sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Costinha... a Medida Sensata.

Quando recebi a notícia de que iam surgir novidades sobre o futuro do futebol profissional do Sporting, por acaso no mesmo dia em que Costinha se desvinculou do Atalanta, houve em mim a tentação de perceber se não havia ligação entre os 2 eventos. Mas, pensei sempre que seria ousado demais pensar que, Costinha poderia estar a dias de se transformar numa peça fundamental na estrutura do Sporting.

Pensei sempre que as ditas novidades fossem mais para a área técnica e para a futura contratação e venda de jogadores - o que ainda pode vir a acontecer. Mas, ontem depois de almoço fui brindado com esta agradável notícia. Costinha estava a caminho de ser o futuro Director para o Futebol do Sporting.

Uma escolha sensata anunciada num mau timming... poderia ter sido anunciada após o jogo de ontem, facto que teria uma maior e melhor impacto. O anuncio horas antes de um jogo com a importância do de ontem e com os riscos de termos sido eliminados poderiam manchar logo à nascença uma solução que - tendo também os seus riscos - tem de entrar desde hoje no trilho certo de evolução.

Não sejamos ingénuos. Costinha deixou "ontem" os relvados. Experiência num cargo directivo é nulo. Mas dá-me algum conforto saber que a personalidade de Costinha encaixa dentro do perfil que sempre imaginei para um director para o futebol profissional.

Tem um currículo como futebolista invejável. Ganhou tudo o que havia para ganhar ao serviço dos seus clubes. Foi sempre respeitado. Quer pela imprensa, quer pelos jogadores e técnicos colegas e adversários e foi uma referência na selecção nacional. Tem um discurso elaborado, conhecimento da realidade futebolistica internacional e é, para todos os efeitos, dono de uma imagem elegante e trabalhada no sentido de deixar uma marca positiva perante todos os que contactarem com ele. Em cima disso, some-se o seu conhecimento profundo do que deve ser um balneário vencedor - algo que faltava a Sá Pinto e até mesmo a Barbosa - apoiado por uma estrutura presidencialista.

E é para aí, julgo, que efectivamente o actual Sporting caminha. Ou seja, não está a ser em vão, o discurso de Bettencourt, que recaí sobre o desejo cada vez mais presente de uma estrutura no clube idêntica à do FC Porto.

É o caminho certo? Tenho de reflectir para encontrar uma resposta consistente. Mas é um caminho. Uma dupla formada por José Eduardo Bettencourt e Costinha dará resultados? A curto prazo... é difícil, ambos estão a caminhar em terrenos desconhecidos. Têm uma ideia do que querem, mas na prática ainda estão longe de a concretizar. O FC Porto não se transformou numa estrutura avassaladoramente vencedora de um dia para o outro - e se tivermos em conta que contaram com "ajudas extra" o balanço ainda é mais difícil, pois desejo que apesar de Bettencourt caminhar para um centralismo de poder no clube, espero que não use os meandros subterrâneos para nos colocar na rota dos títulos.

Em resumo, gosto da escolha de Costinha. Julgo mesmo que terá sido muito bem recebido pelo actual plantel. Vamos dar tempo e paciência para que Costinha chegue onde ainda nenhum outro no Sporting chegou. Desde sempre assumiu o seu fervor clubístico pelo Sporting. Nunca teve oportunidade de jogar pelo clube. Mas tem agora a tarefa ainda mais desafiante de fazer história pelo clube.

Seja bem vindo e que ponha rapidamente em prática os seus conhecimentos. Que faça uso claro e conciso da sua alcunha: o Ministro!

Sem comentários: