segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pedro Mendes é a contratação necessária?


Na minha opinião, não!

É um bom jogador, mas daí a ser uma contratação essencial
nesta fase da época, merece para já uma reflexão.

Que o Sporting precisa de experiência e traquejo internacional, é um facto. Que Pedro Mendes pode fazer a diferença num plantel extremamente jovem, também é um facto... mas é um médio e no actual quadro de jogadores disponíveis para a linha média da equipa, não vejo como pode vingar. A não ser que Carlos Carvalhal tenha em mente trocar Adrien pelo Pedro no que falta jogar das competições esta época. Mas, retirar Adrien, num momento de afirmação do jogador, parece-me um acto perto da crueldade, pois Adrien para já tem mostrado um crescimento sustentado e de qualidade para aquele que me parece ser a médio prazo um dos melhores trincos portugueses.

Pedro Mendes, faz no final deste mês 30 anos. Formado nas escolas do Vitória de Guimarães, jogou pelo Felgueiras, Guimarães, Porto, Tottenham, Portsmouth e Rangers. Mas foi ao serviço do Porto que conheceu o pico da sua carreira, treinado por Mourinho onde conseguiu o campeonato e a Liga dos Campeões. A sua ida para Inglaterra é marcada por algumas lesões graves que nunca lhe possibilitaram mostrar o seu real valor. No Rangers afirmou-se novamente como peça fundamental no motor da equipa, mas tinha vindo a perder fulgor com o passar das épocas e este ano, num momento em que o Rangers está no topo da classificativa, Pedro Mendes decide regressar a Portugal com relativa facilidade e... apoio do clube escocês.

Para mim, este quadro, deixa-me... com "a pulga atrás da orelha. Desejo todas as felicidades a Pedro Mendes, espero que se imponha e que conquiste a minha confiança. Mas entenderão as razões pelas quais eu não dou de barato que esta tenha sido uma contratação excelente.

Certo, é que Pedro Mendes está no lote de jogadores que Queiroz tem para a escolha dos 23 para campeonato do mundo na África do Sul. Certo é também que, Pedro Mendes entrou na selecção e com a sua entrada o meio campo ganhou uma consistência defensiva mais forte. Está por isso, nos pés e cabeça de Pedro Mendes dissipar estas dúvidas, sendo que, acredito que esta seja mais uma contratação mais a pensar na próxima época do que resolver alguma coisa nesta época.

Estamos a escassas 3 horas do fecho da época de contratações e... ficamos na expectativa de chegar (ou partir!) mais alguém. Relembro também que o Moçambicano Mexer fica no plantel. Vai debelar uma lesão que trouxe da CAN e ficará à disposição de Carvalhal num prazo de 6 semanas. Diz-se que Polga pode estar de saída... mas penso que não passam de rumores.

A questão que fica em aberto é: Estamos mais fortes com as contratações e dispensas de Inverno? Na minha opinião, claramente que sim. E na vossa opinião?

Sem comentários: