de sorte tínhamos chegado ao terceiro golo antes de irmos para o descanso.

Na 2ª parte ficou evidenciada que este 11 do Sporting acusava a responsabilidade que tinha sobre os seus ombros. A entrada foi de Leão. 3 oportunidades de golo e Saleiro a proporcionar a defesa da noite ao guarda redes da equipa espanhola. Depois o lance de um suposto penalti - que para mim não é pois a falta acontece fora da área - que também demonstrou que o árbitro estava a pensar mais numa paelha do que numa caldeirada. E o jogo decorreu com o Atlético a suspirar de alívio pelas oportunidades não concretizadas do Sporting e a ganhar confiança para defender aquele resultado, jogando exactamente da mesma forma que o Sporting havia feito em Madrid.

Faltou arte e engenho e os automatismos que a equipa conquistou nos últimos jogos. Foi gritante a falta de Ismailov nesta fase da partida. O seu sentido de baliza, a sua velocidade e capacidade de explosão fizeram muita falta nos últimos 30 minutos de jogo. Entrou Vuk, que ainda assim desequilibrou no corredor esquerdo do ataque leonino e com vontade de dar um lance de golo aos 2 pontas de lanças, mas também ele mostrou falta de confiança e toque de bola. O facto de estar parado praticamente à 2 meses não o ajudou a explodir como acontece em jogos como este. Matias entrou tarde e andou meio perdido no meio campo, demasiado retraído e sem rasgo de génio. E tenho que fazer um reparo importante... com o Sporting a precisar de ganhar, a precisar de marcar golos, faz algum sentido deixar Postiga no banco? Não queimar a 3ª substituição foi um senão no jogo de Carvalhal. Para o Sporting perder ou empatar com golos ontem era exactamente a mesma coisa. Mas, deu-me impressão clara de que não ganhando, Carlos Carvalhal não queria perder este jogo... não dando aso assim a uma possível estratégia que decorria nos bastidores - presunção minha. Ou seja, Carvalhal não queria mesmo perder o património de confiança que reconquistou à massa adepta nas últimas semanas, pois são estes, no momento, os seus únicos aliados para uma eventual pressão para o convite à renovação - na minha opinião praticamente impossível nesta altura.

Ou seja, decorriam 3 confrontos ontem em Alvalade. Entre adeptos das 2 equipas, entre as 2 equipas e... entre Carvalhal e a estrutura da SAD. No primeiro perde o espectáculo. No segundo o Sporting é eliminado. No terceiro a estrutura daSAD saí mais confortável, mas Carvalhal mostrou que ainda tem força e não deu por perdida "essa" batalha.

Em suma, foi um dia muito estranho. Um Sporting B não teve força para travar Aguero que resolveu a eliminatória. O Atlético nunca foi superior ao Sporting e julgo que a presença nos 4º de final estava mesmo ao alcance da nossa equipa e com isso manter por mais algumas semanas a época ligada à máquina. Não deu e termina aqui todo o interesse competitivo da época. Para a SAD julgo que foi... um alívio, pois não vi ninguém ainda lamentar-se verdadeiramente pelo facto de termos sido eliminados. Ou seja, julgo que agora sim, vão tranquilamente continuar o trabalho de preparação da próxima época sem a nuvem "negra" que se avistava no horizonte chamada Carlos Carvalhal e a sua falange de apoio.

Há agora uma semana e meia de interregno nos jogos, o que vai permitir à SAD movimentar-se sem pressões externas e internas na consolidação do plano para a pré-época que está já a 3 meses de começar. E na verdade desejo que o façam tranquilamente e sem essas pressões e tensões internas. Há 2 ou 3 pessoas a tecerem as teias do que será o próximo Sporting e pelo que vou analisando e recolhendo em alguns contactos parece-me que há boas medidas no horizonte e... outras medidas que serão menos populares.

De ontem fica como nota positiva a atitude da equipa, mostrando que há um colectivo para além dos titulares. Sem ritmo é certo, mas com vontade de ganhar. E mereciam-no! Quero destacar o bom jogo de Saleiro e Liedson e... Moutinho que ontem fez as despesas criativas do meio campo. Carvalhal leva também um destaque pela positiva ao não querer deitar a toalha ao chão com tanta adversidade que lhe tem sido colocada pela frente. O estádio com 40 Mil nas bancadas também merece nota positiva. Pena estaépoca dificilmente voltarmos a ter uma oportunidade destas.

De negativo... apenas e só, tudo o que aconteceu durante a tarde no exterior do estádio. Não estamos habituados a ser confrontados com imagens e notícias de violência em Alvalade e pivots de informação histéricos com desacatos ligados ao Sporting. Em Madrid já tinha havido o chamado "molho" e a imprensa portuguesa praticamente passou sem referenciar esses factos. E agora, que o "molho" estava à sua porta decidiu criar um facto de dimensões enormes - que chegou mesmo a existir em alguns momentos - de uma forma histérica e que não faz bem à imagem do nosso Sporting e mais importante ainda, à imagem de 2 países que têm uma candidatura conjunta à organização de um Mundial de Futebol. Como é que é possível? Enfim, uma vez mais, não vi ninguém da estrutura do Sporting tomar medidas sérias e claras para limitar os estragos e quanto às palavras de Salema Garção antes do jogo... enfim, ignóbeis e estúpidas. Vindas de quem vem, não me admira. Mas, vocês já sabem o que eu penso desta personagem.

O episódio Ismailov fica para o meu próximo post. Termino com 2 perguntas: a quem interessava este desfecho na Liga Europa? E o que acontecerá se o Sporting for à Luz fazer uma jogatana e rebentar com os papos inchados da galinhagem? Voltará a nuvem "negra" de Carlos Carvalhal a assombrar o plano em curso? Se calhar é melhor acontecer qualquer coisa a Liedson antes do jogo, ou a outro qualquer jogador preponderante na manobra de Carvalhal. Só naquela! Não vá o Diabo tecê-las e Carvalhal sair reforçado desse jogo novamente por ter retirado ao Benfica uma caminhada tranquila rumo ao título. E neste momento temo que para algumas pessoas no Sporting, seja mais importante Carvalhal não ganhar na Luz do que o contrário...

Sem comentários: