quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

The Final Cut?



Teremos hoje o epílogo de uma época? O fim de um pesadelo já longo e que nos marcará a todos durante os próximos anos? Será hoje desligada a máquina que mantém a equipa "viva" ainda no que resta da época?

Não sei. Não tenho nenhum "feeling". Nem positivo, nem negativo. Olho para as declarações de Carlos Carvalhal e não encontro, no meio de um discurso bem elaborado, aquela Garra que pode transformar o balneário num antro de determinação e querer.

Olho também para as declarações dos jogadores e encontro o mesmo raciocínio. Mas... falta a alma. Provavelmente não quererão subir em demasia as expectativas dos adeptos, porque também sabem que... a sua própria falta de crença nas suas capacidades não os ajuda a assumir por completo a tal determinação em lutar pela eliminatória.

Fico triste por saber que hoje o estádio estará com 15, 20 mil pessoas na melhor das hipóteses. Triste, mas compreendo. A falta de fé afasta dia após dia os fãs, os sócios, os adeptos da equipa que, hoje, tal como eu, na sua maioria desconfia do que poderá vir a acontecer no jogo com o Everton. Noutras noites não havia chuva, vento ou tempestade que nos impedisse de encher o Estádio e criar o clima de um autêntico covil de Leões esfomeados.

Volto a repetir que, sobre o jogo de hoje não tenho expectativas nenhumas. Se formos eliminados, terei esse facto como inevitável e fatal para o fim da época - hoje, dia 25 de Fevereiro,a 2meses e meio do final da temporada - e se ganharmos aos Ingleses, fico feliz, mas longe do sentimento que teria se a época tivesses outros contornos mais vencedores.

Não sei que 11 e que sistema Carlos Carvalhal hoje apresentará em Alvalade, o que é muito bom e deveras aliciante para todos aqueles que passaram o último ano e meio a dizer que Paulo Bento jogava sempre da mesma maneira.

Num exercício penoso de tentar construir uma equipa, uma abordagem ao jogo com um sistema que funcione, contra um Everton altamente moralizado, aqui vai o que eu penso:

Na baliza... Rui Patrício. Na esquerda Miguel Veloso, ao meio Carriço e Tonel, na direita... Pereirinha. A trinco, Pedro Mendes. Na linha do meio campo, mais encostado à esquerda Ismailov e na Direita Moutinho. Ao centro e próximo dos pontas de lança, Matias Fernandez. Na frente Vukcevic e Liedson.

Este seria o meu 11, alinhado claramente num 4x1x3x2mas claramente em Losangulo, o único sistema que a equipa conhece de olhos fechados. É lógico que Carvalhal nunca colocará esta equipa e provavelmente este sistema. Está no seu direito. Com certeza que irá montar o "seu" melhor 11 e o seu melhor sistema.

Não tenho nenhum "feeling" para logo mais, mas desejo a vitória do Sporting que nos permita ir aos Oitavos de Final da Liga. Atenção que só a vitória por 1-0 ou por mais de 2 golos é que nos dará a passagem. Um 3-2 será fatal para as nossas aspirações.

No meio desta maré negra que atravessa o nosso espírito Leonino, eu tive um sonho.... Sonhei que este ano o Braga era Campeão Nacional e que ganha a Taça de Portugal. Que o FC Porto Ganha a Taça da Liga e o Sporting Ganha a Liga Europa. Ao menos sonhei! Será que esta noite poderei continuar a sonhá-lo ou... desligo a máquina?

Sem comentários: