segunda-feira, 1 de março de 2010

Sporting 3 - Porto 0: Ser ou não ser? Eis a questão.



Liga Sagres, 21ª Jornada

Afinal, somos maus ou bons? Somos inteligentes ou burros? Somos uma equipa ou um conjunto de miúdos que joga a bola só para "matar" o tempo? Temos ou não um bom treinador? Vai ou não ficar para o próximo ano? E Bettencourt? É agora um bom ou mau presidente? Estão ou não todos os problemas resolvido em Alvalade?

Muitas destas questões sopraram os pensamentos do Universo Leonino depois da Grande Exibição do Sporting frente ao tetra campeão, que vê arrumada ontem a sua luta pelo título. Foi uma vitória que me soube... a mel e a fel. A Mel porque foi esmagadora em qualidade e resultado, frente a uma equipa pela qual não nutro de momento nenhuma simpatia. Muito pelo que já escrevi em post anterior e que incide sobre o "Taberneiro da Madalena" (vulgo Pinto da Costa). Soube a Fel... porque ver a equipa jogar assim é uma dor de alma, pelo simples facto de que era esta a atitude que deveriam ter tido desde o início. Tivéssemos abordado a época com esta atitude e... provavelmente a história desta época seria outra sem dúvida.

Questiono-me onde foi dado o click. O que os fez despertar de um dia para o outro. Como é possível ser goleado no espaço de 8 dias pelos históricos rivais e empatar contra um Paços e um Olhanense e depois... eliminar um Everton sem espinhas e arrumar o Porto de forma limpa na luta pelo campeonato.

Repararam na expressão de Jesualdo Ferreira durante a 2ª parte do jogo? Eu nunca o tinha visto com aquela expressão enquanto treinador do Porto. nem, quando no ano passado, encaixava 4 na meia final da Taça da Liga, precisamente contra o Sporting. Aquela cara implicava muito mais do que apenas a noção que o Campeonato... já era. A cara de Jesualdo, na minha opinião, era perceber que estava assinada pelo o Sporting - quem diria depois da goleada e dos sorrisos da meia final da Taça - a sua sentença enquanto treinador do FC Porto.

Em sentido contrário, temos um Carvalhal, solitário, a renascer das cinzas depois de 3 semanas de terror absoluto. Depois a eliminatória contra o Everton - que recordo tinha brindado o Man United com 3 no fim de semana antes de Alvalade - e de passar a ferro o actual Campeão Nacional, a continuar assim como ficará a sua posição em Alvalade? Ainda por cima, num momento em que já se fala num nome - e que nome! - para pegar na equipa na próxima época? Já tínhamos muitos problemas esta época, mas com estas 2 vitórias, Bettencourt ganha um novo problema... e bicudo. Se Carvalhal Eliminar o Atlético de Madrid e ganhar na Luz... deveremos ou não renovar com Carvalhal?

Em menos de uma semana, todos os cenários previsíveis caíram. E agora? Da minha parte, não me resta mais do que apoiar a equipa até ao fim. Até sempre. E agradeço, do fundo do meu coração, a belíssima vitória frente a quem nos apelida de anormais.

Quanto ao jogo... bom, confesso que depois do Everton, não esperava uma tão clara vitória sobre o Porto. Pensei que o ânimo da equipa ia pelo menos dificultar a determinação dos jogadores portistas em ganhar a tudo e a todos como demonstraram na goleada frente do Braga. Acreditava num resultado que oscilava entre o empate ou a vitória para qualquer um dos clubes pela margem miníma.

Mas, o que aconteceu foi... a repetição da Eliminatória na Liga Europa. O Sporting entrou determinado, com força, com pulmão, concentrado e simplesmente afinados tacticamente.

Há que fazer justiça. Carlos Carvalhal tem todo o mérito nestas 2 vitórias. É, na minha opinião, responsável pelas derrotas e humilhações que sofremos neste mês de Fevereiro. Mas - e assim se vê quem tem fibra de vencedor - deu a volta ao texto e colocou a equipa a jogar futebol e de forma surpreendente pela positiva. É um sinal? Não sei. Ainda é cedo. Preciso de mais provas de que é o homem certo para o futuro. Para isso quero ver como será o embate com o Atlético Madrid e no jogo da Luz. Sim, porque, se arrumámos com os portistas na sua luta pelo título, do pouco prazer que ainda me resta até ao final desta época, retirar na Luz a possibilidade ao Benfica de se sagrar campeão - ou dificultar essa tarefa - será dar paz à nossa alma leonina.

O Sporting alinhou com o mesmo 11 que entrou em campo contra o Everton: Patrício; Grimmi; Tonel e Carriço; Abel. A trinco uma dupla - Pedro Mendes e Miguel Veloso. Na frente encostados às linhas Yannick à esquerda e Ismailov na direita. Moutinho jogou a 10 nas costas de Liedson. Ou seja, novamente o 4x2x3x1. Este sistema tem uma dualidade tramada na abordagem o jogo. Ou seja, se uma equipa que entra com este sistema em campo e entra "por cima" no jogo, dificilmente o adversário pegará no jogo. Mas se a equipa entra "por baixo" e deixa o adversário dominar o início do jogo e se este marca um golo, este sistema dificilmente dará a volta. E no Sporting existe um "se não" - Liedson, jogador que não está talhado para jogar neste sistema, onde se exige ao ponta de lança um desgaste físico enorme.

Mas Carvalhal, tem como seu sistema preferido este 4x2x3x1 e apostou no momento certo - para mim de forma inesperada - para voltar a pegar neste sistema. Relembro que jogámos assim contra o Hertha em Berlim, com o Benfica em casa, Leiria em casa... jogos que não ganhámos.

A equipa... chegou à véspera da 2ª mão contra o Everton "ligada à maquina". O estado vegetativo a que chegámos só implicava um sentido: eliminação da liga Europa e encerrar o capítulo 2009/2010 no livro da história - Enorme! - do nosso Sporting.

E quando já nos preparávamos para desligar a máquina eis que o Leão "estrebuchou" e rugiu. E não é que o animal está a reerguer-se?

Aspectos positivos deste jogo são muitos... mas quero destacar o regresso do público a Alvalade, a alegria que se via nos olhos leoninos após o jogo e o lavar da alma, que saiu da amargura em 72 horas para aquecer o orgulho de ser Sempre Sporting.

Destacar Yannick pelo sentido de explosão e velocidade que imprimiu ao Sporting nestes 2 jogos. Miguel Veloso pelos bons jogos e pelos golos. Moutinho que voltou em 2 jogos a mostrar a razão pela qual no passado todos falavam nele como o patrão de qualquer equipa. E... Pedro Mendes. Coloquei aqui dúvidas sobre se a contratação de Pedro Mendes seria a necessária. Hoje reconheço que estava errado na pergunta. Deveria ser sempre a contratação prioritária. Que grande jogador! O pilar que faltava no Sporting. Imaginem que este homem tinha vindo para o Sporting na época passada? Ou no início desta época? Liedson, outro grande jogo. Pôs permanentemente em sentido os centrais do Porto. Tonel e Carriço, nova boa exibição. Grimmi... se fosse sempre assim... e Abel, melhor que em toda a época. A terminar, Ismailov. Já tenho poucos adjectivos para dar a este jogador. A sua apetência para marcar golos excelentes ao Porto é admirável mas, a forma como festejou este golo em particular é... em toda a sua dimensão de uma grande Sportinguismo. Para mim fez os 2 melhores jogos da época.

Saúdo os saltos enormes do nosso Paulinho festejando os golos.

Pela Negativa... um Porto sem Estofo de Campeão! Não digeriu as vitórias de Benfica e Braga e acagaçou-se com o jogão do Sporting contra o Everton. Só foi pena não terem levado com um 4º golo para a conta ficar redondinha. Vibrei com os olés, que deve ter doido muito mais aos adeptos portistas do que os olés que nos ouvimos à 4 semanas no Dragão. Não fosse o campeonato mais importante que a Taça de Portugal.

Ainda pela Negativa... a tristeza de jornalistas que temos em Portugal. A mediocridade é tão grande, tão grande, que dá a volta e acaba por só nos fazer rir. Jesualdo Ferreira perde "O" jogo que lhe retira praticamente a possibilidade de lutar pelo título e os jornalistas acobardam-se e não fazem as perguntas difíceis. Têm medo. Carlos Carvalhal ganha o jogo, com total mérito da sua parte e o que fazem os jornalistas? Lançam questões que só podem partir de quem não respeita o homem e a instituição que ele representa. Perguntar se o Costinha tem mérito nestas 2 vitórias? Perguntar se com estas 2 vitórias ganha o direito a exigir a renovação? Ouvi e revi a conferência de imprensa e só sei dizer que Carvalhal fez uma grande exibição no auditório de Alvalade. Querem enterrar o homem à força... mas vão ter que levar com ele e espero que, mesmo não renovando no final da época, consiga através do Sporting esmagar com a sua inteligência e humildade a mediocridade de quem verdadeiramente sente prazer em "achincalhar" o Sporting Clube de Portugal.

Aos jornalistas que estiveram na conferência de imprensa deste Sporting - Porto poderia dizer o mesmo que Maradona disse aos jornalistas argentinos. Mas deixo essa para o Carvalhal a dizer nas entrelinhas do seu discurso. De mim só levam isto: TENHAM VERGONHA!!!!

Sem comentários: