domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sporting 1 - Académica 2: Não há Pachorra!!



Jogo da 18ª jornada da Liga

Já não há pachorra. A sério! Não pode haver nenhum adepto que psicologicamente consiga superar o actual estado a chegou o futebol da nossa equipa. Estou (ainda!) profundamente irritado com o que se passou ontem em Alvalade.

Era necessário dar uma resposta clara e positiva ao desastre do Dragão. E foram apenas precisos apenas 2! minutos para que o nosso guarda redes (ou apanha bolas?) arrasasse por completo com qualquer espírito lutador e redentor que a equipa trouxesse para este jogo.

Eu tinha escrito, no post de análise ao jogo do Dragão para a Taça, que Rui Patrício tinha cavado o rumo que o levaria para o banco. Para bem dele, da equipa e do treinador achava que o melhor era Carvalhal optar por não o colocar a jogar frente a Académica. Os "Académicos" do futebol dizem que não, que é péssimo e pode acabar com a carreira de um guarda redes se o tirarem da equipa pós um "frango" ou uma exibição menos conseguida. Treta!! É Treta!!! Um guarda redes é igual a um jogador de campo. Se não está em forma, vai para o banco. E Rui Patrício não está só em má forma. Rui Patrício está em pânico! A Académica rematou 3!! TRÊS vezes à baliza e marcou 2 golos, na minha opinião... extremamente consentidos.

Como pode alguém ter paciência para ir ao estádio, depois de ter andado uma semana a levar com todas as piadas possíveis sobre os 5 que encaixámos na Taça, senta-se com a ideia de que a equipa vai dar uma resposta à altura e... 120 segundos depois... um livre a 40 METROS!!! É que são 40 METROS. A bola nem levava muita força e o nosso guarda redes quis literalmente apanhar... uma galinha. Vejo a repetição vezes sem conta e somo este a todos os outros golos que já nos condenaram por diversas vezes nos últimos 2 anos e chego à conclusão de que... Rui Patrício é neste momento um enorme erro de casting na equipa titular do Sporting.

Ah e tal mas livrou o Sporting contra Leixões e Nacional de empates. Sim. Pois livrou. Mas não fez mais do que a obrigação dele. Ele está lá para defender. E eu ao longo deste seu trajecto como titular do Sporting até o tenho defendido e mantido uma enorme margem de erro. Só que, com todas as contigências desta época, a paciência esgotou-se. E faz-se um balanço e chego à conclusão de que o Sporting no espaço de pouco mais de um ano - volto a repetir - encaixou 5 - atenção: CINCO - goleadas. E se analisarmos o resultado dessas goleadas - nomeadamente a acção (ou falta dela!) de Rui Patrício facilmente compreendemos que em 27 golos sofridos - 5 do Real Madrid + 5 do Barcelona + 5 do Bayern + 7 do Bayern + 5 do Porto - 15 desses golos têm a assinatura de falta de competência - ou maturidade como alguns lhe gostam de chamar - de Rui Patrício. E agora - nem estou aqui a sublinhar outros "frangos" pontuais - façam as contas ao prestígio, aos pontos, aos títulos, ao dinheiro, à nossa honra e a terminar e isto para mim é o mais importante... à credibilidade, estabilidade e valorização de um plantel que vê arruinado o seu esforço, o seu valor, o seu profissionalismo, a sua dedicação e horas e horas de treino e estágios estratégias, palestras, tácticas, debelar lesões, jogar nos limites e toda a sua fé e moral no acreditar que podem ganhar a tudo e a todos.

Façam por favor as contas ao que tem sido arruinado por insistirmos em formar um guarda redes que, depois de dar sinais que precisava de "rodar" num clube onde apanhasse muita bolada, viu treinadores darem-lhe oportunidades atrás de oportunidades - Paulo Bento e Carvalhal - perdoarem-lhe erros atrás de erros. Façam as contas e digam-me se pretendem continuar a patrocinar a formação de um jovem - que tem potencial, atenção, não quero tirar aqui as mais valias que poderá dar no futuro - que tem custado ao Sporting muito. Mas mesmo Muito. Menos dinheiro... lá isso é verdade.

Rui, está em Pânico. Prova disso é a cada bola que vai na direcção da baliza é meio golo perante o olhar petrificado do puto que, como também já escrevi à uns quantos posts atrás, passa-me o jogo a gritar com o companheiros de forma histérica depois de sofrer golos infantis. Se as suas exibições arrasam com a minha moral, o que ele depois diz à imprensa sobre os assobios é francamente mau e de uma total falta de respeito para com a massa associativa.

Voltem a reler ou a ouvir as afirmações do Rui pós jogo. Ele às tantas diz "Se Deus Quiser até ao final da minha carreira ainda hei-de sofrer mais golos deste género". Porra!! Vais sofrer mas não será no Sporting se houver neste clube pessoas competentes e sérias. Um guarda redes que diz uma barbaridade destas é, na verdade, o mesmo que um ponta de lança, falhando um golo de baliza aberta - se Deus quiser ainda vou na minha carreira falhar muitos golos do género.

E agora? Vai jogar contra o Benfica na próxima terça? Vai brindar-nos com mais quantos momentos iguais ao que vimos ontem aos 2 minutos de jogo? Que disposição terão os restantes jogadores do Sporting que querem limpar o seu orgulho ferido tendo consciência que vamos jogar contra uma equipa que tem actualmente um poder de fogo enorme e que entra em campo sabendo do actual estado frágil e aterrorizado do nosso guarda redes.

Bom... o que eu sei, é que Carlos Carvalhal, aos 2 minutos de jogos sentiu na pele o quão inglório é proteger um jogador que não está bem e que também não está nas graças da massa adepta. E o que dizer do resto do jogo? Tentaram... justiça lhes seja feita. Tentaram lutar contra todas as adversidades e até estiveram perto de o fazer só que no segundo remate da Académica... golo. A defesa do Sporting teme sempre o pior e isso condiciona toda a movimentação. E é simples ganhar ao Sporting. Sem, muito esforço diria mesmo. A partir do momento em que um Mafra vai a Alvalade e marca 3 golos, qualquer equipa da Liga terá ambições a ganhar qualquer partida.

Caro Carlos Carvalhal, o que nos vai oferecer na próxima terça-feira?

Sem comentários: