quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Porto 5 - Sporting 2: Passados a Ferro!!

Jogo dos Quartos de Final da taça de Portugal

O que se passou ontem no Estádio do Dragão, está ainda a ser alvo de reflexão da minha parte, pois, se será lógico dizer que não jogámos nada e que merecemos o pesado e vergonhoso resultado com que saímos de lá, não é tão fácil encontrar explicações para o que aconteceu.

A dúvida reside em dois pólos: somos mesmo fracos e nada mais há a dizer quanto a isso ou... uma vez mais os sintomas de que existe um enorme equívoco no rumo do clube surgiram e deram sinal claro que é preciso agir para estancar e resolver esse equívoco, sob pena de daqui para a frente, quem fechar os olhos estará a patrocinar provavelmente a "belenização" - com todo o respeito pelo clube "Os Belenenses" do nosso Sporting.

Vamos por partes.

Jogo jogado... fomos uma equipa muito próximo do Zero. Não vi este ano, nenhuma equipa ir ao Dragão jogar tão "acagaçada" como o Sporting ontem entrou em campo. Só não digo que fomos Zero, porque ainda assim, a última meia hora, a equipa correu - à toa é certo - à procura de um resultado menos pesado. Mas levámos 5. Sem espinhas!! E que dizer sobre os 5 golos? Simples - não temos nem centrais nem guarda redes à altura das necessidades competitivas de um clube com as ambições do Sporting. Ruí Patrício - que tenho defendido em vários momentos difíceis - deu razão a quem o critica e a quem afirma que ele nunca será guarda redes para as balizas do Sporting. É um miúdo é certo... mas depois de tantos avisos, de tantas lições, de várias goleadas... não há mais espaço para evolução. Rui Patrício é na minha visão um dos grandes problemas da insegurança da nossa defesa. A defesa não se sente segura com o guarda redes que tem e isso... mata a concentração de quem defende à sua frente. Rui Patrício pode vir até ser um dos melhores guarda redes nacionais no futuro... mas o tempo de evolução no Sporting terminou. A precisar de evoluir terá de o fazer noutro clube sem as aspirações do Sporting,pois, o custo da sua evolução já é demasiado caro para o Sporting e para todos nós.

E se dúvidas há, relembro que num espaço de 1 ano e picos levámos 5 de Real Madrid, 5 do Barcelona, 5 + 7 do Bayern e agora mais 5 do Porto... e se quiserem... 3 do Mafra!!!!

Não é só a defesa - os centrais e laterais - que podem ser culpablizados destes resultados. Há, no Rui Patrício já uma espécie de bloqueio que em jogos de grande pressão resulta em momentos de puro desespero ao não se fazer a bolas... empurrando para os companheiros que "deixam" rematar a responsabilidade dos golos sofridos. E acrescento mais... ontem tivemos um exemplo da diferença de mentalidades de 2 guarda redes. Rui Patrício praticamente não se mexeu em 4 dos 5 golos sofridos. Beto, que sofreu um grande golo de Ismailov, fez tudo para evitar que aquela bola indefensível entrasse... assim como Quim já o havia feito no fabuloso remate de Veloso no jogo em Alvalade para a Liga contra o Benfica. E Patrício, que não deixou por isso de evitar males maiores nos últimos jogos, quando colocado em jogos com esta pressão... é demasiado infantil e sem força psicológica que o leve a acreditar nas suas potencialidades. Ontem, para mim, depois do primeiro remate do Porto à nossa baliza era um "aí jesus" entre os defesas que esperavam a todo o momento o golo dos portistas. E quando uma equipa entra em campo achando inevitável que mais minuto menos minuto sofre um golo... tem o jogo perdido.

Depois, Carlos Carvalhal, que não avaliou bem os riscos que corria ao apresentar um 11 igual aos jogos anteriores com a factura física a ser liquidada ontem. A equipa e o meio campo em especial entrou em campo sem pulmão. Os jogadores do Porto chegaram sempre primeiro à bola, conseguiram ganhar praticamente todos os lances e nunca deram 1 metro de espaço ao meio campo cansado e sem frescura de ideias que Carvalhal lançou no jogo.

Parecia-me que a opção mais lógica seria a entrada de Matias e Pongolle no jogo logo de início, aproveitando até a aparente fragilidade defensiva dos portistas - sem Bruno Alves - facto que Carvalhal viu tarde demais, com o resultado já em 2-1 para o Porto. Mas, a entrada de Matias, para além de tardia - e cruel pois a equipa corria atrás do resultado - foi atraiçoada por um 3º golo 2 minutos depois.

No intervalo Carvalhal resolve lançar Pongolle... outra crueldade. Ou seja, 2 jogadores que custaram juntos 10 milhões de Euros, entram para correrem atrás de resultados, quando deviam era estar na equipa para construirem resultados. Carvalhal teve aqui uma manifesta falta de visão estratégica, que já se pressentia no jogo de Braga, onde, Ismailov deveria ter descansado, junto com Veloso e Liedson, pois se em Braga a derrota era menos problemática, ter a equipa na máxima força ontem teria sido prioridade obrigatória.

O Porto jogou com menos um dia de descanso é certo, mas fez 2 viagens de avião no espaço de 1 semana. O Sporting percorreu até ao jogo de ontem 1000 Km de autocarro, pois foi a Braga, regressou e voltou de novo ao Porto... e 1000 Km de autocarro são bem mais maçadoras que 2 horinhas de avião. Não percebo porque razão não ficou o Sporting no Norte depois do jogo em Braga, cumprindo até um mini estágio para o mês que tem pela frente e poupando a equipa a viagens longas e desnecessárias em tão poucos dias. Mas isso não serve de desculpa. A ter acontecido assim, responsabiliza sim o departamento de futebol que... me parece descoordenar a mais e coordenar a menos.

Voltando à vaca fria, levámos 5 golos. Isso é limpo e não tem contestação e por muito que nos doa, é o reconhecimento claro de que já não vale a pena estar com ilusões. O plantel é fraco, curto em soluções e enfrenta o desgaste psicológico de uma época totalmente falhada. Não espero, daqui em diante nenhuma reacção revigorante que nos coloque ainda na senda de algum êxito este ano.

Este resultado faz-nos descer à terra... ou à lama... e encarar o que resta da época com total desinteresse e sem paixão. De forma fria e clara, é preciso olhar atentamente para o que se está a construir para a próxima época. E nessa construção existem interrogações: Carvalhal continuará? Merece a confiança da SAD? Do presidente? Dos sócios e massa adepta? E que plantel? Sustentado na formação? Disposto a pagar mais facturas como a de ontem à custa da evolução dos jogadores? Continuar a apostar teimosamente em jogadores que claramente precisam de rodar noutros clubes para amadurecerem sem claudicar a competitividade e o bom nome do Sporting? Estas e muitas outras questões devem entrar agora na fase de reflexão.

Olhem desapaixonadamente para os próximos embates, e não esperem nada do outro mundo. Esta é a conclusão fria que tirei após o jogo de ontem. Naturalmente o Benfica ganhará em Alvalade, seremos eliminados pelo... Everton e tentaremos defender um lugar que nos dê acesso à Liga Europa do Próximo Ano. Se pelo caminho, puderem vingar este resultado em Alvalade para a Liga com o Porto, não fazem mais que a sua obrigação. Quanto ao resto... não esperemos grandes feitos.

Sobre o jogo de ontem, só há uma análise possível... em campo esteve um Porto que quis demonstrar claramente que não quer dar nenhuma imagem de fraqueza e agiu em conformidade com os seus objectivos e cultura praticada naquele clube. Nós demos uma imagem de um clubezeco com vícios de ricos mas de meias rotas. Esta competição era essencial para não deitar por terra uma época falhada e até de alguma forma assegurar também por aquela via uma presença na Europa. Fora o prémio financeiro e prestigio por mais um troféu arrecadado.

Estamos na eminência de ver a época completamente arrasada - se é que não esta já - no final deste mês. E que diz JEB sobre isto?

Não vou fazer nenhuma análise individual aos jogadores que ontem correram no relvado do Dragão. Não merecem e além disso... resume-se praticamente tudo a uma palavra Mau. Destaco apenas pela negativa Rui Patrício pelo que já referi e pela positiva Ismailov - que fez e correu o que podia dada a sua fragilidade física no momento - e Liedson que, a partir de um determinado momento no jogo assumiu o jogo e quis ser a referência para debelar os danos já causados.

5-2 fica na história, pela negativa, simplesmente porque não estivemos lá. Poderia até ter sido este resultado com um grande jogo do Sporting, o que não foi o caso. Carvalhal leva um rombo nas suas aspirações de continuar à frente dos destinos técnicos do futebol do Sporting. Até ao final do mês fica tudo, mas mesmo tudo, decidido. E pelo caminho que isto leva....


Sem comentários: