sábado, 27 de março de 2010

Maritimo 3 - Sporting 2: Todos pela Madeira.


Liga Sagres - 24ª jornada

Foi um jogo para cumprir calendário. Uma equipa de bons rapazes foi a que o Sporting apresentou na Madeira frente ao Marítimo. Nenhum dos resultados possíveis mexeria na classificação actual do Sporting, por isso seria logo à partida um jogo para entreter num final de noite de sexta feira.

Mas, há um senão... o Sporting tem que entrar sempre para ganhar, seja em que condições forem, seja um jogo de treino, amigável ou apenas para cumprir calendário.

Na passada sexta não senti que a equipa entrasse determinada para ganhar o jogo. Carlos Carvalhal fez entrar um 11, na minha opinião foi surpreendente. Adrien, Yannick, Abel... foram para mim surpresas com as quais não acontava. Esperava ver no 11 inicial Matias, Vuck e Pereirinha.

O sistema de jogo voltou a ser o tradicional de Carlos Carvalhal... 4x2x3x1 .... com Adrien ao lado do Pedro Mendes, Yannick,Saleiro e João Pereira numa linha média... inédita. O Marítimo entrou a medo mas depressa percebeu que o Sporting não estava a "carburar" o futebol dos jogos anteriores. Liedson muito só na frente, Saleiro desposicionado e um João Pereira e um Yannick que nunca perceberam bem qual a sua verdadeira função no jogo. Uma nota para o excessivo individualismo de Saleiro, que acabou por contagiar Liedson.

Com um banco onde tinha soluções como Vuck, Matias Pongolle e Postiga, Carvalhal foi muito lento a perceber que era preciso mudar o figurino do jogo. Mexeu tarde e mexeu mal. Entrou Matias para o lugar de Abel, recuando João Pereira para asua posição nativa, e Matias julgo que nunca entrou verdadeiramente no jogo, pois o Sporting perdeu posicionamento e objectividade. Depois entrou Pereirinha e Pongolle. 2 Jogadores que não acrescentaram nada ao futebol praticado.

Confuso, complicado, individualista e pouco lutador foi a forma como a equipa encarou a 2ª parte do jogo e na minha opinião, este será o Sporting que vamos ter até ao final da época. Senti a falta de Miguel Veloso e João Moutinho que ainda assim nas últimas jornadas têm feito o meio campo funcionar... e já nem falo na falta que Ismailov faz nesta equipa. Ismailov que continua a ser, pela negativa, a figura da actualidade. Primeiros Stojkvic, depois Vuckcevic, depois Liedson e agora Ismailov... enfim, novelas, umas atrás das outras, alguma graves, outras uma verdadeira comédia, como esta de Ismailov. De tudo o que leio e oiço só posso entender que a 6 jornadas do fim da época já se joga literalmente a próxima. Se Ismailov sair do Sporting é um rombo estratégico no futuro da equipa. Mas ainda assim, julgo que tudo não passa de uma grande manobra de diversão com o objectivo claro de enfraqecer Carlos Carvalhal.

Carvalhal que na viagem de regreso para Lisboa terá acreditado que esgotou todas as possibilidades de permanecer no Sporting. Aliás, no que tenho lido pelos blogues do universo leonino, Carvalhal perdeu em 2 jogos todo o apoio que recolhia nomeadamente depois das mágnificas - porque foram mesmo mágnificas - vitórias pré jogo da 2ª mão da Liga Europa contra o Atlético.

De positivo, o facto de o Sporting entrar em campo com os seguintes jogadores nacionais: Rui Patrício, Tonel, Abel, Pedro Mendes, João Pereira, Adrien, Yannick, Saleiro... e se quiserem Liedson. 9 jogadores nacionais aos quais se juntaram Grimmi e Polga. Hoje em dia isso é completamente desvalorizado, mas ainda assim o Sporting é no momento a mais nacional das equipas que disputa a Liga.

De negativo... o regresso do futebol sonolento da equipa, os 3 golos sofridos e Pongolle que entra e faz auto-golo - ainda que sem acção para tal - sendo que, o jogador francês está nitidamente deslocado da realidade do Sporting actual. No entanto acredito que, é um jogador de futuro no Sporting.

Mais uma derrota, que curiosamente... leva o Sporting a esta realidade: Carlos Carvalhal já somou mais derrotas enquanto treinador do Sporting do que Paulo Bento nas épocas que esteve à frente do Sporting no que diz respeito à LIGA Nacional. É só uma curiosidade...nada mais.

Seguem-se mais 6 jogos e fechamos a época com uma homenagem ao Grande Yordanov. Ainda assim sinto que ainda falta tanto tempo...vai parecer uma eternidade. Para os próximos dias só peço um simplesdesejo: Paz. Acabem de vez com o circo em Alvalade. Já sofremos demais esta época. E os sócios e massa adepta não merecem mais enxovalhanço. Ok? Vamos lá rapazes.

Sem comentários: