terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Everton 2 - Sporting 1: Sem Organização Vencedora.



Liga Europa - 16 Avos Final - 1ª Mão


A noite deixa mais um amargo de boca. O Pesadelo de Fevereiro continua sólido e - irritantemente - sem qualquer contestação. O Sporting perdeu o jogo da primeira mão da Liga Europa, nada de anormal. Até se pode dizer que a "felicidade" - seja lá o que for - até bafejou o Sporting, pois o resultado deixa a porta aberta para que em Alvalade a eleminatória possa ser discutida.

Mas, o que me irrita, é que um Sporting normal - de épocas anteriores! - teria vencido este jogo calmamente. Mas o actual Sporting só podia perder. É fatal como o destino. Este Sporting só sabe perder. E não é preciso que a outra equipa faça um jogo do outro mundo. Basta... rematar à baliza. O Sporting, esta noite, entrou já com a nuvem da derrota sobre a equipa e não tem alma, génio ou raiva que possa mudar isso.

A primeira parte demonstrou que o Sporting tem melhor equipa que o Everton. Melhores jogadores, melhor técnica, melhor futebol. O golo do Everton acontece até um pouco contra a corrente do jogo, pois as melhores oportunidades tinham sido do Sporting. Mas na 2ª parte, o Sporting ficou simplesmente no balneario. A equipa que subiu ao Godison Park, para jogar a 2ª parte deste jogo não era o Sporting. Pelo menos o que tínhamos visto na 1ª parte. E depois, também fatal como o destino, o 2º golo dos ingleses é mais uma obra prima de Rui Patrício. O rapaz até pode ter sofrido falta, mas ainda assim, a forma como se faz ao lance é de uma desplicência assustadoramente amadora. Um guarda redes a sério tinha dado um murro na bola de raiva, fosse quem fosse lá saltar com ele... enfim, este Karma ainda nos vai fazer sofrer muito.

Carlos Carvalhal entra em campo num 4x2x3x1... e percebe-se porquê. Quis jogar pelo seguro. Quis, não desperdiçar a última oportunidade de deixar uma marca positiva no Sporting. Quis, acalentar o sonho de ir o mais longe possível na Liga Europa. E, reconheço, acho que fez bem. De tal forma que, efectivamente controlámos o jogo durante praticamente toda a primeira parte. Pedro Mendes e Miguel Veloso estiveram muito bem como dupla de trincos e Pedro Mendes estava no seu "habitat natural" ao jogar de novo em Inglaterra num futebol que tão bem conhece. Finalmente pudemos ver Matias e Ismailov juntos e gostei do que vi. Mas... deixámos na frente um Liedson só e que por isso terá provavelmente deixado de fora do jogo o levezinho que conhecemos. Com cabeça mais fria e sem a pressão de se estar a jogar a última partida decisiva da época, tínhamos com certeza aproveitado umas das oportunidades de golo que criámos. O Everton, joga pouco, muito pouco. São o exemplo do futebol inglês à antiga. E sem grandes craques como quiseram pintar nos últimos dias.

Depois, Carvalhal, perante um 2-0 que à partida eliminaria o Sporting, mexeu na equipa - uma vez mais só efectuou 2 substituições o que diz muito da confiança que tem nas suas mexidas - tira Matias - na minha opinião mal - e tira João Moutinho - na minha opinião bem - e entra Saleiro e Yannick. A equipa acordou. Yannick, surpreendeu-me pois pegou na bola e transportou-a junto à relva em lances ofensivos que demonstraram as reais fragilidades da equipa de Liverpool. Ou seja, os defesas de Everton perante lances rápidos, efectuados por jogadores com técnica acima da média, partem os rins e dão pregos que comprometem a equipa, aliás, como se viu no lance do penalti marcado sobre Liedson - de resto o único lance que vi de jeito no Levezinho esta noite.

Em suma, perdemos, mas... podíamos ter ganho. Podíamos... mas não era a mesma coisa. Este mês de Fevereiro está a caminhar para que represente o pior mês futebolistico de toda a história do nosso Sporting. Algo que não queria testemunhar em nenhum momento da minha vida. Mas estes são os factos. Há, nesta equipa, um sentimento de tudo estar perdido nesta época. As razões são de vária ordem, e nenhuma delas ainda foi publicamente assumida. Bettencourt voltou a falar com os jornalistas e anda às "voltinhas" com o seu discurso, fugindo à verdadeira matéria de facto. Sabe, que não será por muito tempo. Em Março, vamos ter muito que discutir, que reflectir e que decidir em função da próxima época e Bettencourt sabe bem o que está em jogo.

Na próxima semana recebemos os ingleses em Alvalade. Sei que impera o desgosto em praticamente toda a massa adepta do Sporting. Sei até, que muitos sócios e adeptos - justificadamente - não querem voltar ao estádio esta época. Mas... a equipa vai precisar do nosso apoio para passar aos quartos de final da Liga Europa. Resta saber se queremos que o Sporting passe esta eliminatória.

Queria destacar pela positiva neste jogo Ismailov. Estamos na eminência de perder o melhor e mais completo jogador do actual plantel - é inacreditável o que está a acontecer com a história do Lokomotiv e das negociações oficializadas com a SAD Leonina - e hoje fez uma vez mais uma grande exibição. Não se coibiu de pôr o pé quando tinha que por e de dar o litro para que a história do jogo fosse outra. É a prova de que está ali um jogador que vale muito mais que 6 Milhões. A sua saída só dará razão às palavras do Presidente - que o Sporting não é uma organização vencedora - e com certeza uma venda do russo patrocinará a continuidade do actual estado do Sporting.

Pela negativa tenho que destacar a péssima defesa que o Sporting tem. Grimmi e Abel juntos não fazem um bom jogador. Se a estes 2 adicionarmos Rui Patrício... enfim. Viagem a Olhão, depois Everton em Alvalade e finalmente FC Porto em Alvalade e terminamos Fevereiro - e quem sabe a época - que para mim é certamente o pior mês de toda a minha vida - futebolisticamente falando - como sócio e adepto do Sporting.

Sem comentários: