domingo, 21 de fevereiro de 2010

Olhanense 0 - Sporting 0: Cumprir Calendário.



Jogo da 20ª Jornada da Liga Sagres

Tem sido penoso escrever uma análise fria e correcta dos últimos jogos do Sporting. Faltam 10 Jornadas para acabar o tormento a que se destinou a época 2009 / 2010.

Hoje, novo empate, 7º jogo consecutivo sem conhecer o sabor da vitória - e é preciso recuar até à década de 60 para encontrar uma série tão negra como a actual - e a continuidade de um mês de Fevereiro que arrasa com qualquer fé leonina.

O jogo de hoje, foi mau, como tem sido habitual. Foi, praticamente, tirado a papel químico do que haviamos feito em Paços de Ferreira. Jogar para cumprir calendário, numa Liga onde o melhor que podemos aspirar é a manutenção do 4º lugar. Um jogo, onde poupámos Moutinho, Ismailov, Pongolle, com João Pereira castigado e Vuk, escondido no banco - como tem sido hábito nas últimas semanas.

Uma entrada pouco determinada, com a equipa... apenas a fazer figura de corpo presente, numa noite, ainda por cima, presenteada com um temporal de chuva e vento, que transformou mais um jogo de futebol em 2 horas de tortura para que ama este jogo. Valha como consolo a Sport TV e a oportunidade de acompanhar outros jogos, outras equipas... outros futebois. Zapando para a RTP 1 para acompanhar o jogo, é ter a certeza que dali só vai dar uma coisa: depressão!

Carlos Carvalhal, faz o que pode. Coloca desta vez Yannick no 11 inicial, jogando atrás de Liedson - que na minha opinião também deveria ter descansado - e Saleiro. Veloso e Matias jogaram um pouco mais recuados. Pedro Mendes a trinco - está na minha opinião a dar os primeiros sinais de que a sua contratação faz algum sentido - à frente de Tonel e Carriço - que hoje estiveram em sintonia - e Com Grimmi à esquerda da defesa e... Abel no corredor direito, em mais uma noite de franca desinspiração. Rui Patrício, mostrou que quer apagar a má imagem que deixou nos últimos jogos, mas já vai tarde demais. Tem na quinta feira de manter a mesma atitude, mas sei que é melhor não ganhar ilusões.

Tacticamente... o Sporting não existe. É um grupo de rapazes que se junta para jogar à bola. Movimentações confusas, passes inúteis, pontapés para a frente. Nenhuma jogada com princípio, meio e fim. E nota-se claramente que Carlos Carvalhal não vê - ou não sabe ver - o jogo. Não mexe, não corrige. Deixa o jogo decorrer à sua sorte - ou azar - com as incidências de uma equipa que merecia era já encostar à boxe e preparar o futuro. A cada jogo que passa, sinto, que Carlos Carvalhal não é único responsável pelo actual estado das coisas, mas nos 90 minutos de jogo, é o responsável pelo mau futebol apresentado.

Não tenho hoje nenhum destaque positivo a fazer, a não ser o facto de não termos sofrido qualquer golo. Destaque pela negativa... ausência de motivação, em lutar contra a pior série da história do Sporting - e para isso basta não ganhar ao Everton e ao FC Porto.

É triste... mas é a mais pura das realidades. Estamos futebolisticamente falidos. O silêncio de todos aqueles que tanto fizeram para "expulsar" Paulo Bento de Alvalade é a vergonha de uma facção que destrói o Sporting aos poucos. Esta é a factura que voltamos a pagar, depois do circo montado para correr com alguém que pelo menos tinha uma idea para o futebol do Sporting. Uns dirão que foi ele que nos colocou aqui. Outros dirão, que foi a sua saída que nos empurrou para aqui. A ferida continua aberta e com certeza ainda vai deitar muito sangue... e não vejo ninguém - a começar pelo presidente - que faça o possível para a estancar. Haverá forças para dar a volta a curto prazo? Não sei. Para já resta reflectir sobre o significado da era que vivemos, dos erros cometidos, lamber todas feridas abertas e aguardar pelo próximo passo. Veremos na quinta feira contra o Everton, se podemos pelo menos, alcançar um objectivo simples: a vitória!

Sem comentários: