domingo, 31 de janeiro de 2010

Braga 1 - Sporting 0: O Braga vai ser campeão!


Liga Sagres 17ª Jornada

Depois de 7 vitórias consecutivas, visitámos o terreno do líder do campeonato, em Braga, num jogo que voltava a testar mais a sério um Sporting que recupera a sua imagem ambiciosa e competitiva.

Era um jogo que despertaria à partida emoções estranhas, uma vez que, o Sporting, vencendo este jogo, retirava possivelmente a liderança ao Braga e oferecia ao Benfica, perdendo, deixaria o Braga mais firme e determinado em afirmar-se definitivamente como um candidato ao título. No entanto, quebraria esta série bastante positiva de vitórias consecutivas. Estas e outras razões que deixavam antever um jogo - onde só a vitória nos interessava, mas que perdendo poderia ser ser por uma "boa causa".

O Sporting entrou muito forte. Com o corredor do lado esquerdo muito activo, com Grimmi e Ismailov a darem profundidade a um corredor que prometia um bom jogo. Sabíamos que o Braga em casa praticamente só consentiu um empate e um único golo até à data em jogos da Liga. Era por isso fundamental tentar marcar na parte inicial da partida. Os primeiros 5 minutos foram bons para as nossas cores e percebeu-se as grandes diferenças deste Sporting com aquele que partiu para esta época. Ou seja, Carlos Carvalhal mantém o esquema que tão bons resultados lhe tem dado - 4x1x3x2, com 2 pontos que me parecem marcar melhorias no nosso futebol: a) a equipa gosta de controlar a bola mas num espaço mais adiantado, do que habitualmente Paulo Bento preferia; b) a equipa funciona finalmente como um colectivo deslocando-se em conjunto que a atacar que a defender e volta a ganhar rotinas de transições defesa/ataque rápidas e em bloco; c) defensivamente a equipa está mais segura e muito melhor na defesa de lances de origem de livres e cantos.

Estas são as vertentes positivas de uma equipa que está a assimilar melhor os processos ofensivos e defensivos de uma equipa com aspirações altas e que podem determinar a médio prazo um Sporting capaz de discutir "sem espinhas" a luta pelo título.

Mas, "sem espinhas" é também o futebol deste Braga. Muito, mas mesmo muito interessante e em definitivo lançado para discutir o título esta época. O plantel do Braga é de enorme qualidade e bastante equilibrado. Alan e Moisés são 2 jogadores fenomenais. Mossóro, Meyong e Paulo César muito bons tecnicamente e autenticas setas apontadas à nossa baliza e depois Hugo Viana, classe e massa cinzenta desta equipa. Domingos tem de acreditar e as "gentes" de Braga - não fossem na sua maioria "lampiões" - têm que acreditar também. Num jogo de importância extrema para o Braga, meia casa parece-me muito pouco... mas eu compreendo. Provavelmente alguns "Bracarenses" até desejavam uma escorregadela do clube da sua terra.

Individualmente o Sporting, pareceu-me mais desequilibrado. E aqui acho que Carvalhal podia ter tomado precaução. Ismailov pareceu-me fazer um jogo em esforço. Não treinou durante parte da semana, esteve em dúvida até às vésperas da convocação e na partida não esteve com o fulgor físico que lhe temos visto. A paragem foi grande - 7 meses - e é natural alguma fadiga muscular que haveria de fazer mosso depois de um ciclo de competição continua. Carvalhal poderia ter alinhado no inicio com Matias, puxando Moutinho para o corredor direito, Matias ao centro e Veloso na esquerda. Ismailov poderia entrar na 2ª parte... ou até ser poupado para o próximo jogo. Isma fez um jogo abaixo das suas possibilidades, assim como Miguel Veloso, Adrien e até Saleiro. Em bom nível, pareceu-me João Moutinho. Finalmente parece ter chegado à sua forma standard. Liedson, Tonel, Carriço, João Pereira e Grimmi não deslumbraram mas estiveram em bom nível.

O Sporting, foi na minha dúvida dos 3 grandes, aquele que me pareceu criar mais dificuldades na pedreira. Liedson teve uma oportunidade caríssima de golo ainda na primeira parte - ainda com 0 - 0 - mas rematou com demasiada força à meia volta, com a baliza deserta e a bola a passar ligeiramente acima da barra.

De tal forma o Sporting pressionou no último quarto de hora, já com Yanninck, Pongolle e Matias em campo, que o Braga viu-se obrigado a queimar tempo em lances demasiado teatrais. Matias obrigou Eduardo a efectuar a defesa da noite após remate cruzado de cabeça. Mas a solidez defensiva do Braga é impressionante, não dando 1 metro de espaço aos mais criativos do Sporting.

Em conclusão, foi um bom jogo, decidido num remate feliz de Paulo César com ressalto em Tonel que trai Rui Patrício. O Braga continua líder e bem. O Sporting iniciou um ciclo terrível com uma derrota que esperemos que não faça mossa na moral e na recuperação que a equipa tem produzido. Vamos acreditar que a contratação de Pedro Mendes venha reforçar o plantel e dar-lhe a solidez a meio campo para enfrentar as competições que temos para disputar.

Uma nota ainda sobre o jogo de Braga. O Sporting fez mais de 30 faltas durante a partida. Foi um dos jogos, nos últimos anos, com certeza, com mais faltas efectuadas pela equipa, o que denota bem a qualidade do plantel bracarense.

Rui Patrício - sem nada a registar. Seguro e sem responsabilidades no golo. Fez uma defesa excepcional a remate de Hugo Viana e pouco mais.

João Pereira - foi o jogo menos exuberante que o jovem lateral direito fez ao serviço do Sporting, sendo compreensível pois tinha noção dos perigos que ia enfrentar no seu corredor e sem criar a sua habitual estratégia de pressionar os adversários sempre nos limites. Acredito que nos próximos jogos João Pereira vai voltar à sua habitual exuberância.Tonel - fica marcado pelo ressalto que traiu Rui Patrício. Mas aquelas bolas, naquele espaço são para ser defendidas com determinação e não se pode virar o corpo aos remates sob pena de acontecer o que aconteceu. Mas ainda assim, não há mais erros a assinalar. Falta a Tonel muitas vezes a cabeça fria para sair a jogar com a bola pela relva e mais precisão no passe longo.

Carriço - Esteve bem. Não há nada a assinalar. Teve 2 ou 3 desarmes de grande qualidade e teve a cabeça fria para conseguir jogar nos limites sem levar o 2º amarelo durante mais de 1 hora. Vai apanhar 1 jogo de suspensão.

Grimmi - defendeu bem, não atacou tão bem e faltou-lhe precisão no passe.

Adrien - Um jogo menos conseguido, não tanto a defender, onde até não esteve mal, mas sim a sair com a bola a jogar, onde complicou muitas vezes lances simples. Não teve oportunidade de efectuar os seus passes de ruptura. Demasiado preocupado em defender.

Miguel Veloso - foi bem travado por Filipe Oliveira

João Moutinho - Continua a subir de forma e começa a justificar a titularidade. Quis muito dar outro rumo ao resultado, mas foi bem marcado. Teve momentos de grande capacidade técnica e até fantasista. Precisamos deste João Moutinho e Carvalhal agradece.

Ismailov - jogou porque é essencial à manobra ofensiva do Sporting, mas poderia ter descansado neste jogo. Foi substituído aos 53 minutos para dar lugar a Yannick. Deveria ter sido o inverso.

Saleiro - não se destacou positivamente na frente como tem vindo a fazer. Foi presa fácil para os centrais bracarences e quando tentou jogar foi sempre um pouco egoísta. Teve um excelente remate depois de um bom lance individual... mas foi só...

Liedson - teve o golo nos pés se tem rematado com mais calma depois de Eduardo não ter agarrado uma bola na área. Tentou fugir à marcação dos centrais mas Rodriguez e Moisés estiveram simplesmente perfeitos na sua marcação... e quando assim é também temos de dar mérito aos adversários.

Yannick - teve também um lance para golo, mas sabemos que Yannick é capaz do melhor e do pior de um momento para o outro. Quis rematar de primeira sem conta e medida... falhou o que poderia ter sido o golo do empate. Mas ainda assim, a sua entrada não fez mexer a equipa.

Matias - este sim fez mexer a equipa ofensivamente entrando com vontade de pegar no jogo. Teve pouco tempo para levar a melhor a sua aposta e mesmo assim obrigou Eduardo a uma grande defesa. Matias merece a titularidade. Talvez no Dragão lhe seja concedida.

Pongolle - Entrou e deu mais "corpo" à linha avançada do Sporting. A sua presença é imponente mas precisa de ganhar ritmo e automatismos com a equipa e com Liedson. Para este jogo em específico... não teria sido melhor apostar em Postiga no lugar de Saleiro?

E pronto, não se pode dizer muito mais do jogo que nos atira de vez - se é que ainda existiam dúvidas - do título, para o qual temos mesmo de começar a trabalhar já por forma a daqui a um ano não estarmos na mesma situação, a qual não terá desculpas. Segue-se agora 8 jogos com 4 deles muito importantes para as aspirações Leoninas nas outras competições.

Sem comentários: