segunda-feira, 22 de março de 2010

Manobras de Diversão


É assim que eu entendo toda esta mini novela Ismailov. Uma espécie de "atirar areia para os olhos". Marat Ismailov é provavelmente um dos mais disciplinados jogadores ao serviço do Sporting de há muitos anos. A sua folha disciplinar estava até quinta feira imaculada. Depois foi o episódio que já todos (des)conhecem. Costinha tomou a frente de "batalha" demonstrando que com ele, o Sporting estará sempre acima de qualquer individualidade. Marat esteve em silêncio e só o seu (infeliz) agente emitiu umas desconcertantes declarações.

Tudo somado... na minha opinião, não passou de Manobras de Diversão. Desviar as atenções de uma eliminação - desejada ?- e enterrar definitivamente o hype criado à volta de Carlos Carvalhal foram alguns dos objectivos destas manobras. Mas não só... espremer até ao osso a informação e contra informação a que os jornalistas têm acesso dentro do balneário. O que saiu para fora das muitas notícias publicadas desde quinta feira, foi o que se quis que saísse, sendo que nunca acreditei que nenhuma das histórias contadas fosse a verdadeira.

A histeria com que alguns órgãos de comunicação social escreveram e disseram que o Russo não mais voltaria a jogar pelo Sporting por decisão de Costinha e mais umas quantas observações idiotas sobre o jogador e sobre o Director para o futebol, foram bem o exemplo da forma com que o Sporting é tratado pela comunicação social e de como internamente há "buracos" por onde escorrem alguns dos segredos do futebol do profissional do Sporting.

Julgo que Costinha quis descobrir onde estavam os buracos e provavelmente terá conseguido. Pena é que se tenha de utilizar um expediente que, apesar de tudo, terá de ser considerado como um circo. Mas, deixemos Costinha, cimentar desde já, a sua política de futuro para o Sporting. Dentro de dias a opinião pública saberá quem são os "bufos". Basta prestar atenção aos primeiros nomes que vão ser dados como transferíveis e dispensáveis para a próxima época.

Pelo caminho ficou uma noite que nos tinha feito muito bem - e a Carvalhal também - com uma eliminação do Atlético que estava ali à mão. Atlético que ontem perdeu em Maiorca por 4-1. Não há coincidências. Ismailov não ter jogado e ter despoletado todo um episódio - mais um nesta época - dispensável que nos tirou a hipótese mais forte de seguir em frente na Liga Europa não pode ser uma coincidência. Basta olhar para o calendário e perceber que estamos na fase mais crítica da preparação da próxima época.

Marat leva uma multa pecuniária - pública - e levará um louvor - interno - pelos serviços prestados na preparação da próxima época.

1 comentário:

Riga/V-1-Boy disse...

é uma hipotese muito interssante