sábado, 13 de fevereiro de 2010

Paços de Ferreira 0 - Sporting 0: Não perdemos!!!


Liga Sagres - 19ª Jornada


É verdade. Não perdemos. Depois de 4 derrotas consecutivas... e humilhantes, empatámos a zero no terreno de uma equipa que à 19ª jornada está a 5 pontos do nosso Sporting.


Caros companheiros, é de uma profunda tristeza assistir a um jogo do Sporting nesta fase. Um está com pouco mais de 2000 espectadores, numa noite fria, preenchida por 90 minutos de um futebol que ao lado de muitos jogos da 2ª Liga Alemã ou do championship Inglês, parece um jogo de amadores.


Um Sporting que hoje, entrou visivelmente em campo com a sua moral arrasada, sem brio, com medo de mais uma derrota e sem inspiração nenhuma ofensiva.


Carlos Carvalhal quis pelo menos inovar, entrou com uma espécie de 2 esquemas... diferentes do utilizado desde o jogo com a Naval. 4x2x3x1 a defender que se transformava num 4x3x3 a atacar. Ou seja, jogámos para confundir ainda mais os ingleses. Terá pensado Carvalhal, que escondendo a táctica que levamos a Liverpool na próxima 3ª feira, eventualmente teremos hipóteses de trazer de lá um bom resultado. No banco fica uma vez mais Matias. Vuk nem se levantou. Uma vez mais apenas 2 substituições... enfim, não percebo nada do meu Sporting a jogar à bola. Carvalhal ou pretender esconder o jogo para a Liga Europa, ou é estúpido! Porque, na verdade, o Sporting podia ter ganho o jogo desta noite. Não o fez por desacerto e desinspiração da linha avançada e porque o nosso treinador olha para o terreno e não faz "puto" de ideia do que fazer para alterar o rumo dos acontecimentos.


Substituir um jogador que precisa de ganhar ritmo e entendimento com Liedson para dar lugar a 30 minutos de um Yannick que cada vez que toca na bola, ela foge a 7 pés, é de uma atrocidade a toda a prova. Enfim, resignação em toda a extensão futebolística do nosso Sporting.


Não existe um assomo de coragem, de crer e de lutar pela vitória. Entramos em campo como se de um amigável tratasse. Enfim... depois da afirmação do nosso presidente, que crê ser apenas possível lutar pelo 4º lugar, para quê nos esforçarmos mais, num estádio vazio, com 2 ou 3 graus de temperatura, num jogo que ao minutos 15 indicava qual o possível desfecho do resultado.


Rui Patrício - não sofreu golos, mais por demérito dos avançados adversários que não acertaram nos remates a meia distância. Ainda assim brindou-nos por 2 vezes com a sua veia técnica... para o disparate. Se vamos vender a equipa toda e este tipo fica no plantel para o próximo ano...


Abel - vai jogar em Liverpool. Será certamente uma enorme ajuda para os Ingleses. Junta-se a Patrício e a equipa Inglesa inicia o jogo com 13 jogadores de campo.


Tonel e Carriço - estiveram concentrados e foram a face mais positiva de uma noite em ritmo de treino.


Grimmi - 4 milhões de Euros... quando a equipa desafina - e esta época praticamente só em 2 ou 3 jogos é que esteve afinada - este rapaz é dos que impede qualquer afinação possível durante o jogo. Hoje foi mais uma sucessão de charutos e passes errados que fazem qualquer jogador do Paços parecer uma estrela de futebol.


Pedro Mendes - Ainda não compreendi esta contratação. Mas não posso exigir mais a quem só está à 15 dias no clube. Uma coisa é certa, vai ganhar ritmo para o Mundial.


Adrien - Não entendi a sua entrada no 11, mas tentou fazer o possível para que a desafinação não se notasse muito. Teve uma ascenção positiva no período de vitórias do Sporting mas voltou a perder a confiança e o espaço para ser um trinco à séria. Saiu para dar lugar a Matias.


Moutinho - é a imagem de uma uma equipa que não acredita. Como Capitão, deixa muito a desejar. Se o Zenit der 14 ou 15 milhões pelo seu passe, será um grande negócio para o Sporting.


Pongolle - fiquei com a ideia de que contra o Benfica tinha feito uma boa primeira parte. E não esperava que fosse substituído. Hoje, Carvalhal colocou Pongolle numa espécie de 10... algo que também não entendi. E uma vez mais julgo que existe ali Jogador de Futuro. Está na sua fase de adaptação. Exigir mais a Pongolle no actual estado da nação é demasiado cruel. No entanto... tenho um feeling de que está ali uma excelente contratação para a próxima época.


Carlos Saleiro - Dos mais esclarecidos em campo por diversos momentos e apontamento quer técnicos, quer posicionais, quer físicos, mas ainda alguma imaturidade quer na decisão do remate final, quer muitas vezes a libertar a bola para Liedson ou Pongolle. Saleiro precisa de se alhear da actual situação da equipa e trabalhar muito para crescer e ganhar o seu espaço no plantel.


Liedson - não resolveu. Teve oportunidades. Umas desperdiçadas por pura desinspiração, outras correspondidas com boas defesas de Coelho. A desafinação é geral e nem um solista pode fugir a tamanha confusão.


Matias - É jogador. Não há dúvidas. Não compreendo o porquê de começar mais um jogo no banco. Está a ser poupado? Tem algum problema físico? Dificuldades de adaptação?... não sei o que será, mas que quando pega no jogo, empurra a equipa para a frente, de cabeça levantada e com um toque de bola ao nível dos grandes craques. Depois desta adaptação poderá ser na próxima época o patrão da equipa a tempo inteiro.


Yannick - nunca será mais do que um jogador mediano. A bola atrapalha muito. De quando em vez lá sai uma boa jogada, um bom remate... mas cada vez são mais raros os rasgos positivos deste rapaz que... poderia ser vendido para uma equipa Grega ou Inglesa de meia tabela.


Carlos Carvalhal não é, logicamente, o único responsável por um Fevereiro aterrador na história do Sporting, mas que tem grande parte das responsabilidades dos falhanços na construção dos 11 iniciais e nas más mexidas durante o encontro, disso não tenho duvidas nenhumas. Terça feira, em Liverpool, jogará com certeza a penúltima (ou última!) cartada. Da minha parte, posso lhe dizer que, não tenho fé nenhuma de que vamos regressar da cidade que viu nascer os Beatles com um bom resultado... e virá ele com certeza com este tema na cabeça - "yesterday, all my troubles seemed so far away, Now it looks as though they´re here to stay"



Sem comentários: